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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

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Ttulo [PT]: A escola por trs das grades : educao escolar no sistema prisional do Estado do Paran, 1990-2016
Ttulo [EN]: The school behind bars: school education in prison system of Parana State,1990-2016.
Autor(es): Fabiana Virginio da Rocha
Palavras-chave [PT]:

Polticas pblicas de educao e segurana, Educao de jovens e adultos, Sistema prisional de Maring (PR), Educao escolar nas prises - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Public Education and Security Policy and . Youth and adult education. Prison System in Maringa, Pr .School Prison schooling. - Brazil
Titulao: Mestre em Cincias Sociais
Banca:
Geovanio Edervaldo Rossato [Orientador] - UEM
Fagner Carniel - UEM
Selson Garutti - SEED- PR
Resumo:
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como pesquisa qualitativa, exploratria e de campo, com foco na realidade da Penitenciria Estadual de Maring-Paran e tem como referencial terico autores como Srgio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc de Mayer (2006), base para a discusso das polticas pblicas de educao para o sistema prisional no Estado do Paran, dos anos 1990-2016. O objetivo da pesquisa compreender a configurao e a funo social da educao de jovens e adultos em privao de liberdade nos estabelecimentos penais, mediante a verificao do surgimento do dilogo entre poltica pblica de educao e poltica pblica de segurana, discutindo os documentos que garantem a legalidade da oferta da educao prisional no Brasil e no estado do Paran, apresentando dados sobre os estabelecimentos penais, populao carcerria e oferta de educao escolar para reclusos, enfatizando a realidade da Penitenciria Estadual de Maring (PEM). O trabalho evidencia as dificuldades em se desenvolver, efetivamente, um programa de educao em um ambiente marcado por contradies, bem como reflete sobre os impactos dessas polticas para toda a sociedade. Ressalta ainda que, diferentemente de outros espaos nos quais a EJA (Educao de Jovens e Adultos) foi implantada, a priso precisa ser ressignificada como espao potencialmente pedaggico, dado que as prises foram projetadas com o exclusivo objetivo de servir como um instrumento de punio e no de educao escolar

Abstract: This study is characterized as qualitative, exploratory and field focusing on the reality of the State Penitentiary in Maringa, Parana, and has as theoretical framework Sergio Adorno (1991), Michel Foucault (2013), Marc Mayer (2006) to discuss public education policies for the prison system in Parana State, from 1990 to 2016. The goal of this study is to understand about this policies setup and the social function of youth and adults education (EJA program) in deprivation of liberty in prisons; by checking the emergence of dialogue between public policy education and public security policy, discussing the documents that guarantee the legality of the provision of prison education in Brazil and in the state of Parana; presenting data about prisons, prison population and the provision of education for prisoners, emphasizing the State Penitentiary Maringa (PEM). The work shows the difficulties in developing, effectively, an education program in a field characterized by the existence of contradictions and also reflects on the impact of these policies for the whole society. The study also highlights that unlike other areas in which EJA was implemented, the prison needs to be re-signified as potentially educational space, since the prisons were designed in with the objective of serving as an instrument of punishment and not schooling
Data da defesa: 22/06/2016
Cdigo: vtls000223803
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Geovanio Edervaldo Rossato
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Sociais)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO FINAL julho.pdf
Tamanho: 2032 Kb (2080717 bytes)
Criado: 22-09-2016 08:30
Atualizado: 22-09-2016 08:34
Visitas: 436
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