Resumo: O presente trabalho, desenvolvido junto ao Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá no curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MNPEF), teve como objetivo disponibilizar ferramentas didáticas para o ensino de Física no conteúdo de onda eletromagnética e polarização da luz que possam contribuir como subsídio para professores do ensino médio e ensino superior. Como parte do desenvolvimento da pesquisa foi realizada pesquisa bibliográfica em livros didáticos de Física, para observação da forma como são abordados os conceitos escolhidos; bem como elaboradas simulações didáticas com o uso do software Mathematica®, com animações GIF de ondas eletromagnéticas se propagando e atravessando polarizadores e meios opticamente ativos (Produto Educacional). O produto educacional produzido foi aplicado em sala de aula, com o intuito de compreender o seu uso no processo de ensino e aprendizagem dos alunos considerando os conteúdos envolvidos. Na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel desenvolvemos nossas atividades em uma turma do terceiro ano do ensino médio público; tendo como organizadores prévios a observação com filtros polarizadores, bem como a observação de um monitor de cristal líquido (LCD) que teve seu polarizador de saída retirado, experimento com uma solução opticamente ativa de sacarose e utilização das animações GIF. Ao final de cada organizador prévio utilizado, era solicitado que cada grupo descrevesse o que havia assimilado do conteúdo transmitido em sala, e como atividade final de verificação de aprendizagem pediu-se para cada grupo desenvolver um mapa conceitual sobre os conceitos assimilados sobre ondas eletromagnéticas e polarização da luz. Nossos resultados evidenciam que as metodologias de ensino que foram utilizadas em sala, contribuíram de maneira significativa para o aprendizado do aluno sobre o conteúdo ensinado
Abstract: This paper which was developed by Universidade Estadual de Maringá Graduate Program in the course of National Professional Mastership in the Education of Physics (MNPEF), aimed to provide didactic tools for teaching Physics in the electromagnetic wave and polarization light contents, so that they may contribute as a subsidy for high schoolteachers and higher education professors. It was carried out bibliographical research in Physics textbooks as part of the development of the research. This research was done in order to observe how the concepts chosen are approached as well to elaborate didactic simulations using the Mathematica software, with GIF animations of electromagnetic waves propagating through polarizers and optically active means (Educational Product). This Educational Product was applied in the classroom, aiming to understand its use in the students? teaching and learning process, considering the contents involved. From the perspective of the meaningful learning theory of Ausubel, we develop our activities in a class of third year of public high school, having as advanced organizers, the observation with polarizing filters, the observation of a liquid crystal display (LCD) which had its polarizer taken out, an experiment with an optically active solution of sucrose and the use of GIF animations. At the end of each advanced organizer used, each group of students had to describe what they had assimilated of the content transmitted in the classroom. As a final learning activity, it was asked the students to develop a concept map about the assimilated concepts of electromagnetic waves and polarization of light. Our results show that the teaching methods that have been used in class, contributed significantly to the students learning about the content which was taught |