Resumo: Muitos alunos concluem o Ensino Médio sem compreender plenamente para que servem e onde podem ser utilizados os conceitos de Física. Algumas vezes, uma aplicação permite um aprendizado mais significativo com relação aos conceitos desta disciplina. No presente trabalho, sugere-se uma sequência didática, na qual os alunos devem resolver o problema de medir a espessura de um fio de cabelo utilizando uma régua. Nesta sequência, os conceitos de onda e difração são abordados e aplicados para solução do problema proposto. Além disso, o estudo da conversão de unidades e da álgebra faz-se necessário, tornando este um trabalho interdisciplinar. Os kits recebidos pelas escolas estaduais do Paraná podem ser utilizados para realização do experimento, que pode ser aplicado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Abstract: Many students finish high school without fully understanding what they are and where the physical concepts can be used. Sometimes an application enables a more meaningful learning about the concepts of this discipline. In this study, a didactic sequence is suggested in which students must solve the problem of measuring the thickness of a hair using a ruler. In this sequence, the concepts of wave and diffraction are discussed and applied to solve the problem proposed. Moreover, the study of conversion units and algebra is necessary, making this an interdisciplinary work. The kits received by state schools of Paraná can be used for the experiment, which can be applied to the students of the 3rd year of high school. |