Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa Associado de Ps-Graduao em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Arquitetura e Urbanismo > Programa Associado de Ps-Graduao em Metodologia de Projeto de Arquitetura e Urbanismo (UEM e UEL)

Ttulo [PT]: O mapa conceitual como ferramenta de apoio ao ensino de representao grfica em arquitetura
Autor(es): Cezar Rabel
Palavras-chave [PT]:

Mapa conceitual, Representao grfica, Ensino, Projeto de arquitetura, Desenho arquitetnico - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Concept Map. Graphic Representation. Architectural design. Teaching. - Brazil
Titulao: Mestre em Arquitetura e Urbanismo
Banca:
Andr Augusto de Almeida Alves [Orientador] - UEM
Sidnei Junior Guadanhim - UEL
Flvio Natrcio Feiber - UTFPR
Resumo:
Resumo: O presente trabalho aborda o ensino de representao grfica em arquitetura, considerada em sua integrao com a atividade projetual. Discorre sobre conceitos relativos ao projetar em arquitetura, destacadamente aqueles ligados ao carter do processo projetual, sua materializao na tica da reflexo na ao e ao papel desempenhado pela viso estratgica em sua estruturao e organizao. Aprofunda conceitos referentes ao representar em arquitetura, visando sistematizar e fornecer subsdios que viabilizem a utilizao dos instrumentos e tcnicas de representao enquanto ferramentas de pesquisa em arquitetura. Questiona tanto a concepo de tal instrumental como algo esttico e apriorstico quanto a abordagem do desenho enquanto dado isolado do processo de concepo do espao. Apresenta possibilidades geradas pela utilizao do mapa conceitual enquanto instrumento didtico e de organizao do conhecimento no ensino de representao grfica em arquitetura, nele sintetizando tais consideraes e subsdios, enquanto contribuio para uma possvel proposta de ensino de representao grfica em arquitetura

Abstract: This paper discusses the graphical representation of education in architecture, considered in its integration with the design activity. Discusses concepts related to design in architecture, notably those linked to the character of the design process, their format from the perspective of reflection in action and the role of strategic vision in its structure and organization. Deepens concepts relating to represent in architecture in order to systematize and provide subsidies that allow the use of instruments and techniques of representation as a research tool in architecture. Asks both the design of such instruments as static and a priori as the design approach given as isolated from the space design process. Presents possibilities generated by the use of concept maps as a teaching tool and knowledge organization in the imaging teaching in architecture, it synthesizing such considerations and subsidies, as a contribution to a possible proposal for graphical representation of education in architecture
Data da defesa: 14/08/2015
Cdigo: vtls000223719
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Andr Augusto de Almeida Alves
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia
Nvel: Dissertao (mestrado em Arquitetura e Urbanismo)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Arquitetura e Urbanismo

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Verso_Final.pdf
Tamanho: 32553 Kb (33334560 bytes)
Criado: 20-09-2016 07:56
Atualizado: 20-09-2016 08:00
Visitas: 320
Downloads: 8

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.