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Consultar: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Início > Dissertações e Teses > Ciências da Saúde > Educação Física > Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL

Título [PT]: Educação física, mídia e redes sociais : tecendo análise sobre a profissão
Título [EN]: Physical education, media and social networks: weaving analysis of the profession
Autor(es): Deisy de Oliveira Silva
Palavras-chave [PT]:

Educação Física. Mídia. Tecnologias. Redes sociais. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical education. Media. Technology. Social network. Brazil.
Área de concentração: Práticas Sociais em Educação Física
Titulação: Mestre em Educação Física
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Ida Carneiro Martins - UNIMEP
Fernando Augusto Starepravo - UEM
Resumo:
Resumo: A sociedade tem sido fortemente influenciada pelos diferentes formatos e extensões da mídia que, com todas as características que lhes são inerentes, causa impacto também nos campos profissionais e, dentre eles, a educação física. A presente dissertação tem como objetivo compreender como a educação física tem sido representada na mídia frente à composição híbrida do ciberespaço, de sua mistura de linguagens, meios e atores. Estruturada no "Modelo Escandinavo", ela foi composta por três artigos. O primeiro artigo buscou analisar o estado da arte sobre educação física e mídia em artigos científicos indexados no período de 2006 a 2015, a fim de identificar como tem se caracterizado e problematizado os assuntos inerentes à temática em questão. Os desfechos apontaram sobrepujança nos assuntos inerentes aos discursos de saúde, concepções de corpos construídos socialmente e estética, no envolvimento com mídias virtuais, com a internet e tecnologia. O segundo artigo trata-se uma revisão sistemática, que teve como objetivo identificar as especificidades de artigos indexados que abordam as temáticas educação física e redes sociais publicados nos últimos dez anos. Os resultados apontam as redes sociais como um canal de enfrentamento e vazão para debates públicos e uma forte ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem. O terceiro e último artigo, um estudo qualitativo descritivo objetivou investigar os conteúdos de imagens postadas no Instagram relacionadas a prática profissional da educação física, a fim de identificar como estes se caracterizam e desenvolvem. A coleta de dados se deu a partir da captura de tela (para imagens) e salvamento de vídeos do Instagram, localizados a partir de um conjunto de hashtags relacionadas à educação física. Os resultados apontaram uma relação significativa da representação social da área nesta rede social com o "movimento fitness", atrelada sobretudo à exposição da imagem corporal, à autopromoção de serviços, propagandas/marketing de produtos e ainda à uma forma de humor e sátiras que reiteram os padrões corporais "ideais". Frente às configurações sociais atuais, o Instagram se configurou ainda como um novo e rico campo de pesquisa para a educação física. Assim, concluímos que, se por um lado tivemos uma realidade da educação física brasileira com relativa carência de investigações acerca da mídia, por outro, notou-se uma intensificação na disseminação de questões relacionadas ao campo a partir de um saber formulado, teorizado, incorporado e compartilhado socialmente pelo senso comum no Instagram, configurando a representação social da área pelos usuários desta rede social numa espécie de discussão paralela aos conhecimentos e conteúdos acadêmico-científicos, tratados sobretudo estabelecimentos educativos e na mídia tradicional. Tais constatações nos conduzem a reflexões sobre o direcionamento dos cursos de formação profissional em educação física, mas, em especial, sobre o alcance das pesquisas e conhecimentos gerados nas instituições de ensino superior e pela comunidade científica, que parecem não ecoar de forma significativa na coletividade externa frente aos novos "universos consensuais" socialmente veiculados e partilhados nas redes sociais.

Abstract: The society has been strongly influenced by the different formats and extensions of the media, with all the features that are inherent in them, impacts also in professional fields and, among them, physical education. This thesis aims to understand how physical education has been represented by media in front of the hybrid composition of cyberspace, its mixture of languages, means and actors. Structured in the "Scandinavian Model", it consisted in three articles. The first article seeks to analyze the state of the art about physical education and media in scientific articles indexed from 2006 to 2015 in order to identify as it has been characterized and discussed the issues related to the theme in question. The outcomes showed superiority in matters relating to health, socially constructed concepts of body and aesthetics, involvement with virtual media, with the Internet and technology. The second article is a systematic review, which aimed to identify the specifics of indexed articles that discuss the themes physical education and social networking published in the last ten years. The results indicate social networks as a coping channel and flow to public debates and a strong educational tool for teaching and learning. The third and final article, is a descriptive qualitative study aimed to investigate the images content posted on Instagram related to professional practice of physical education in order to identify how they characterize and develop. Data collection occurred from saving images and videos from Instagram, located from a set of hashtags related to physical education. The results showed a significant relationship between social representation of the area in this social network with the "fitness movement", linked mainly to exposure of body image, self-promotion services, advertising / marketing products and also to a form of humor and satire reiterating the standards body "ideals". In the face of current social settings, Instagram is still configured as a rich new field of research for physical education. Thus, we conclude that, on the one hand we had a reality of Brazilian physical education with a relative lack of research on the media, on the other, it was noted an intensification in the dissemination of issues related to the field from a knowledge formulated, theorized, corporate and shared socially by common sense on Instagram, setting the social representation of the area by the users of this social network in a kind of parallel discussion to knowledge and academic-scientific, treated mainly educational establishments and in traditional media. These findings lead us to reflections on the direction of vocational training courses in physical education, but in particular on the scope of research and knowledge generated in higher education institutions and the scientific community, that seem to echo significantly in the community external face of new "consensual universes" socially conveyed and shared on social networks.
Data da defesa: 30/06/2016
Código: vtls000224211
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências da Saúde . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Nível: Dissertação (mestrado em Educação Física)
UEM: Departamento de Educação Física
UEL: Departamento de Educação Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: VERSÃO DEFINITIVA - DISSERTAÇÃO DEISY DE OLIVEIRA SILVA 2016 - Copia.pdf
Tamanho: 2696 Kb (2760447 bytes)
Criado: 14-11-2016 19:20
Atualizado: 14-11-2016 19:25
Visitas: 975
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