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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Contbeis

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Ttulo [PT]: Significados do conhecimento para alunos do curso de cincias Contbeis : uma teoria substantiva
Autor(es): Aline dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Conhecimento, Cincias Contveis, Cincias Contbeis, Teoria substantiva, Teoria substantiva, Cincias contbeis - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Knowledge. Acconting. Grounded Theory. - Brazil
rea de concentrao: Controladoria
Titulao: Mestre em Cincias Contbeis
Banca:
Maurcio Reinert do Nascimento [Orientador] - UEM
Willian Antonio Borges - UEM
Edwin Cardoza - UEM
Resumo:
Resumo: O conhecimento passou por etapas evolutivas at chegar a ser um fator crucial para a sociedade moderna, transcendendo sua funcionalidade filosfica e passando a impulsionar o desenvolvimento econmico-social com suas diversas tecnologias. Sua importncia atual decorre principalmente de sua inter-relao com os fatores de produo, e neste contexto, a Contabilidade (cincia patrimonial) direciona seus estudos primordialmente para a mensurao deste ativo, sem se preocupar em avaliar seus significados perante a sociedade. Diante disto, elaborou-se a seguinte questo: Quais os significados atribudos ao conhecimento por alunos do curso de Cincias Contbeis de instituies de ensino pblica e privada, da cidade de Maring/PR Para respond-la determinou-se a utilizao da metodologia qualitativa da grounded theory, onde ao final se estabelece uma teoria substantiva responsvel por explicar os fenmenos analisados. Sua aplicao envolveu a coleta de dados em campo atravs de entrevistas semiestruturadas e redao de notas de campo. Foram realizadas 08 (oito) entrevistas com acadmicos matriculados no curso de Cincias Contbeis no ano de 2015. A amostra contou com 04 (quatro) homens e 04 (quatro) mulheres, dentre eles 03 (trs) estavam matriculados no 1 ano, 02 (dois) no 2 ano, 02 (dois) no 3 ano e 1 (um) no 4 ano. Com relao ao turno de estudo, 75% dos entrevistados estavam matriculados no turno noturno, evento este explicado pelo fato da instituio privada no dispor de vagas para o turno diurno. As entrevistas foram gravadas e transcritas mediante autorizao e confirmao dos entrevistados, e suas respectivas transcries foram importadas para o software ATLAS/ti onde se iniciou o processo de codificao dos dados. A primeira etapa analtica realizada pela microanlise, pela qual foram gerados 1.995 cdigos (codes), que deram origem a 31 categorias diferentes. A sequncia do processo de codificao se deu pela codificao axial, a qual responsvel pela organizao da categorizao realizada anteriormente e procedeu-se concomitantemente codificao seletiva dos dados, responsvel pela integrao e refinamento da teoria. Ao final, identificou-se 04 (quatro) categorias principais, segmentadas por 04 (quatro) subcategorias, com 18 propriedades e 48 dimenses. Diante das codificaes definidas anteriormente, estabeleceu-se Aplicao do Conhecimento como categoria central e como hiptese fundamental a seguinte inferncia: O conhecimento possui importncia e significado se for passvel de aplicao prtica. Relacionou-se a hiptese fundamental com o contexto socioeconmico dos entrevistados, alm das categorias emergidas no processo de codificao e desta forma, a teoria substantiva gerada a partir desta anlise minuciosa enunciada como: alunos de Cincias Contbeis significam o conhecimento a partir de sua aplicao prtica. Tal explicao pode ser identificada nas diversas falas dos entrevistados, onde se observa que a utilidade o conhecimento apresenta-se na sua aplicao prtica, principalmente no ambiente profissional, considerado como palco onde o conhecimento til se materializa. Compreender o significado da busca pelo conhecimento refletir no desempenho social dos futuros contadores, j que implicar em melhoria do ensino e aprendizagem, o que consequentemente elevar sua satisfao com a rea de aplicao profissional. Os resultados aqui apresentados pretendem subsidiar pesquisas futuras relativas s causas e consequncias da significao do conhecimento

Abstract: The knowledge passed through evolutionary stages until become a crucial factor to modern society, transcending its philosophical functionality and being responsible for social-economic development by its technologies. Its current value is based on its relationship with production factors, and in this context Accounting (patrimonial science) directs its studies mainly for the measure of this assets, without concerning with its meaning for society. In this context it was elaborate the following question: What are the meanings attributed to knowledge by accounting students of public and private educational institutions in the city of Maringa / PR To answer this question it was chosen the grounded theory qualitative methodology that provides a substantive theory responsible for explaining the analyzed phenomena. Its application involved field data collection with semi-structured interviews and writing field notes. It were recorded 08 (eight) interviews with graduation students applied in Accounting course in 2015. The sample includes 04 (four) men and 04 (four) women, among them there were 03 (three) students applied in the first year, 02 (two) students applied in the second year, 02 (two) in the (third) year and 01 (one) in the (fourth) year. Regarding the school shift, 75% of respondents were applied in the night shift, and the reason for this fact is because the private institution does not have vacancies for the morning shift. The interviews were recorded and transcribed according to authorization and confirmation of the respondents, and their transcripts were imported into the software ATLAS/ti where it were started the data coding process. The first analytical step is realized by microanalysis, in which 1.995 codes were generated and resulted in 31 different categories. The next step of the coding process was the axial coding, which is responsible for organizing the categorization made previously and concomitantly realized with the selective coding of the data, which is responsible for integrate and refine the theory. In the end it were identified 04(four) main categories, segmented by 04(four) subcategories, with 18 properties and 48 dimensions. Through the coding procedures it was established the Applied Knowledge for central category, and the following sentence for fundamental hypothesis: Knowledge is important and meaningful if it is possible its practical application. It was also analyzed the fundamental hypothesis with the socioeconomic background of the respondents and the categories emerged from the coding process, and by that it was generate the substantive theory through the detailed analyses process, enunciated as: accounting students means knowledge from its practical application. Such explanation can be identified in all the interviews, which shows that the utility of the knowledge presents itself in its practical application, especially in the workplace, considered as stage where the useful knowledge materializes. Understanding the meaning of the search for knowledge reflects in the social performance of future accountants, as it will result in the improvement of teaching and learning procedures, which consequently will increase the satisfaction with the accountings professional area. The results presented here are intended to support further researches on the causes and consequences of knowledge social meaning
Data da defesa: 06/06/2016
Cdigo: vtls000223828
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurcio Reinert do Nascimento
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas. Programa de Ps-Graduao em Cincias Contbeis
Nvel: Dissertao (mestrado em Cincias Contbeis)
UEM: Departamento de Cincias Contbeis

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Aline (pdf).pdf
Tamanho: 1281 Kb (1312023 bytes)
Criado: 27-09-2016 07:56
Atualizado: 27-09-2016 08:02
Visitas: 553
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