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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Anlise do contedo no currculo de fsica para ensino mdio
Ttulo [EN]: Content analysis in physics curriculum for secondary education
Autor(es): Sueli Aparecida Ibanes
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Currculos. Ensino mdio. Ensino. Contedo de fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Curriculum. Content. Physics Teaching. High school. Brazil.
rea de concentrao: Formao de Professores, Renovao Curricular e Avaliao Escolar na rea de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Polnia Alto Fusinato [Orientador] - UEM
Adriana da Silva Fontes - UFTR
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Resumo:
Resumo: O presente estudo apresenta uma discusso sobre quais contedos de Fsica, relativos ao primeiro ano do Ensino Mdio, os professores selecionam para trabalhar com os alunos. A abordagem sobre essa temtica deu-se pela necessidade da compreenso de que os conhecimentos de Fsica apresentados aos educandos do Ensino Mdio no so simples objetos da natureza, ou a prpria natureza, mas modelos elaborados pelo ser humano com o objetivo de explic-la e entend-la. Nas ltimas dcadas, com a ampliao da oferta de educao bsica pblica, e consequentemente, a maior presena de indivduos das classes menos favorecidas no espao escolar, houve uma ampliao do debate sobre o ensino bsico no pas e o que se pretende dessa etapa da educao na formao das pessoas. Visando a compreenso dessa problemtica, a pesquisa foi desenvolvida em duas escolas do Ncleo Regional de Educao de Maring, num total de 24 turmas, sendo estas, divididas em trs turnos, manh, tarde e noite. Essas 24 turmas foram divididas entre 8 professores, sendo que destes, apenas dois possuem licenciatura em Fsica em sua formao inicial. Buscou-se suporte terico em estudiosos que discutem o currculo de Fsica e documentos oficiais. Utilizou-se para a anlise dos dados o mtodo qualitativo com anlise documental, usando anlise de contedos de Bardin (2011). Para a anlise dos dados, categorizamos as informaes obtidas, recurso que permitiu inferir que os registros analisados indicam uma seleo de contedos amparada pelo livro didtico, tambm foi possvel perceber que existe uma tendncia em manter a mesma sequncia de contedos j trabalhada ao longo dos anos.

Abstract: This study presents a discussion on what physics content, for the first year of high school, teachers select to work with students. The approach to this issue was due to the necessity of understanding that the knowledge of Physics presented to students of high school are not simple objects of nature, or nature itself, but models developed by humans in order to explain it and understand it. In recent decades, with the expansion of public basic education offer, and consequently, a greater presence of people of the lower classes at school, there was a broadening of the debate on basic education in the country and what is intended in this stage of education in training people. Aiming at the understanding of this problem, the research was developed in two schools in the Regional Center of Maring Education, a total of 24 classes, which are divided into three shifts, morning, afternoon and evening. These 24 groups were divided among eight teachers, and of these, only two have degree in physics in their initial training. He attempted to theoretical support for scholars who discuss the curriculum of Physics and official documents. It was used for data analysis qualitative method with document analysis, using analysis of Bardin content (2011). For data analysis, we categorize the information obtained, a feature that allowed to infer that the records analyzed indicate a selection of supported content for the textbook, it was also possible to see that there is a tendency to maintain the same content sequence already worked over the years.
Data da defesa: 30/05/2016
Cdigo: vtls000223794
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Polonia Alto Fusinato
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Sueli - ok.pdf
Tamanho: 4939 Kb (5057473 bytes)
Criado: 23-09-2016 15:45
Atualizado: 23-09-2016 15:51
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