Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: A educao fsica no programa escolas interculturais de fronteira
Ttulo [EN]: The physical education program in intercultural border schools
Autor(es): Sandra Aparecida Zotovici
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica escolar. Educao fsica. Ensino fundamental. Programa de interveno pedaggica. Estudo e ensino. Programa escolas interculturais de fronteira. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical education. Border. Intercultural schools program frontier. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Larissa Michelle Lara [Orientador] - UEM
Ricardo de Figueiredo Lucena - UFPB
Regina Coeli Machado e Silva - UNIOESTE
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Carlos Herold Junior - UEM
Resumo:
Resumo: O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) uma ao afirmativa implementada pelo Ministrio de Educao (MEC), oriundo de polticas pblicas do Governo Federal com o objetivo de fomentar a integrao regional por meio da educao intercultural que caucione a formao integral de crianas e jovens em regies fronteirias do Brasil com outros pases. Sua deflagrao ocorre pela ao dos professores que recebem formao para integrar o corpo docente que atua nas escolas inseridas no programa nas cidades que fazem fronteira com o municpio de Foz do Iguau (Brasil), a saber, Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguaz (Argentina). Nessa direo, a pesquisa objetivou investigar o PEIF com vistas ao desenvolvimento de um projeto educacional focado no corpo e nas prticas corporais como forma de subsidiar aes de professores de educao fsica que so formadores em escolas desse Programa. Especificamente, buscamos: a) conhecer o PEIF e suas bases orientadoras de formao; b) acompanhar o processo de implementao do PEIF na cidade fronteiria de Foz do Iguau - PR, verificando de que modo o corpo e as prticas corporais aparecem tematizados nesse Programa; c) desenvolver estudos voltados ao corpo e s prticas corporais na perspectiva intercultural, que possam promover aes formativas junto ao PEIF; d) propor aes de interveno junto ao PEIF, focadas no corpo e nas prticas corporais interculturais, por meio da sistematizao de uma proposta educacional que oriente professores de educao fsica atuantes como formadores em escolas desse Programa, em Foz do Iguau. A metodologia adotada pauta-se em estudo de cunho terico, cujo embasamento toma por base o acervo bibliogrfico e documental (sobretudo relacionado ao MEC), acrescido de descries resultantes do acompanhamento de projetos poltico-pedaggicos de escolas em Foz do Iguau que participam do PEIF, bem como de conhecimentos obtidos em cursos de formao para professores que atuam nesse Programa. As reflexes acerca do analisado evam-me a concluir que as contribuies que a educao fsica pode propiciar s escolas interculturais de fronteira esto relacionadas ao dilogo com as cincias humanas e sociais, bem como, aos conhecimentos tematizados a partir do corpo e das prticas corporais junto aos docentes para atuao no PEIF, acrescido do conhecimento das escolas participantes e do contato com professores atuantes no Programa. Por isso, reforo a necessidade do dilogo e da reflexo interdisciplinar junto comunidade escolar para propor aes de interveno pedaggica da educao fsica junto ao PEIF que possam ser orientadoras no desenvolvimento desse Programa na cidade de Foz do Iguau.

Abstract: The Intercultural Schools Program Frontier (PEIF) is an affirmative action implemented by the Ministry of Education (MEC), a native of public policy of the Federal Government and aims to promote regional integration through intercultural education caucione the integral formation of children and young people in border regions between Brazil and other countries. Its outbreak occurs by the action of teachers who are trained to join the faculty that will move between schools within the program in cities bordering the city of Foz do Iguau (Brazil), namely, Ciudad del Este (Paraguay) and Puerto Iguazu (Argentina). In this sense, the research aims to investigate the PEIF with a view to developing an educational project focused on the body and bodily practices that can support the actions of physical education teachers acting as trainers in schools this program. Specifically, we seek to: a) know the PEIF and guiding their training bases; b) monitor the PEIF implementation process in the border city of Foz do Iguau - PR, checking how the body and bodily practices themed appear in the Program; c) develop studies aimed to the body and bodily practices in intercultural perspective that can promote training activities with the PEIF; d) to propose policy actions by the PEIF, focused on the body and bodily intercultural practices, through the systematization of an educational proposal to guide physical education teachers acting as trainers in schools this program in the city of Foz do Iguau. The methodology is guided by theoretical nature study, whose foundation is based on bibliographic and documentary resources (especially related to MEC), plus descriptions resulting from ongoing researcher participation in training PEIF, informal conversations resulting from this course, as well as the data collected and the reflections on the analysis leads me to conclude that the contributions physical education can provide to border intercultural schools are related to dialogue with the humanities and social sciences, as well as the themed knowledge from body and body practices among the teachers to operate in PEIF, plus the knowledge of the participating schools and contact with teachers working in the program. So I return the need for interdisciplinary dialogue and reflection with the school community, to propose pedagogical intervention stocks of physical education with the PEIF that they can become guiding for the development of this program in the city of Foz do Iguau.
Data da defesa: 30/11/2015
Cdigo: vtls000224208
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2015
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Larissa Michelle Lara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TeseFinal 17maio2016.pdf
Tamanho: 3497 Kb (3580737 bytes)
Criado: 16-11-2016 20:31
Atualizado: 16-11-2016 20:37
Visitas: 357
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.