Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Física > Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Título [PT]: Introdução de conceitos Físicos sobre Eletricidade no Ensino Fundamental I
Autor(es): Vinícius Cabral Morales
Palavras-chave [PT]:

Ensino de física. Ensino fundamental I. Eletrecidade. Laboratório de fisíca. Metodologia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching physics. Physics lab. Electricity. Brazil.
Titulação: Mestre em Ensino de Física
Banca:
Luciano Gonsalves Costa [Orientador] - UEM
Celso Xavier Cardoso - UNESP
Moacir Pereira de Souza Filho - UNESP
Resumo:
Resumo: Apesar do grande avanço da pesquisa acadêmica sobre ensino de Física no Brasil, no sentido da compreensão dos problemas relativos ao ensino dessa Ciência e da existência de um sistema de divulgação (periódicos, eventos, dissertações, teses, cursos de pós-graduação), ainda há pouca aplicação desses resultados em sala de aula. Tais resultados ainda encontram resistências à sua aplicação na prática pedagógica, visto que a prática concreta dos professores na área ainda é marcada por perspectivas tradicionais de ensino e aprendizagem, seja por motivos materiais, seja por problemas na própria formação do professor de Ciências. As pesquisas em ensino de Física têm mostrado que são grandes as dificuldades que os estudantes sentem em aprender os diversos conteúdos da Física, bem como em aplicá-los em situações cotidianas. Decorrente disso, o presente trabalho busca a tentativa de inserção de conceitos primários de eletricidade da disciplina de Física nas séries do ensino fundamental I. Para isso foi feito, primeiramente, uma pesquisa com alunos dessas séries em um colégio privado de Maringá, a respeito dos seus conhecimentos prévios em um determinado tema relacionado à Física, posteriormente, foi proposto o uso de alguns instrumentos elétricos para que os alunos tentassem conceituar corrente elétrica e seus efeitos com experimentação concreta.

Abstract: Despite the advances of academic research on teaching physics in Brazil, regarding the understanding of the problems related to the teaching of Science and the existence of a disclosure system (journals, events, dissertations, theses, postgraduate courses), there is still little classroom application. These results still find resistance to its application in pedagogical practice, as the actual practice of teachers in the area is still marked by traditional perspectives of teaching and learning, either for material reasons, either by problems in the very formation of the science teacher. Research in Teaching Physics have shown that there are great difficulties that students feel in learning the various contents of physics, as well as apply them in everyday situations. In light of this situation, this paper seeks to attempt to insert primary concepts of electricity in the discipline of physics of elementary school I series. In order to do this, a research was first carried out with students of these series in a private school in Maringá, about their previous knowledge in a certain subject related to Physics, later, it was proposed the use of some electrical instruments for students to try to conceptualize Current and its effects with concrete experimentation.
Data da defesa: 07/2016
Código: vtls000224490
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Física
Nível: Dissertação (mestrado em Ensino de Física)
UEM: Programa Pós-Graduação em Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Vinícius Cabral Morales 12 2016.pdf
Tamanho: 740 Kb (757456 bytes)
Criado: 15-12-2016 20:18
Atualizado: 15-12-2016 20:29
Visitas: 782
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.