Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Acelerao gravitacional : uma proposta de abordagem com objetivo de viabilizar sua aprendizagem significativa
Ttulo [EN]: Gravitational acceleration: a proposed approach with the objective to result its meaningful learning
Autor(es): Andr da Costa Martins
Palavras-chave [PT]:

Acelerao gravitacional. Fsica. Ensino mdio. Meio ambiente. Ensino de fsica. Pndulo simples. Experimento. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Gravitational acceleration. Physics education. Environment. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Breno Ferraz de Oliveira [Orientador] - UEM
Paulo Ricardo Garcia Fernandes - UEM
Marcelo Freitas de Andrade - UFSC
Resumo:
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se teoricamente na explanao sobre alguns conceitos da teoria cognitivista ausubeliana, bem como na exposio de alguns aspectos fsicos relacionados acelerao gravitacional, com objetivo de que os Professores de Fsica utilizem o produto educacional, elaborado com base na referida fundamentao terica, e assim possam propiciar parte das condies necessrias para que o aluno do ensino mdio aprenda, de forma significativa, conceitos e grandezas fsicas relacionadas acelerao gravitacional. Partindo de uma dissertao sobre como trabalho a relao entre minha formao (Tecnlogo em Meio Ambiente) e minha atuao como Professor de Fsica, o presente trabalho expe algumas relaes entre o Meio Ambiente e o ensino de Fsica, evidencia particularidades relacionadas Fsica do ensino mdio nos dias de hoje, esclarece como o processo ensino aprendizagem pode ser facilitado por meio da teoria da aprendizagem significativa, trata sobre questes histricas do desenvolvimento de alguns conceitos fsicos sobre os movimentos dos corpos, relata a realizao do experimento do pndulo simples, assim como apresenta avaliao dos questionrios respondidos pelos alunos do curso pr-vestibular da Associao Beneficente gua Viva, previamente e posteriormente realizao do referido experimento. Por fim, por meio da avaliao dos questionrios, foi possvel constatar que os alunos que ainda encontram-se no ensino mdio demonstraram maior capacidade de responder de forma satisfatria os questionrios, bem como ainda h alunos que, mesmo com o experimento, o dilogo e toda a explanao sobre a acelerao gravitacional, possuem uma viso um tanto aristotlica sobre o movimento dos corpos. Diante das constataes, o produto educacional elaborado, relata aspectos histricos e fsicos da acelerao gravitacional, dispe de questionrios, roteiro experimental, mapas conceituais e ilustraes em forma de quadrinhos, apresenta-se como um meio que contribua com a aprendizagem significativa de conceitos e grandezas fsicas relacionadas acelerao gravitacional.

Abstract: This work is theoretically based on the explanation about some concepts from the ausubelian cognitive theory, as well as the exposition of some physics aspects related with gravitational acceleration, with the aim that Physics teachers use the educational product, elaborated based on the referred theoretical foundation, allowing them to propitiate part of the necessary conditions to high school students learn, in a significant way, concepts and physics magnitudes related to gravitational acceleration. Starting a dissertation about how I work the relation between my graduation (Environmental Technologist) and my practice as a Physics teacher, the giving work exposes some relations between the environment and physics teaching, highlights particularities related to high school physics nowadays, clarifies how the teaching-learning process can be facilitated trough the meaningful learning theory, that deals with the historical matters of the development of a few concepts of bodies movements, describes the simple pendulum experiment, also presenting the evaluation of the questionnaires answered by the students from the pr-vestibular of Associao Beneficente gua Viva, before and after the experiment. Lastly, when evaluating the questionnaire, it was possible to observe that high school students demonstrated higher capacity to answer in a satisfactory way, as well as students that, even with the experiment, the dialogue and all the explanation about gravitational acceleration, still have an aristotelian vision about bodies movements. Facing the findings, the elaborated educational product, reports historical and physical aspects from gravitational acceleration, features questionnaires, experimental script, concept maps and comic's illustrations, presents itself as a mean that contributes with a significant learning on concepts and physics magnitudes related with gravitational acceleration.
Data da defesa: maio 2016
Cdigo: vtls000223792
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica - Polo UEM
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)/
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MARTINS A C - MNPEF.pdf
Tamanho: 2485 Kb (2544333 bytes)
Criado: 24-09-2016 10:31
Atualizado: 30-09-2016 16:31
Visitas: 319
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.