Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Física > Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Título [PT]: Utilizando um fenômeno físico para medir o diâmetro de um Fio de cabelo
Título [EN]: Using a phenomenon for physical measuring diameter of a Hair wire
Autor(es): Marina Aparecida Ferreira de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Diâmetro. Difração por obstáculo. Física. Ensino médio. Ensino de fisíca. Aprendizagem. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Diameter. Diffraction barrier. Learning. Brazil.
Titulação: Mestre em Ensino de Física
Banca:
Breno Ferraz de Oliveira [Orientador] - UEM
Roseli Constantino Schwerz - UTFPR
Ronaldo Celso Viscovini - UEM
Resumo:
Resumo: Muitos alunos concluem o Ensino Médio sem compreender plenamente para que servem e onde podem ser utilizados os conceitos de Física. Algumas vezes, uma aplicação permite um aprendizado mais significativo com relação aos conceitos desta disciplina. No presente trabalho, sugere-se uma sequência didática, na qual os alunos devem resolver o problema de medir a espessura de um fio de cabelo utilizando uma régua. Nesta sequência, os conceitos de onda e difração são abordados e aplicados para solução do problema proposto. Além disso, o estudo da conversão de unidades e da álgebra faz-se necessário, tornando este um trabalho interdisciplinar. Os kits recebidos pelas escolas estaduais do Paraná podem ser utilizados para realização do experimento, que pode ser aplicado aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Abstract: Many students finish high school without fully understanding what they are and where the physical concepts can be used. Sometimes an application enables a more meaningful learning about the concepts of this discipline. In this study, a didactic sequence is suggested in which students must solve the problem of measuring the thickness of a hair using a ruler. In this sequence, the concepts of wave and diffraction are discussed and applied to solve the problem proposed. Moreover, the study of conversion units and algebra is necessary, making this an interdisciplinary work. The kits received by state schools of Paraná can be used for the experiment, which can be applied to the students of the 3rd year of high school.
Data da defesa: 11/2016
Código: vtls000224538
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas . Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UEM
Nível: Dissertação (mestrado em Ensino de Física)
UEM: Departamento de Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 08 Marina Aparecida Ferreira de Oliveira-MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 1397 Kb (1430124 bytes)
Criado: 11-01-2017 18:29
Atualizado: 11-01-2017 18:34
Visitas: 854
Downloads: 2

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.