Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Sociologia > Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais (Sociedade e Polticas Pblicas)

Ttulo [PT]: A efetividade da ouvidoria pblica da sade do Municpio de Maring
Ttulo [EN]: The effectiveness of the Public Ombudsman of Health in the County of Maring
Autor(es): Isabela Tieko Yamamoto Inoue
Palavras-chave [PT]:

Administrao, Ouvidoria pblica, Ouvidoria pblica, Maring (PR), Controle social, Gesto pblica, Sade - Brasil
Palavras-chave [EN]:
Participation. Health. Ombudsman. Effectiveness. Social Control. - Brazil
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Carla Ceclia Rodrigues Almeida [Orientador] - UEM
Ednaldo Aparecido Ribeiro - UEM
Eder Rodrigo Gimenes - FAMMA
Resumo:
Resumo: O presente trata-se de um estudo sobre as manifestaes da Ouvidoria da Sade do Municpio de Maring e tem como propsito verificar, a partir da pesquisa documental, se ela cumpre o seu papel, enquanto mecanismo de participao e controle social. Para isso, foram analisados os relatrios anuais da ouvidoria e as atas das reunies do Conselho Municipal de Sade do perodo compreendido entre 2003 a 2014. Buscamos, com base na anlise dos dados, delinear um panorama das aes da ouvidoria e, a partir das demandas, entender at que ponto ela est sendo efetiva. Os resultados deste estudo revelaram que a ouvidoria foi efetiva, isto , ela demonstrou cumprir com o seu papel, quanto ao recebimento e tratamento das manifestaes dos cidados, de forma pontual. Por outro lado, no foi efetiva em relao maior parte das demandas de forma coletiva, isso porque subutilizou os dados e as informaes trazidas pelos manifestantes, como tambm no divulgou os relatrios gerenciais, aes e servios, de forma satisfatria, para o Conselho Municipal de Sade e para outras instncias de controle social como tambm para a populao. Os dados tambm denotam que a ouvidoria no foi efetiva no estabelecimento do dilogo com um dos seus principais parceiros no controle social, mostrando o quanto foi insuficiente a intercomunicao com o conselho municipal, apontando uma atuao subordinada aos interesses dos gestores em detrimento aos manifestantes, incorrendo na falta de transparncia e no acionamento da accountability. Repercutiu, desse modo, em aes e intervenes tanto isoladas quanto paliativas, por parte dos dirigentes pblicos, o que inviabilizou possveis mudanas ou implementaes na poltica de sade, como resposta s necessidades da populao

Abstract: The present is about a study of manifestation of the Ombudsman of Health in the County of Maring and it has the purpose to verify, from the documental research, if it fulfills its role, while the mechanism of participation and social control. For this, the yearly reports of the Ombudsman and the accounts of the City County of Health of the period understood between 2003 to 2014 were analyzed. We seek, with base in data analysis, to outline an overview of the Ombudsmans actions and, from the demands, understand to what point it is being effective. The results of this study revealed that the Ombudsman was effective, that is, it showed to fulfill its role, while receiving the treatment of citizens manifestations, in a timely fashion. On the other hand, it was not effective in relation to the most of the demands collectively, thats why it sub used the data e information brought by the demonstrators, and as it also did disclose the management reports, actions and services in a satisfactory manner to the City Council of Health and other instances of social control as well as the population. The data also denotes that the Ombudsman was not effective in establishing dialogue with one of its main partners in social control, showing how insufficient the intercommunication with the City Council was, pointing a subordinate role to the interests of managers over the protesters, incurring the lack of transparency and accountability drive. Resonated, this way, in actions and interventions such as isolated as palliative, by part of the public leaders, which prevented possible changes and implementations in the politics of health, as an answer to the needs of the population
Data da defesa: 29/07/2016
Cdigo: vtls000224014
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Carla Ceclia Rodrigues Almeida
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes. Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: luiz
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTACAO FINALIZADA III CORRETA.pdf
Tamanho: 880 Kb (901088 bytes)
Criado: 11-10-2016 09:12
Atualizado: 11-10-2016 09:17
Visitas: 380
Downloads: 5

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.