Resumo: O objetivo do presente trabalho é especificar as funções da patrulha escolar comunitária, no ambiente escolar. A realização do trabalho é justificada devido à existência de uma situação conflituosa sobre qual é o verdadeiro papel da polícia, no ambiente escolar. A questão norteadora do trabalho foi procurar compreender qual o papel da polícia, no ambiente escolar, dentro da filosofia do policiamento comunitário. A hipótese fundamental alicerça-se no fato que os eventos, que ocorrem no ambiente escolar, principalmente na relação entre pessoas (professoraluno, aluno-aluno, aluno-funcionário, etc.) são aquelas classificadas pelos pesquisadores como microviolências ou incivilidades (Abramovay et. al., 2009). A pesquisa abrange métodos qualitativos e quantitativos. O método quantitativo consistiu na consulta dos boletins de ocorrências unificados (BOU), expedidos pela patrulha escolar comunitária, no período do estudo. Em seguida, foi realizada análise dos dados numéricos, através de procedimentos estatísticos. Por fim, realizou-se uma análise qualitativa dos boletins de ocorrência, em que os integrantes da comunidade escolar foram vítimas de determinadas ocorrências policiais, como a lesão corporal, desacato, ameaça, vias de fato, injúria. Com o auxílio da teoria das ciências sociais, procurou-se identificar, se, no caso concreto, o evento era da alçada da polícia ou se poderia ser resolvida por outras formas. Com os resultados obtidos, procurou-se identificar um conjunto de recomendações necessárias à atuação da patrulha escolar comunitária. Para chegar nessas recomendações utilizou-se o seguinte método: identificou-se o problema principal, que ocorre nas escolas; buscou-se identificar suas características e suas possíveis e causas e, por fim, elaborou-se um conjunto de recomendações, com enfoque no trabalho realizado pela patrulha escolar comunitária.
Abstract: The objective of this study is to specify the functions of the community school patrol in the school environment. The confection of work is justified by the existence of a conflict situation about what is the true role of the police in the school environment. The main question of the study was to try to understand what role the police, at school, in the philosophy community policing. The fundamental hypothesis is founded on the fact that the events that occur in the school environment, especially in the relationship between people (teacher-student, studentstudent, student-employee, etc.) are those classified by researchers as micro violences or incivilities (Abramovay et. al., 2009). The survey contain qualitative and quantitative methods. the quantitative method was founded in the examination of the bulletins of unified occurrences (BOU), issued by the school patrol in the period. Then, the numerical data analysis was performed using statistical procedures. Finally, there was a qualitative analysis of police reports, in which the members of the school community were victims of certain police reports, such as bodily injury, insult, threats, blows, injury. With the help of social science theory, sought to identify if, in this case, the event was from the police jurisdiction or could be solved in other ways. With the results, was identified a set of recommendations for the community school patrol action. To reach these Recommendations used the following method: was identified the main problem that occurs in schools; Was identified its characteristics, and their possible causes and finally was elaborated a set of recommendations, focusing on the work of the community school patrol. |