Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Engenharia Mecnica

Incio > Dissertaes e Teses > Engenharias > Engenharia Mecnica > Programa de Ps-Graduao em Engenharia Mecnica

Ttulo [PT]: Desenvolvimento de um sistema de controle da temperatura interna para um automvel estacionado durante perodo de aquecimento
Autor(es): Reginaldo de Araujo Silva
Palavras-chave [PT]:

Engenharia mecnica, rea de controle, Temperatura interna do automvel, Resfriamento do automvel, Conforto trmico, Eficincia energtica - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Cooling. Ventilation. Car. Temperature. Controller. - Brazil
rea de concentrao: Cincias Trmicas
Titulao: Mestre em Engenharia Mecnica
Banca:
Wagner Andr dos Santos Conceio [Orientador] - UEM
Mnica Ronobo Coutinho - UNICENTRO
Cid Marcos Gonalves Andrade - UEM
Rafael O. Defendi - UTFPR
Resumo:
Resumo: Na sociedade moderna os veculos automotores esto cada vez mais presentes tanto como item de trabalho como de lazer. O grau de conforto que o mesmo pode oferecer aos seus usurios tornou-se um item decisivo no uso dos veculos. Porm, ao deixar um automvel estacionado sob a incidncia da luz solar, o aquecimento do ambiente interno faz com que a temperatura atinja nveis elevados, o que traz vrios fatores desagradveis, como danos aos componentes internos do veculo e um maior consumo de combustvel devido ao sistema de ar condicionado e at mesmo riscos a sade humana. Nos ltimos anos vrios trabalhos tm sugerido propostas para melhorar as condies de conforto trmico no interior do automvel e torna-lo mais eficiente. Neste sentido, este trabalho props a construo de um sistema de ventilao capaz de retirar o ar quente do interior do veculo por meio da renovao com o ar do ambiente externo. Para tanto, foi elaborado um sistema de aquisio de dados, que em conjunto com um software comercial, o Matlab, e um micro controlador eletrnico, o Arduino, permitiram obter o perfil trmico no interior do veculo estacionado durante o perodo de aquecimento e a construo de um sistema de controle para ajustar a velocidade dos ventiladores para obter com qual vazo de ar possvel estabelecer a mnima temperatura no interior do automvel. O ajuste do sistema de controle foi possvel por meio da utilizao do controlador tipo PID, com aes de controle do tipo proporcional, integral e derivativa, agindo ao mesmo tempo. O sistema de sintonia em relaes aos parmetros do controlador permitiu o ajuste para obteno de mnimos erros. Uma vez colocado em operao a simulao do sistema de controle obteve boa correlao com o sistema experimental possibilitando o alcance dos objetivos estipulados para o trabalho. A temperatura no interior do automvel usando o sistema de ventilao alcanou um nvel de temperatura bem abaixo da temperatura interna medida sem sistema de ventilao, de 66C para 42C, respectivamente, fato este que gera boas perspectivas para trabalhos futuros

Abstract: In the modern society the automobiles are more and more presents as much work item as of leisure. The comfort degree that the same can offer to their users became a decisive item in the use of the vehicles. However, when leaving an automobile parked under the incidence of the sunlight, the heating of the internal atmosphere does with that the temperature reaches high levels, what brings several unpleasant factors, as damages to the internal components of the vehicle and a larger consumption of fuel due to the system of conditioned air and even risks the human health. In the last years several works have been appearing with the intention of improving the conditions of thermal comfort inside the automobile and makes it more efficient. In this sense, this work proposed the construction of a ventilation system to remove the hot air from inside the vehicle by renewing the air in the external environment. For so much, a system of acquisition of data was elaborated, that together with a commercial software, the Matlab, and a microelectronic controller, the Arduino, allowed to obtain the thermal profile inside the vehicle parked during the heating period and the construction of a control system to adjust the speed of the fans to obtain with which flow of air is possible to establish the minimum temperature inside the automobile. The adjustment of the control system was possible through the use of the controller type PID, with actions of control of the type proportional, integral and derivative, acting at the same time. The syntony system for the controller's parameters allowed the adjustment for obtaining of minimum errors. Once put in operation the simulation of the control system obtained good correlation with the experimental system making possible the reach of the objectives stipulated for the work. The temperature inside the automobile using the ventilation system reached a temperature level well below the temperature it interns measured without ventilation system, from 66C to 42C , respectively, fact this that generates good perspectives for future works
Data da defesa: 27/07/2016
Cdigo: vtls000223953
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Wagner Andr dos Santos Conceio
Coorientador: Prof. Dr. Mnica Ronobo Coutinho
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Tecnologia. Programa de Ps-Graduao em Engenharia Mecnica
Nvel: Dissertao (mestrado em Engenharia Mecnica)
UEM: Departamento de Engenharia Mecnica

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao-Reginaldo Silva.pdf
Tamanho: 4405 Kb (4510401 bytes)
Criado: 04-10-2016 08:34
Atualizado: 04-10-2016 08:38
Visitas: 324
Downloads: 15

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.