Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Utilizando um fenmeno fsico para medir o dimetro de um Fio de cabelo
Ttulo [EN]: Using a phenomenon for physical measuring diameter of a Hair wire
Autor(es): Marina Aparecida Ferreira de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Dimetro. Difrao por obstculo. Fsica. Ensino mdio. Ensino de fisca. Aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Diameter. Diffraction barrier. Learning. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Breno Ferraz de Oliveira [Orientador] - UEM
Roseli Constantino Schwerz - UTFPR
Ronaldo Celso Viscovini - UEM
Resumo:
Resumo: Muitos alunos concluem o Ensino Mdio sem compreender plenamente para que servem e onde podem ser utilizados os conceitos de Fsica. Algumas vezes, uma aplicao permite um aprendizado mais significativo com relao aos conceitos desta disciplina. No presente trabalho, sugere-se uma sequncia didtica, na qual os alunos devem resolver o problema de medir a espessura de um fio de cabelo utilizando uma rgua. Nesta sequncia, os conceitos de onda e difrao so abordados e aplicados para soluo do problema proposto. Alm disso, o estudo da converso de unidades e da lgebra faz-se necessrio, tornando este um trabalho interdisciplinar. Os kits recebidos pelas escolas estaduais do Paran podem ser utilizados para realizao do experimento, que pode ser aplicado aos alunos do 3 ano do Ensino Mdio.

Abstract: Many students finish high school without fully understanding what they are and where the physical concepts can be used. Sometimes an application enables a more meaningful learning about the concepts of this discipline. In this study, a didactic sequence is suggested in which students must solve the problem of measuring the thickness of a hair using a ruler. In this sequence, the concepts of wave and diffraction are discussed and applied to solve the problem proposed. Moreover, the study of conversion units and algebra is necessary, making this an interdisciplinary work. The kits received by state schools of Paran can be used for the experiment, which can be applied to the students of the 3rd year of high school.
Data da defesa: 11/2016
Cdigo: vtls000224538
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica - Polo UEM
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 08 Marina Aparecida Ferreira de Oliveira-MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 1397 Kb (1430124 bytes)
Criado: 11-01-2017 18:29
Atualizado: 11-01-2017 18:34
Visitas: 352
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.