Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Ferramentas didticas e a aprendizagem sobre ondas eletromagnticas e a polarizao da luz
Ttulo [EN]: TEACHING TOOLS AND LEARNING ABOUT ELECTROMAGNETIC WAVES AND POLARIZATION OF LIGHT
Autor(es): Maria Aparecida da Conceio dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica, Ensino mdio, Onda eletromagntica, Ensino de fsica, Polarizao da luz, Ensino de fsica, Animao GIF, Fsica moderna - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Electromagnetic wave, polarization of light. GIF animations - Brazil
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Ronado Celso Viscovini [Orientador] - UEM
Celso Xavier Cardoso - UNESP
Mauricio Antonio Custdio de Melo - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido junto ao Programa de Ps-graduao da Universidade Estadual de Maring no curso de Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fsica (MNPEF), teve como objetivo disponibilizar ferramentas didticas para o ensino de Fsica no contedo de onda eletromagntica e polarizao da luz que possam contribuir como subsdio para professores do ensino mdio e ensino superior. Como parte do desenvolvimento da pesquisa foi realizada pesquisa bibliogrfica em livros didticos de Fsica, para observao da forma como so abordados os conceitos escolhidos; bem como elaboradas simulaes didticas com o uso do software Mathematica, com animaes GIF de ondas eletromagnticas se propagando e atravessando polarizadores e meios opticamente ativos (Produto Educacional). O produto educacional produzido foi aplicado em sala de aula, com o intuito de compreender o seu uso no processo de ensino e aprendizagem dos alunos considerando os contedos envolvidos. Na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel desenvolvemos nossas atividades em uma turma do terceiro ano do ensino mdio pblico; tendo como organizadores prvios a observao com filtros polarizadores, bem como a observao de um monitor de cristal lquido (LCD) que teve seu polarizador de sada retirado, experimento com uma soluo opticamente ativa de sacarose e utilizao das animaes GIF. Ao final de cada organizador prvio utilizado, era solicitado que cada grupo descrevesse o que havia assimilado do contedo transmitido em sala, e como atividade final de verificao de aprendizagem pediu-se para cada grupo desenvolver um mapa conceitual sobre os conceitos assimilados sobre ondas eletromagnticas e polarizao da luz. Nossos resultados evidenciam que as metodologias de ensino que foram utilizadas em sala, contriburam de maneira significativa para o aprendizado do aluno sobre o contedo ensinado

Abstract: This paper which was developed by Universidade Estadual de Maring Graduate Program in the course of National Professional Mastership in the Education of Physics (MNPEF), aimed to provide didactic tools for teaching Physics in the electromagnetic wave and polarization light contents, so that they may contribute as a subsidy for high schoolteachers and higher education professors. It was carried out bibliographical research in Physics textbooks as part of the development of the research. This research was done in order to observe how the concepts chosen are approached as well to elaborate didactic simulations using the Mathematica software, with GIF animations of electromagnetic waves propagating through polarizers and optically active means (Educational Product). This Educational Product was applied in the classroom, aiming to understand its use in the students? teaching and learning process, considering the contents involved. From the perspective of the meaningful learning theory of Ausubel, we develop our activities in a class of third year of public high school, having as advanced organizers, the observation with polarizing filters, the observation of a liquid crystal display (LCD) which had its polarizer taken out, an experiment with an optically active solution of sucrose and the use of GIF animations. At the end of each advanced organizer used, each group of students had to describe what they had assimilated of the content transmitted in the classroom. As a final learning activity, it was asked the students to develop a concept map about the assimilated concepts of electromagnetic waves and polarization of light. Our results show that the teaching methods that have been used in class, contributed significantly to the students learning about the content which was taught
Data da defesa: 2016
Cdigo: vtls000223932
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovini
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas. Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica - Polo UEM
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: ademir
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertacao Maria da Conceio dos Santos MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 7296 Kb (7471121 bytes)
Criado: 04-10-2016 09:17
Atualizado: 04-10-2016 09:29
Visitas: 370
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.