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Ttulo [PT]: Aplicao da teoria das Cadeias Meios-Fins (MEC) no estudo do consumo do parto humanizado
Autor(es): Lair Barroso Arraes Rocha Silva
Palavras-chave [PT]:

Consumo. Parto humanizado. Teoria das Cadeias Meios-Fins (MEC). Tcnica Laddering. Consumidor. Comportamento. Psicologia. Valores humanos. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Consumption. Humanized birth. Means-ends chain theory. Human values and laddering. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes, Empreendedorismo e Mecado
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Olga Maria Coutinho Ppece [Orientador] - UEM
Sergio Silva Dantas - MACKENZIE
Mrcio Pascoal Cassandre - UEM
Resumo:
Resumo: Paralelamente ao crescimento da procura de produtos e servios que possuem o apelo do mais saudvel cresce tambm a percepo de que o consumo destes no se d apenas por suas funes utilitrias, mas tambm por suas funes simblicas, sendo esse conhecimento uma importante ferramenta dos empreendedores e dos profissionais de marketing na elaborao de suas estratgias. Esta dissertao teve como objetivo investigar, sob a tica da Teoria das Cadeias Meios-Fins, a motivao para o consumo do parto humanizado, tomando como referncia a identificao dos atributos e benefcios esperados do consumo do parto humanizado relacionando-os com os valores das consumidoras. A sustentao terica baseou-se na pesquisa de marketing que trata do comportamento do consumidor, da motivao para o consumo, das metas do consumidor e na Teoria das Cadeias Meios-Fins e buscou o campo da psicologia para entender valores humanos. A pesquisa qualitativa utilizou-se da tcnica laddering para entrevistar 32 mulheres. O grande nmero de atributos, consequncias e valores identificados, revelou como complexa a estrutura que caracteriza a perspectiva cognitiva destas consumidoras. Tomando como base os resultados das entrevistas realizadas, conclui-se que os principais valores que norteiam a deciso de compra das consumidoras so "a segurana", "a auto direo" e "a realizao", isto implica que estas mulheres so guiadas por valores de natureza individual visando, primeiramente, a satisfao da prpria mulher. Alm disso, foi possvel identificar que o parto humanizado hospitalar a opo mais cara de parto, seguindo-se da cesariana eletiva e, por fim, do parto humanizado domiciliar. Assim, o status tambm aparece como um dos motivos para a inteno de se realizar um parto humanizado, uma vez que sem recursos financeiros, dentro do sistema complementar e privado de sade, delimitao desta pesquisa, no se obtm um parto humanizado hoje. Desse modo, valores como "a segurana" e "a realizao" aparecem associados questo do status que o preo do parto traz. Tambm foi observado que o grupo exerce grande influncia sobre o comportamento das consumidoras e questes de gnero permeando o consumo. Em relao a estratgias de publicidade, sugere-se sejam direcionadas para os benefcios esperados pelas consumidoras. No que diz respeito a tcnica, a laddering mostrou-se uma ferramenta bastante eficiente para avaliao da motivao em consumos de alto envolvimento.

Abstract: In parallel to the growth of products and services that appeal to a healthier lifestyle search, also grows the consciousness that the consumption of those is not only for the utility functions, but also because of the symbolic functions, being that knowledge a very important tool for entrepreneurs and marketing professionals in the strategy creation process. This thesis had as goal the search of the humanized birth consumption motivation, under the Means-End Chain Theory, having as reference the predicate and benefits identification awaited with the humanized birth consumption, regarding to the consumer's values. The theoretical support is based on a marketing research regarded to the consumers behave, consumption motivation, consumer's goals and the Mean-End Chain Theory, and sought the psychology field to perceive human values. The quantity research used the laddering to interview 32 women. the high number of attributes, consequences and identified numbers, revealed the complex structure that characterize the cognitive perspective of this consumer group. Based on the results of interviews conducted, it is concluded that the main values that guide the consumers buying decision are "the security", "the self-direction" and "the achievement", implying that these women are guided by individual nature values aiming, firstly, the satisfaction of the woman herself. Moreover, it was possible to identify the hospital humanized birth is the expensive child-bearing option, followed by elective caesarean section and, finally, the humanized home delivery. Thus, the status also appears as one of the reasons for the intention to hold a humanized birth, since without financial resources, within the supplementary and private health system, delimitation of this research, it is not possible to get a humanized birth these days. Thereby, values like "security" and "achievement" appear associated with the issue of the status that the price of labor brings. It was also noted that the group has great influence on the consumers' behavior and gender issues permeating consumption. Regarded to advertising strategies, it is suggested to be leaded to the expected benefits from costumers. As regards the technique, the laddering was shown to be a very efficient tool for evaluation of motivation in the high involvement consumption.
Data da defesa: 30/05/2016
Cdigo: vtls000223650
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Olga Maria Coutinho Ppece
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Sociais Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 067. Lair Barroso Arraes Rocha Silva.pdf
Tamanho: 2056 Kb (2105418 bytes)
Criado: 16-09-2016 13:22
Atualizado: 16-09-2016 13:29
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