Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Introduo de conceitos Fsicos sobre Eletricidade no Ensino Fundamental I
Autor(es): Vincius Cabral Morales
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Ensino fundamental I. Eletrecidade. Laboratrio de fisca. Metodologia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching physics. Physics lab. Electricity. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Luciano Gonsalves Costa [Orientador] - UEM
Celso Xavier Cardoso - UNESP
Moacir Pereira de Souza Filho - UNESP
Resumo:
Resumo: Apesar do grande avano da pesquisa acadmica sobre ensino de Fsica no Brasil, no sentido da compreenso dos problemas relativos ao ensino dessa Cincia e da existncia de um sistema de divulgao (peridicos, eventos, dissertaes, teses, cursos de ps-graduao), ainda h pouca aplicao desses resultados em sala de aula. Tais resultados ainda encontram resistncias sua aplicao na prtica pedaggica, visto que a prtica concreta dos professores na rea ainda marcada por perspectivas tradicionais de ensino e aprendizagem, seja por motivos materiais, seja por problemas na prpria formao do professor de Cincias. As pesquisas em ensino de Fsica tm mostrado que so grandes as dificuldades que os estudantes sentem em aprender os diversos contedos da Fsica, bem como em aplic-los em situaes cotidianas. Decorrente disso, o presente trabalho busca a tentativa de insero de conceitos primrios de eletricidade da disciplina de Fsica nas sries do ensino fundamental I. Para isso foi feito, primeiramente, uma pesquisa com alunos dessas sries em um colgio privado de Maring, a respeito dos seus conhecimentos prvios em um determinado tema relacionado Fsica, posteriormente, foi proposto o uso de alguns instrumentos eltricos para que os alunos tentassem conceituar corrente eltrica e seus efeitos com experimentao concreta.

Abstract: Despite the advances of academic research on teaching physics in Brazil, regarding the understanding of the problems related to the teaching of Science and the existence of a disclosure system (journals, events, dissertations, theses, postgraduate courses), there is still little classroom application. These results still find resistance to its application in pedagogical practice, as the actual practice of teachers in the area is still marked by traditional perspectives of teaching and learning, either for material reasons, either by problems in the very formation of the science teacher. Research in Teaching Physics have shown that there are great difficulties that students feel in learning the various contents of physics, as well as apply them in everyday situations. In light of this situation, this paper seeks to attempt to insert primary concepts of electricity in the discipline of physics of elementary school I series. In order to do this, a research was first carried out with students of these series in a private school in Maring, about their previous knowledge in a certain subject related to Physics, later, it was proposed the use of some electrical instruments for students to try to conceptualize Current and its effects with concrete experimentation.
Data da defesa: 07/2016
Cdigo: vtls000224490
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Programa Ps-Graduao em Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Vincius Cabral Morales 12 2016.pdf
Tamanho: 740 Kb (757456 bytes)
Criado: 15-12-2016 20:18
Atualizado: 15-12-2016 20:29
Visitas: 280
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.