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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Educao ambiental na escola do campo : processos, procedimentos e prxis pedaggicas no contexto escolar
Autor(es): Denise Godoi Ribeiro Sanches
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Educao bsica. Paran. Educao do campo. Projeto poltico pedaggico. Diretrizes curriculares estaduais (DCEs). Formao continuada de professores. Poltica estadual de educao ambiental. Poltica nacional de educao ambiental. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Pedagogical political project. Curriculum guidelines: basic education. National policy and state environmental education. Teacher training and continuing. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Maria Cristina dos Santos Bezerra - UFSCAR
Vera Lcia Bahl de Oliveira - UEL
Andr Luis de Oliveira - UEM
Carlos Alberto de Oliveira Magalhes Jnior - UEM
Resumo:
Resumo: A Educao Ambiental emerge do reflexo das discusses sobre a crise socioambiental global, realizada nos encontros internacionais e nacionais com estratgias voltadas para a Educao Bsica, superior e ps graduao, bem como, para as esferas governamentais, movimentos sociais e sociedade civil fim de contribuir para a formao do cidado crtico, reflexivo e participativo, apto para a tomada de decises nas diversas esferas da sociedade. Esse trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre a Educao ambiental em um colgio da rede pblica do Estado do Paran, na modalidade "Do Campo", com objetivo geral de reconhecer a prxis da educao ambiental na escola do campo, em conformidade com os processos, procedimentos e prticas pedaggicas desenvolvidos pelos professores, equipe pedaggica e agentes educacionais I e II e com os referenciais tericos da educao ambiental e do campo. O campo metodolgico de natureza qualitativa dos referncias tericos da pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares da Educao Bsica do Estado do Paran, do Projeto Poltico Pedaggico do Colgio e dos Planos de Trabalhos dos Docentes do integrantes da pesquisa e na pesquisa-ao nos trabalhos no grupo de estudos. Para os procedimentos de anlises metodolgicas na entrevista semiestruturada e no grupo de estudos, fundamentou-se na anlise de contedo. As consideraes finais apontadas so de que a educao ambiental no est contemplada em todas as diretrizes curriculares da educao bsica do estado do Paran (DCEs). No Projeto Poltico Pedaggico do colgio no h destaque para a educao ambiental e o mesmo encontra-se desarticulado e desatualizado perante os referenciais de base como as DCNs, DCEs, Leis da EA e da Educao do Campo. Quanto aos planos de trabalhos docentes analisados, os pressupostos Educao Ambiental e da Educao do Campo foram encontrados em poucos PTD e no com enfoque preciso, apenas com subterfgios que poderiam ser trabalhados por alguns docentes. Comparando com as entrevistas acreditamos que estes docentes tem conhecimento da importncia do desenvolvimento das atividades de educao ambiental na educao mas no apresentam formao em educao ambiental e do campo, mesmo assim, alguns docentes entrevistados desenvolvem atividades relacionadas a educao ambiental, com exemplos nas atividades do agrcolas, de acordo com suas potencialidades e conhecimento da temtica em suas reas especficas de atuao. O grupo de estudos, caracterizou-se como formao continuada que contribuiu para a qualificao dos profissionais do colgio nas temticas: educao ambiental e educao do campo, oportunizando um espao para discusso e reflexo significativa na prxis pedaggica.

Abstract: Environmental education emerges from the reflection of the discussions on the global environmental crisis, aroused in international and national meetings with strategies for basic education, higher and graduate, as well as to the levels of government, social movements and civil society in order to contribute for the formation of critical, reflective and participatory citizen, able to make decisions in the various spheres of society. This paper presents the partial results of the research on environmental education in a school of public state of Paran, in the "Field" mode, with the overall objective to recognize the practice of environmental education in the school field, in accordance with the procedures , procedures and pedagogical practices developed by teachers, teaching staff and educational agents I and II and the theoretical framework of environmental education and field. The methodological field is of a qualitative nature of the theoretical references of action research. For procedures of methodological analysis (semi-structured interviews and documentary research) to unveil the survey data, referenced in the content and document analysis of the Curricular Guidelines of the State of Paran Basic Education, Political Pedagogical College Project and Plans work of the research members of the Faculty. Partial considerations listed are that environmental education is not included in all curriculum guidelines of the state of Paran basic education (DCEs). The Pedagogical Political Project of the college there is an emphasis on environmental education and it is disjointed and outdated before the PPP base reference (DCNs, DCEs, Laws of EA and Rural Education). As for the plans of teachers studies analyzed, the Environmental Education assumptions and field of education were found in a few PTD and not have to focus only with ideas that could be worked by some teachers. Compared to the interviews we believe that these teachers aware of the importance of developing environmental education activities in education but have no training in environmental education and field sufficient to contribute to the formation of citizens able to make environmental decisions with a positive impact on society even so, some interviewed teachers develop activities related to environmental education, with examples in agricultural activities, according to their capabilities and knowledge of the subject in their specific areas of expertise.
Data da defesa: 05/08/2016
Cdigo: vtls000224221
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas e da Terra. Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Departamento de Matematca

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: tese.Denise Godoi.pdf
Tamanho: 4354 Kb (4458271 bytes)
Criado: 16-11-2016 21:13
Atualizado: 16-11-2016 21:22
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