Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Início > Dissertações e Teses > Engenharias > Engenharia Mecânica > Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Título [PT]: Desenvolvimento de um sistema de controle da temperatura interna para um automóvel estacionado durante período de aquecimento
Autor(es): Reginaldo de Araujo Silva
Palavras-chave [PT]:

Engenharia mecânica, Área de controle, Temperatura interna do automóvel, Resfriamento do automóvel, Conforto têrmico, Eficiência energética - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Cooling. Ventilation. Car. Temperature. Controller. - Brazil
Área de concentração: Ciências Térmicas
Titulação: Mestre em Engenharia Mecânica
Banca:
Wagner André dos Santos Conceição [Orientador] - UEM
Mônica Ronobo Coutinho - UNICENTRO
Cid Marcos Gonçalves Andrade - UEM
Rafael O. Defendi - UTFPR
Resumo:
Resumo: Na sociedade moderna os veículos automotores estão cada vez mais presentes tanto como item de trabalho como de lazer. O grau de conforto que o mesmo pode oferecer aos seus usuários tornou-se um item decisivo no uso dos veículos. Porém, ao deixar um automóvel estacionado sob a incidência da luz solar, o aquecimento do ambiente interno faz com que a temperatura atinja níveis elevados, o que traz vários fatores desagradáveis, como danos aos componentes internos do veículo e um maior consumo de combustível devido ao sistema de ar condicionado e até mesmo riscos a saúde humana. Nos últimos anos vários trabalhos têm sugerido propostas para melhorar as condições de conforto térmico no interior do automóvel e torna-lo mais eficiente. Neste sentido, este trabalho propôs a construção de um sistema de ventilação capaz de retirar o ar quente do interior do veículo por meio da renovação com o ar do ambiente externo. Para tanto, foi elaborado um sistema de aquisição de dados, que em conjunto com um software comercial, o Matlab®, e um micro controlador eletrônico, o Arduino, permitiram obter o perfil térmico no interior do veículo estacionado durante o período de aquecimento e a construção de um sistema de controle para ajustar a velocidade dos ventiladores para obter com qual vazão de ar é possível estabelecer a mínima temperatura no interior do automóvel. O ajuste do sistema de controle foi possível por meio da utilização do controlador tipo PID, com ações de controle do tipo proporcional, integral e derivativa, agindo ao mesmo tempo. O sistema de sintonia em relações aos parâmetros do controlador permitiu o ajuste para obtenção de mínimos erros. Uma vez colocado em operação a simulação do sistema de controle obteve boa correlação com o sistema experimental possibilitando o alcance dos objetivos estipulados para o trabalho. A temperatura no interior do automóvel usando o sistema de ventilação alcançou um nível de temperatura bem abaixo da temperatura interna medida sem sistema de ventilação, de 66ºC para 42ºC, respectivamente, fato este que gera boas perspectivas para trabalhos futuros

Abstract: In the modern society the automobiles are more and more presents as much work item as of leisure. The comfort degree that the same can offer to their users became a decisive item in the use of the vehicles. However, when leaving an automobile parked under the incidence of the sunlight, the heating of the internal atmosphere does with that the temperature reaches high levels, what brings several unpleasant factors, as damages to the internal components of the vehicle and a larger consumption of fuel due to the system of conditioned air and even risks the human health. In the last years several works have been appearing with the intention of improving the conditions of thermal comfort inside the automobile and makes it more efficient. In this sense, this work proposed the construction of a ventilation system to remove the hot air from inside the vehicle by renewing the air in the external environment. For so much, a system of acquisition of data was elaborated, that together with a commercial software, the Matlab®, and a microelectronic controller, the Arduino, allowed to obtain the thermal profile inside the vehicle parked during the heating period and the construction of a control system to adjust the speed of the fans to obtain with which flow of air is possible to establish the minimum temperature inside the automobile. The adjustment of the control system was possible through the use of the controller type PID, with actions of control of the type proportional, integral and derivative, acting at the same time. The syntony system for the controller's parameters allowed the adjustment for obtaining of minimum errors. Once put in operation the simulation of the control system obtained good correlation with the experimental system making possible the reach of the objectives stipulated for the work. The temperature inside the automobile using the ventilation system reached a temperature level well below the temperature it interns measured without ventilation system, from 66ºC to 42ºC , respectively, fact this that generates good perspectives for future works
Data da defesa: 27/07/2016
Código: vtls000223953
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Wagner André dos Santos Conceição
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Mônica Ronobo Coutinho
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
Nível: Dissertação (mestrado em Engenharia Mecânica)
UEM: Departamento de Engenharia Mecânica

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação-Reginaldo Silva.pdf
Tamanho: 4405 Kb (4510401 bytes)
Criado: 04-10-2016 08:34
Atualizado: 04-10-2016 08:38
Visitas: 933
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.