Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Conhecendo o olho humano : um prottipo usado para o ensino de fsica voltado para a educao bsica de jovens e adultos
Ttulo [EN]: Knowing the human eye: a prototype used for the physics teaching directed to basic education of young people and adults
Autor(es): Marcio Anicete dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Ensino de fsica. Educao bsica de jovens e adultos. Teoria Cognitiva de David Ausubel. Adultos. EJA. Globo ocular. Eletrnica digital. Leitor de cor. Prottipo do olho humano. Aprendizagem significativa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Prototype of the human eye. Physics teaching. Meaningful learning. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Maurcio Antonio Custdio de Melo [Orientador] - UEM
Hatsumi Mukai - UEM
Michel Corci Batista - UTFPR
Resumo:
Resumo: No presente trabalho, desenvolveu-se um prottipo do olho humano para auxiliar no ensino de Fsica aplicado na Educao Bsica de Jovens e Adultos - EJA. Esse prottipo foi dividido em duas partes: globo ocular e leitor de cor, e este ltimo visa representar a funo dos cones na identificao das cores, usando uma eletrnica digital no auxlio de sua montagem. Buscou-se realizar um produto educacional com nfase na educao de Jovens e Adultos, com o objetivo final de adaptar uma metodologia de ensino para esses estudantes que, por algum motivo, no tiveram a oportunidade de frequentar a escola no tempo adequado, com vistas a garantir um aprendizado significativo. Intenciona-se melhorar a qualidade da educao, aprimorando a prtica docente de Fsica assim como despertar o interesse dos alunos do EJA pelo contedo dessa componente curricular. A aplicao e avaliao desse trabalho seguiram o pressuposto da Teoria Cognitiva de David Ausubel, segundo a qual novas ideias e informaes podem ser aprendidas e retidas medida que conceitos relevantes e inclusivos estejam adequadamente claros e disponveis na estrutura cognitiva do indivduo e sirvam de ancoradouro a novas ideias e conceitos. Elaborou-se um texto de apoio ao professor contendo plano de aula e manual de construo do prottipo, pretendendo que os professores possam aplicar e reproduzir para contribuir na prtica docente e auxiliar no aprendizado dos estudantes desse componente curricular.

Abstract: In this present work it has been developed a prototype of the human eye to help in teaching of physics applied in Basics Education of Youth and Adults- EJA. This prototype was divided in two parts: eyeball and a color reader, this last one aims to represent the function of the cones in the colors identification, using a digital electronics to aid in the assembly. It sought to achieve an product with emphasis in youth and adult education with ultimate goal of adapting a teaching methodology for these students who, for some reason, they didnt have the opportunity to attend the school in appropriate time, aiming to ensure a meaningful learning. It aims to improve the quality of education, perfecting the pedagogical practice in Physics teaching, generate interest by EJAs students by the content of this curricular component . The application and evaluation of this work were followed the presupposition of David Ausubels cognitive theory, according to which new ideas and information can be learned and retained as far as relevant and inclusive concepts adequately clear and available in the cognitive structure of the individual and serve, this way of anchorage to new ideas and concepts. It has been elaborated a support text to the teacher containing a lesson plan and a guide intending that teachers can apply and reproduce this prototype in order to contribute to the teaching practice and assisting in student learning this curriculum component.
Data da defesa: 09/2016
Cdigo: vtls000224537
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurcio Antonio Custdio de Melo
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas. Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 07 Marcio Anicete dos Santos - MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 4055 Kb (4152518 bytes)
Criado: 11-01-2017 17:11
Atualizado: 11-01-2017 17:22
Visitas: 306
Downloads: 4

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.