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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: A educao sexual na concepo e prtica de professores de biologia do ensino mdio
Ttulo [EN]: Sexual education in the view and experience of high school biology teachers
Autor(es): Kcia Priscilla Palombello Magalhes
Palavras-chave [PT]:

Educao sexual. Biologia. Ensino mdio. Sexualidade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Sexual Education. Sexuality. Teacher experience. Brazil.
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues - [Orientador] - UEM
Andr Luis de Oliveira - UEL
Mary Neide Damico Figueir - UEM
Resumo:
Resumo: Algumas pesquisas em Ensino de Cincias tm dado nfase ao tema Educao Sexual na escola, destacando sua importncia para a formao dos educandos, bem como dificuldades enfrentadas pelos docentes para promover a Educao Sexual de forma plena, considerando, alm dos aspectos conceituais e cientficos, questes que envolvem o desenvolvimento pessoal e social do indivduo. A presente pesquisa, de carter qualitativo, investigou como professores de Biologia do Ensino Mdio compreendem e desenvolvem a Educao Sexual em suas aulas. Para tanto, onze professores responderam a entrevistas semiestruturadas. Tais entrevistas foram norteadas por um roteiro de questes relacionadas Educao Sexual, envolvendo os aspectos familiar, escolar e profissional. Os dados coletados foram analisados, seguindo os pressupostos da anlise de contedo e confrontados com o referencial terico que embasou a pesquisa. Como resultados, destacamos algumas das categorias que emergiram das respostas dos participantes: responsabilidade da escola na educao sexual, compreenso sobre sexo e sexualidade, dificuldades para desenvolver a Educao Sexual na escola, viso sobre o tema Orientao Sexual recomendado nos PCN e influncia dos PCN na prtica pedaggica do professor. Os professores apontaram, como dificuldades para desenvolver a Educao Sexual, a incompreenso dos pais, a imaturidade dos alunos e a falta de apoio da equipe pedaggica. Evidenciamos que alguns dos entrevistados possuem uma viso tradicionalista da Educao Sexual, no mobilizando os alunos para a construo desse conhecimento. Somente uma parte dos pesquisados mostrou preocupao e comprometimento com a Educao Sexual dos educandos. Portanto, vemos a necessidade de se repensar os currculos dos cursos de Biologia e Cincias e se investir, de forma mais intensa, na formao continuada de professores dessas reas, de maneira a suprir as lacunas da formao inicial desses professores, capacitando-os para desenvolver uma Educao Sexual pautada em aspectos sociais, culturais, psicolgicos e afetivos, alm dos biolgicos.

Abstract: Some science teaching studies have emphasized the importance of sexual education in the school, as well as difficulties faced by teachers to fully promote it, considering, in addition to conceptual and scientific aspects, questions that involve the personal and social development of the individual. This study was of a qualitative nature and investigated how high school biology teachers understand and develop sexual education in their classrooms. To this end, eleven teachers were interviewed using semi-structured interviews. The interviews were guided by a list of questions related to sexual education, involving family, school and professional factors. The data was analyzed following the content analysis assumptions and compared to the theoretical framework that supported the research. As regards the results, we highlight some of the categories that emerged from the responses of the participants: responsibility of the school in sexual education, understanding of sex and sexuality, difficulties to develop sexual education in the school, view on sexual orientation recommended in the national curriculum parameters and influence of the national curriculum parameters in the pedagogical experience of the teacher. The teachers indicated difficulties to develop sexual education such as the incomprehension of the parents, immaturity of the students and lack of support of the pedagogical team. We demonstrate that some of the interviewees have a traditionalist view of sexual education, which does not mobilize students to construct this knowledge. Only a part of those surveyed showed concern and commitment as regards the sexual education of students. Therefore, we see the necessity to rethink the curricula of the courses of biology and sciences and invest more intensely in the continuing education of teachers of these areas, so as to fill gaps in the initial education of these teachers, enabling them to develop a sexual education based on social, cultural, psychological and emotional aspects, in addition to the biological.
Data da defesa: 29/04/2016
Cdigo: vtls000223621
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Kcia 1.pdf
Tamanho: 2150 Kb (2201381 bytes)
Criado: 14-09-2016 15:07
Atualizado: 14-09-2016 15:20
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