Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Início > Dissertações e Teses > Ciências Humanas > Geografia > Programa de Pós-Graduação em Geografia
Título [PT]: Necessidades formativas em geografia para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Robson de Oliveira Lemes
Palavras-chave [PT]:
Geografia. Formação docente. Didática. Ensino fundamental. Alfabetização geográfica. Ensino de Geografia. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Geography teaching. Early Years of Elementary School. Didactically. Teacher Training. Geographic Literacy. Brazil. |
Área de concentração: Análise Regional e Ambiental
Titulação: Mestre em Geografia
Banca:
Claudivan Sanches Lopes [Orientador] - UEM
Marli Terezinha Szumilo Schlosser - UNIOESTE
Marta Sueli de Faria Sforni - UEM |
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa teve como principal objetivo analisar as necessidades formativas em Geografia de professores pedagogos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. São diversos os trabalhos que apresentam de forma crítica lacunas entre os conteúdos previstos nos programas de Geografia para os Anos Iniciais e a forma com a qual tais conteúdos são apresentados na prática escolar. Ou seja, na maioria das vezes, os conteúdos são propostos e organizados por especialistas da área, porém, sua execução fica a cargo de outros profissionais que não compartilham da mesma especialidade. Desta forma, em muitos casos, ensinar Geografia torna-se um fardo a ser carregado pelos professores. Procurou-se, no decorrer desta pesquisa, destacar a importância da análise de necessidades formativas (RODRIGUES E ESTEVES, 1993), como possibilidade de melhor planejar intervenções na formação do professor pedagogo e, também, discutir a importância e o papel da Geografia na formação inicial e continuada do pedagogo. Defendemos a presença da Geografia como área específica do currículo para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, ao longo desta pesquisa, procurou-se justificar esta presença. Para entendermos como os professores organizavam as suas ações em sala de aula, cujas práticas docentes precisam conduzir os alunos a uma alfabetização geográfica, adotamos como principal referencial teórico os estudos de Rodrigues e Esteves (1993), sobre necessidades formativas. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram, numa primeira etapa, questionários - aplicados a um grupo de 96 professoras -, e, numa segunda etapa, entrevistas individuais semiestruturadas e observações de aulas de cinco professoras, nas quais privilegiaram-se aspectos qualitativos. A análise dos dados obtidos foi realizada pela metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2007; MORAES, 1999), pois propicia ao pesquisador interpretar as mensagens e atingir uma compreensão mais aprofundada das representações e ações dos docentes em sala de aula. As análises descritas neste trabalho, revelam uma necessidade formativa justamente ligada a questões teórico-conceituais da ciência geográfica, aproximando os conceitos dos métodos de ensino mais apropriados para eles. Constatamos, nesta pesquisa, que as principais necessidades formativas dos professores pedagogos estão ligadas à apropriação dos conceitos chave da Geografia, ao uso dos recursos característicos do ensino de Geografia, à compreensão da relação existente entre metodologias e aos conteúdos geográficos de ensino e domínio das diversas escalas de análise do espaço geográfico. Neste trabalho defende-se, também, que o principal ponto de intervenção para sanar as necessidades formativas dos professores pedagogos está na formação continuada.
Abstract: The main point of this research is to analise the pedagogue teachers’ formative needs in the Early Years of the Elementary School. There are many works that, in a critical way, present blanks between the provided contents in the Geography programs for the Initial Years, and the way that contents are presented at the schools. In other words, most times, the contents are proposed and organized by especialists in the area, but their execution stays in the responsibility of other professionals which don’t share the same specialty. So, in many cases, teaching Geography becomes a burden to be carried by teachers. In the course of this research, it sought to contrast the importance of analising the formative needs (RODRIGUES E ESTEVES, 1993), as a possibility of improve planning intervention to the formation of the pedagogue teacher, and discuse the importance and the role of Geography in the initial and continuing education of pedagogue. We defend the presence of Geography as a specific zone of the curriculum in the Initial Years of Elementary School, and throught this research, we tried to justify that presence. To understand how teachers organized their actions in the classroom, whose teaching practices need to lead students to a geographic literacy, adopted as the main theoretical studies of Rodrigues and Estevez (1993) on training needs. The selected data collection instruments were, ina first step, questionnaires- applied to a group of 96 teachers- and, in a second step, individual semi-structured interviews and observations of five teachers classes in which privileged to qualitative aspects. The data analysis was conducted by the methodology of contente analysis (Bardin, 2007; MORAES, 1999), as it enables the researcher to interpret the messages and achieve a deeper understanding of the representations and actions of teachers in the classroom. The analysis described in this paper reveal a training need just linked to theoretical and conceptual issues of geographical Science, approaching the concepts of the most appropriate teaching methods for them. We found in this research that the main training needs of pedagogue teachers are linked to the ownership of keygeography concepts, the use of the characteristic features of geography teaching, understanding of the relationship between methodologies and geographical teaching contente and mastery of various scales of analysis of geographical space. This work also defends the main point of intervention to remedy the training needs of pedagogue teachers in continuing education. |
Data da defesa: 04/04/2016
Código: vtls000223663
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Claudivan Sanches Lopes
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Geografia
Nível: Dissertação (mestrado em Geografia)/
UEM: Departamento de Geografia |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação_Robson_Final .pdf
Tamanho: 1731 Kb (1772158 bytes)
Criado: 16-09-2016 17:25
Atualizado: 16-09-2016 17:33
Visitas: 966
Downloads: 26
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|