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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Sociedade e Políticas Públicas)
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Título [PT]: Práticas de humanização desenvolvidas nos hospitais estaduais do Norte do Paraná : Acolhimento com classificação de risco em pronto socorro : avaliação de usuários e profissionais de saúde
Título [EN]: Humanization Practices Developed in Northern Paraná State Hospitals. Reception with Risk Classification in Emergency Room: Users and Health Workers Evaluation
Autor(es): Denise da Silva Scaneiro Sardinha
Palavras-chave [PT]:
Humanização. Hospitais. Profissionais da saúde. Acolhimento. Classificação de risco. Política Nacional de Humanização (PNH). Políticas públicas. Saúde. Paraná (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Humanization. Reception. Public health policies. Sistema Único de Saúde. Risk Evaluation and Classification. Paraná (State). Brazil. |
Área de concentração: Elaboração de Políticas Públicas
Titulação: Mestre em Políticas Públicas
Banca:
Rozilda das Neves Alves [Orientador] - UEM
Lilian Denise Mai - UEM
Maria do Carmo F. Lourenço Haddad - UEL |
Resumo:
Resumo: A humanização tem um aspecto fundamental nas políticas públicas de saúde e serve como base em diversas práticas assistenciais hospitalares. O acolhimento com avaliação e classificação de risco trouxe alterações no processo de trabalho dos enfermeiros e técnicos em enfermagem, permitindo organizar o fluxo de atendimento de acordo com a gravidade dos casos. O estudo tem por objetivo compreender a percepção dos usuários e profissionais de enfermagem em relação ao Acolhimento com Classificação de Risco, embasadas pelas propostas da Política Nacional de Humanização. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa desenvolvida nos três hospitais estaduais do Norte do Paraná, situados na cidade de Londrina-PR. Participaram da pesquisa: três enfermeiros, três técnicos de enfermagem e seis usuários de cada instituição, totalizando 36 entrevistas. Esta análise resultou na elaboração de quatro categorias: Prioridade para quem tem risco de vida; Paciente é bem atendido, mas o profissional não se identifica; Alguém que me ouça e Tempo de fazer uma humanização adequada. Os grupos entrevistados reconhecem a importância do acolhimento e da classificação de risco como um método de priorizar o atendimento aos pacientes que possuem um risco de morte ou dano maior. Os profissionais também reconhecem que este processo organiza o atendimento, amplia a resolutividade e influencia positivamente no canal de comunicação entre usuário e profissionais de saúde, proporcionando uma escuta qualificada e o atendimento mais humanizado. Com este estudo, foi possível evidenciar que o usuário reconhece a melhoria do seu atendimento nos prontos socorros com o acolhimento e classificação de risco, porém discorda quando tem que esperar após sua classificação de menor gravidade. Em contrapartida no depoimento dos profissionais de enfermagem ficou claro o descontentamento devido à alta demanda de usuários nos prontos socorros, a dificuldade de acomodação, falta de estrutura física acarretando prejuízo na qualidade do atendimento e assistência aos usuários. Espera-se contribuir com práticas para que os gestores e profissionais de saúde e usuários possam acompanhar e avaliar as ações que foram institucionalizadas e que estão em processo de implementação e assim realizar as adequações necessárias a fim de aprimorar a qualidade do atendimento dos hospitais públicos do estado do Paraná.
Abstract: Humanization is a key issue in public health policies and serves as the basis of several hospital care practices. Reception with Risk Evaluation and Classification brought significant changes to the work process of the nurses, allowing them to organize the waiting line and prioritize the emergency cases. This study aims to know and understand the perceptions of the care activities provided to users of the three state hospitals located in the city of Londrina, north of Paraná state, based by the proposals of the National Humanization Policy, in the Reception with Risk Evaluation and Classification, based on the opinions of nurses, nursing technicians and users of SUS. This is a descriptive study with qualitative approach, whose study population will consist of nurses and nursing technicians and users. Were included in this research: three nurses, three nursing technicians and six users of each institution, totaling 36 interviews. This analysis resulted in the development of four categories: Priority for those with life-threatening; Patient is well attended, but the professional is not identified; Someone to listen and Time to make a proper humanization. The research groups recognize the importance of the reception and risk classification as a method of prioritizing care for patients who have a risk of death or major damage. With this study, we show that the users recognize the improvement of their care in emergency rooms with the reception and risk classification, but disagree when they have to wait after the classification. Otherwise, in the reporting of nursing workers, remains clear that they were not satisfied, due to high demand of users in emergency rooms, the difficulty of accommodation and lack of physical structure resulting loss in quality of care and assistance to users. This study is expected to contribute with practices for managers and health workers and users to oversee and evaluate the actions that have been institutionalized and are being implemented and thus make the necessary. |
Data da defesa: 11/07/2016
Código: vtls000223779
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Rozilda das Neves Alves
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas
Nível: Dissertação (mestrado em Políticas Públicas)/
UEM: Departamento de Ciências Sociais |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao Denise Sardinha.pdf
Tamanho: 1538 Kb (1574738 bytes)
Criado: 30-09-2016 14:18
Atualizado: 30-09-2016 14:57
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