Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Educao fsica e a educao integral e de tempo integral no Brasil
Ttulo [EN]: Physical education and integral education and full-time education in Brazil
Autor(es): Juliana Pizani
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Educao de tempo integral. Educao integral. Esporte da escola. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Full-time education. Integral education. Physical education. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Suraya Cristina Darido - UNESP
Mrio Luiz Neves de Azevedo - UEM
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira - UEM
Claudio Kravchychyn - UEM
Resumo:
Resumo: Para a constituio de programas educacionais e a busca por consolidao de polticas pblicas educacionais, faz-se importante uma agenda de prioridade governamental. Sabemos, portanto, que no Brasil so poucas as iniciativas para efetivao de uma poltica pblica que garanta a presena da educao de tempo integral nas escolas, mesmo que atualmente o Programa Mais Educao tenha caminhado rumo universalizao da educao integral em jornada ampliada no pas. Assim, a tese teve por objetivo analisar a educao de tempo integral no Brasil e sua relao com a rea da educao fsica, tendo como aporte o debate acerca da produo de conhecimento em educao de tempo integral e educao fsica na escola, bem como resultados atingidos pelo Programa Mais Educao (macrocampo Esporte e Lazer - Esporte da Escola). Para atingir o objetivo proposto, estruturamos a tese em trs artigos. O primeiro apresenta uma reviso sistemtica que objetivou apresentar o estado da arte da educao de tempo integral, a partir de bases de dados nacionais e internacionais, com vistas caracterizao da produo de conhecimento, bem como identificao da presena da rea da educao fsica nessas pesquisas. Identificamos uma correlao pouco consistente entre educao fsica e educao de tempo integral, diante do baixo nmero de artigos que discutem essa relao. Os demais artigos analisados discorrem especialmente sobre a descontinuidade das polticas pblicas de educao de tempo integral. O segundo, uma reviso integrativa, teve por objetivo analisar a produo de conhecimento sobre educao fsica na escola no perodo de 1980 a 2014, por meio de uma reviso integrativa de teses e dissertaes, com vistas caracterizao das pesquisas, bem como ao mapeamento das proposies para o cenrio da educao integral e de tempo integral. Os resultados demonstraram que as teses e dissertaes, em sua maioria, so caracterizadas como do tipo diagnstico/descritivas, tendo a cultura corporal como tema prioritrio. Conclumos que as propostas consideram uma discusso voltada para a educao integral, mas no ponderam a educao de tempo integral. E o terceiro, de carter descritivo, objetivou discutir como o Esporte da Escola pode contribuir para a concretizao da potencialidade da educao fsica no contexto da educao integral e de tempo integral. Conclumos que, mesmo a educao fsica se constituindo como uma rea em potencial para ser inserida no contexto da educao integral e de tempo integral, por meio do Esporte da Escola, ainda se faz necessria a presena de monitores com formao especfica na rea, sendo um facilitador para a efetivao de uma educao integral de fato, tendo as prticas corporais como objeto de trabalho. De forma geral, constatamos um dficit na produo de conhecimento sobre educao fsica e educao integral e de tempo integral, bem como identificamos fortes vnculos entre a educao fsica e o Esporte da Escola, em que ambos preconizam os princpios escolares. Assim, a educao fsica uma rea em potencial para fortalecer os objetivos do Esporte da Escola como uma poltica indutora para democratizar o acesso prtica e cultura do esporte na escola, e que ainda necessita de investimentos no sentido de elaborao de uma poltica pblica que busque garantir o desenvolvimento de uma educao de tempo integral que contemple a educao fsica de forma integralizadora.

Abstract: For making educational programs and consolidating of public educational policies is a government priority agenda is important. We know therefore that in Brazil does not exist a public policy that ensures the presence of full-time education in schools, even if the Programa Mais Educao has proceeded to this consolidation, because it seeks a universal comprehensive education in extended working day in the country. Thus, the thesis was to analyze the full-time education in Brazil and its relation to the area of physical education, with the contribution the debate about knowledge production in full-time education and physical education at school as well as the results achieved by macrocampo Esporte e Lazer - Esporte da Escola. To achieve the proposed objective structured the thesis in three articles. The first, it is a systematic review aimed to present the state of the art full-time education from national and international databases, in order to characterize the production of knowledge, as well as education area of the presence of identification physical as of this research. We identified a little consistent correlation between physical education and full-time education, the low number of articles discussing this relationship. The other articles analyzed fro especially on the discontinuity of public policies for full-time education. The second, an integrative review aimed to analyze the production of knowledge on physical education in schools in the period 1980-2014, through an integrative review of theses and dissertations in order to characterize the research and mapping of propositions to the scene of the comprehensive education and full-time. The results showed that the theses and dissertations are mostly characterized as type diagnostic / descriptive, and body culture as a priority issue. We conclude that the proposals consider a discussion focused on comprehensive education, but are considering full-time education. And the third, of descriptive, objective discuss how the Esporte da Escola can contribute to the realization of the potential of physical education in the context of comprehensive education and full-time. We conclude that, even physical education is constituted as a potential area to be inserted in the context of comprehensive education and full-time, through the Esporte da Escola also is necessary the presence of monitors with specific training in the area, one facilitator for the realization of a comprehensive education in fact, having the body practices as working object. Overall, we found a deficit in the production of knowledge about physical education and comprehensive education and full-time and identified strong links between physical education and Esporte da Escola, where both have about the school principles. Thus, physical education is a potential area to strengthen the goals of the Esporte da Escola as an inducer policy to democratize access to practice and sports culture in school and still needs investment towards developing a public policy that seeks to ensure the development of a full-time education that includes physical education integral way.
Data da defesa: 04/04/2016
Cdigo: vtls000224210
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias da Sade. Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE JULIANA PIZANI.pdf
Tamanho: 1697 Kb (1738051 bytes)
Criado: 14-11-2016 18:56
Atualizado: 14-11-2016 19:00
Visitas: 862
Downloads: 39

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.