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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Prticas discursivas e subjetivao do sujeito evadido do curso de matemtica da Universidade Estadual de Maring
Ttulo [EN]: Discursive practices and subjectivation of the dropout subject from the mathematics graduation course at Universidade Estadual de Maring
Autor(es): Luciano Ferreira
Palavras-chave [PT]:

Matemtica. Ensino superior. Educao matemtica. Anlise do discurso. Sujeito evadido. Curso de matemtica. Foucault. Objetivao. Subjetivao. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Dropout subject. Mathematics course. Discourse analysis. Foucault. Objectivation. Subjectivation. Maring. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Rui Marcos de Oliveira Barros [Orientador] - UEM
Veridiana Rezende - UEM
Cleudemar Alves Fernandes - UFU
Lucieli Maria Trivizoli da Silva - UEM
Marcelo Carlos de Proena - UEM
Resumo:
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa descrever o discurso do sujeito evadido do curso de matemtica da Universidade Estadual de Maring (UEM), luz da teoria de Michel Foucault, por meio dos enunciados proferidos pelos prprios alunos evadidos. O objetivo, alm da verificao das representaes que os evadidos tm, incitar uma discusso crtica acerca das suas representaes sobre a evaso. Descreveu-se como o ex-aluno se insere no discurso sujeito evadido. Este estudo buscou ainda dar voz aos sujeitos excludos, que at ento eram apenas nmeros em tabelas estatsticas da universidade. Para realizar tal incurso, procurou-se a objetivao do sujeito evadido nos documentos oficiais da UEM. Foi feito um levantamento da evaso registrada no curso de Matemtica entre os anos de 2003 e 2013, que de aproximadamente cinquenta por cento. Levantou-se o que rege a legislao para graduao em Matemtica, os projetos polticos pedaggicos (PPP), o histrico do curso e seu corpo docente. Em busca do processo da objetivao do aluno evadido, esquadrinhou-se um recorte no arquivo que trata o objeto evaso. Um estudo de trabalhos cientficos e documentos correlatos forneceram subsdios para a elaborao e anlise das entrevistas com 26 ex-alunos evadidos, nos onze anos do recorte da pesquisa. A materialidade dos enunciados nas entrevistas se associou ao campo das pesquisas e aos discursos que tratam o referencial evaso para marcar a posio do sujeito que passou pelo curso de matemtica e no se formou. Ao fundamentar na anlise do discurso foucaultiana, destacaram-se os seguintes conceitos: enunciado, prtica discursiva, os processos de subjetivao e de objetivao, que fazem com que o indivduo possa se tornar, na qualidade de sujeito, objeto de conhecimento. As anlises demonstraram que existem saberes institucionais que objetivam esses ex-alunos do curso de matemtica como: sem pr-requisitos, sem tempo para estudo, sem inteligncia necessria, sem interesse. Entretanto, os sujeitos evadidos assumem apenas algumas dessas prticas que j falaram quem ele , e rejeitam outras. Eles resistem posio-sujeito que a Instituio lhes designa, ao se discursivisarem como capazes de concluir outros cursos superiores ou mesmo o curso de matemtica em uma instituio diferente ou em outra modalidade, deixando de ser um dado no papel e sendo um sujeito do discurso.

Abstract: This research had as its objective to write the discourse regarding the dropout subject of the mathematics graduation course at Universidade Estadual de Maring (UEM), according to Michel Foucaults theory, through the dropout students own utterances. The objective, besides that of verifying dropout students representations, is to incite a critical discussion regarding their representations on dropping-out. The way in which the former student inserts himself in the dropout subject discourse was described. With this study, we seek as well to give voice to the excluded subjects, which so far had been nothing more than statistic tables in the University. In order to achieve that, we observed the subjects objectivation in the official documents of UEM. We carried out a survey on the drop-out rates registered in the mathematics course between the years of 2003 and 2013, which are of approximately 50%. We assessed what the legislation prescribes for the mathematics graduation course, the political-pedagogical projects (PPP), the course and its academic staff records. In search of the dropout students objectivation process, we delimited the analysis to the archive referring to the drop-out object. The study of scientific papers and related documents provided subsidies for the elaboration and analysis of the interviews carried out with 26 dropout academics, in the eleven years covered by this research. The materiality of the utterances in the interviews associated itself to the research field and to the discourses concerning the drop-out referential so that we could mark the subject position of those who have been through the mathematics course and have not graduated. Due to our foucaultian discourse analysis basis, the following concepts were highlighted: utterance, discursive practice, subjectivation and objectivation processes, all of which allows the individual to become, in the quality of a subject, knowledge object. The analysis has shown that there is institutional knowledge which objectifies these mathematics course ex-students, such as: void of prerequisites, deprived of time for studying, lacking on sufficient intelligence and interest. Nevertheless, the dropout subjects assume only a few of the mentioned practices which have already spoken of who they are, and reject others. They resist the subject position the Institution provided them with by discursivizing themselves as one who is able to obtain other university degrees or even a mathematics degree in some other institution or modality, ceasing to be mere data on paper, becoming a discourse subject.
Data da defesa: 29/07/2016
Cdigo: vtls000224229
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Rui Marcos de Oliveira Barros
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Luciano Ferreira .pdf
Tamanho: 1664 Kb (1703977 bytes)
Criado: 17-11-2016 17:28
Atualizado: 17-11-2016 18:20
Visitas: 597
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