Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Geografia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Geografia > Programa de Ps-Graduao em Geografia

Ttulo [PT]: Necessidades formativas em geografia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Robson de Oliveira Lemes
Palavras-chave [PT]:

Geografia. Formao docente. Didtica. Ensino fundamental. Alfabetizao geogrfica. Ensino de Geografia. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Geography teaching. Early Years of Elementary School. Didactically. Teacher Training. Geographic Literacy. Brazil.
rea de concentrao: Anlise Regional e Ambiental
Titulao: Mestre em Geografia
Banca:
Claudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEM
Marli Terezinha Szumilo Schlosser - UNIOESTE
Marta Sueli de Faria Sforni - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as necessidades formativas em Geografia de professores pedagogos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. So diversos os trabalhos que apresentam de forma crtica lacunas entre os contedos previstos nos programas de Geografia para os Anos Iniciais e a forma com a qual tais contedos so apresentados na prtica escolar. Ou seja, na maioria das vezes, os contedos so propostos e organizados por especialistas da rea, porm, sua execuo fica a cargo de outros profissionais que no compartilham da mesma especialidade. Desta forma, em muitos casos, ensinar Geografia torna-se um fardo a ser carregado pelos professores. Procurou-se, no decorrer desta pesquisa, destacar a importncia da anlise de necessidades formativas (RODRIGUES E ESTEVES, 1993), como possibilidade de melhor planejar intervenes na formao do professor pedagogo e, tambm, discutir a importncia e o papel da Geografia na formao inicial e continuada do pedagogo. Defendemos a presena da Geografia como rea especfica do currculo para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, ao longo desta pesquisa, procurou-se justificar esta presena. Para entendermos como os professores organizavam as suas aes em sala de aula, cujas prticas docentes precisam conduzir os alunos a uma alfabetizao geogrfica, adotamos como principal referencial terico os estudos de Rodrigues e Esteves (1993), sobre necessidades formativas. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram, numa primeira etapa, questionrios - aplicados a um grupo de 96 professoras -, e, numa segunda etapa, entrevistas individuais semiestruturadas e observaes de aulas de cinco professoras, nas quais privilegiaram-se aspectos qualitativos. A anlise dos dados obtidos foi realizada pela metodologia da anlise de contedo (BARDIN, 2007; MORAES, 1999), pois propicia ao pesquisador interpretar as mensagens e atingir uma compreenso mais aprofundada das representaes e aes dos docentes em sala de aula. As anlises descritas neste trabalho, revelam uma necessidade formativa justamente ligada a questes terico-conceituais da cincia geogrfica, aproximando os conceitos dos mtodos de ensino mais apropriados para eles. Constatamos, nesta pesquisa, que as principais necessidades formativas dos professores pedagogos esto ligadas apropriao dos conceitos chave da Geografia, ao uso dos recursos caractersticos do ensino de Geografia, compreenso da relao existente entre metodologias e aos contedos geogrficos de ensino e domnio das diversas escalas de anlise do espao geogrfico. Neste trabalho defende-se, tambm, que o principal ponto de interveno para sanar as necessidades formativas dos professores pedagogos est na formao continuada.

Abstract: The main point of this research is to analise the pedagogue teachers formative needs in the Early Years of the Elementary School. There are many works that, in a critical way, present blanks between the provided contents in the Geography programs for the Initial Years, and the way that contents are presented at the schools. In other words, most times, the contents are proposed and organized by especialists in the area, but their execution stays in the responsibility of other professionals which dont share the same specialty. So, in many cases, teaching Geography becomes a burden to be carried by teachers. In the course of this research, it sought to contrast the importance of analising the formative needs (RODRIGUES E ESTEVES, 1993), as a possibility of improve planning intervention to the formation of the pedagogue teacher, and discuse the importance and the role of Geography in the initial and continuing education of pedagogue. We defend the presence of Geography as a specific zone of the curriculum in the Initial Years of Elementary School, and throught this research, we tried to justify that presence. To understand how teachers organized their actions in the classroom, whose teaching practices need to lead students to a geographic literacy, adopted as the main theoretical studies of Rodrigues and Estevez (1993) on training needs. The selected data collection instruments were, ina first step, questionnaires- applied to a group of 96 teachers- and, in a second step, individual semi-structured interviews and observations of five teachers classes in which privileged to qualitative aspects. The data analysis was conducted by the methodology of contente analysis (Bardin, 2007; MORAES, 1999), as it enables the researcher to interpret the messages and achieve a deeper understanding of the representations and actions of teachers in the classroom. The analysis described in this paper reveal a training need just linked to theoretical and conceptual issues of geographical Science, approaching the concepts of the most appropriate teaching methods for them. We found in this research that the main training needs of pedagogue teachers are linked to the ownership of keygeography concepts, the use of the characteristic features of geography teaching, understanding of the relationship between methodologies and geographical teaching contente and mastery of various scales of analysis of geographical space. This work also defends the main point of intervention to remedy the training needs of pedagogue teachers in continuing education.
Data da defesa: 04/04/2016
Cdigo: vtls000223663
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Geografia
Nvel: Dissertao (mestrado em Geografia)/
UEM: Departamento de Geografia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao_Robson_Final .pdf
Tamanho: 1731 Kb (1772158 bytes)
Criado: 16-09-2016 17:25
Atualizado: 16-09-2016 17:33
Visitas: 421
Downloads: 10

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.