Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Física > Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Título [PT]: Uma sequência didática alternativa : conceitos de eletricidade e o efeito fotoelétrico utilizando simulações computacionais
Título [EN]: An alternative instructional sequence: eletricity and the photoeletric effect concepts using computational simulations
Autor(es): Marcos Paulo Baliscei
Palavras-chave [PT]:

Eletrodinâmica. Efeito fotoelétrico. Simuladores computacionais. Ensino de jovens e adultos (EJA). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Electrodynamics. Photoelectric effect. Computational simulations. Youth and Adult Education. Brazil.
Titulação: Mestre em Ensino de Física
Banca:
Hatsumi Mukai [Orientador] - UEM
Paulo Ricardo Garcia Fernandes - UEM
Ana Maria Osorio Araya - UNESP
Resumo:
Resumo: Uma das dificuldades enfrentadas no ensino de Física no nível Médio na rede pública de educação é a de cumprir o conteúdo programático proposto na ementa pedagógica deste componente curricular, frente a carga horária disponível para o mesmo. O foco dos conteúdos ministrados geralmente é concentrado na parte da Mecânica e pouco se vê sobre a teoria Eletromagnética e muito menos sobre o Efeito Fotoelétrico. Assim, faz-se necessário buscar novas abordagens que permitam que a prática de ensino-aprendizagem seja efetiva. Neste trabalho, é proposta uma abordagem alternativa que é o uso de simuladores virtuais disponíveis gratuitamente na "internet", para abranger tópicos da Eletrodinâmica e o Efeito Fotoelétrico. A vantagem desta proposta é a de contornar a falta de tempo e equipamentos para aulas experimentais e ainda proporcionar aos alunos, além do conteúdo, uma aula mais centrada nos mesmos. O produto educacional gerado é uma apostila que foi elaborada visando à aplicação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino cujo público alvo são pessoas que não concluíram os estudos na idade apropriada e que apresenta características singulares em relação ao ensino regular, e o mesmo aplicado em duas turmas de categorias diferentes. Para a verificação de aprendizagem foi aplicado um questionário pré e pós o uso do Produto Educacional, cujas respostas obtidas foram analisadas baseando-se na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e na pedagogia de Paulo Freire. Observou-se um indicativo de aprendizagem significativa, com evolução conceitual nas respostas dos alunos que, antes da aplicação do produto educacional, responderam com o conhecimento adquirido no cotidiano, e após a aplicação do produto responderam usando o conhecimento científico. Foi também observada de maneira positiva uma aprendizagem afetiva, cuja manifestação sempre acompanha a aprendizagem significativa, com os alunos se mostrando interessados e animados ao explorar uma ferramenta didática diferente das que eles estavam acostumados.

Abstract: One of the difficulties faced in Physics teaching at public high school is to fulfill the programmatic content proposed in the pedagogical planning of this curricular component, given the available timetable. The focus of the contents taught is usually concentrated at Mechanics and little is seen about the Electromagnetic theory, much less on the Photoelectric Effect. Thus, it is necessary to seek new approaches that allow the teaching-learning practice to be effective. In this work, an alternative approach is proposed that is the use of virtual simulators freely available on the "internet", in order to cover topics of Electrodynamics and the Photoelectric Effect. The advantage of this proposal is to work around the lack of time and equipment for experimental classes and provide the students, besides the content, better focused classes. The educational product generated is a handout that has been elaborated directed to the students of the Education of Young and Adults (EJA), modality of education whose target audience are people who did not finish the studies at the appropriate age and that presents singular characteristics compared to the regular education. It was implemented in two classes of different categories. For the learning verification a questionnaire was applied before and after the use of the Educational Product, whose answers were analyzed based on David Ausubel's theory of significant learning and Paulo Freire's pedagogy. Indicatives of significant learning was observed, with conceptual evolution in the students' answers that, before the application of the educational product, answered with the knowledge acquired in the daily life, and after the application of the product they were able to answer using scientific knowledge. It was also observed in a positive way an affective learning, which manifestation always follow the significant learning, with the students being interested and excited when exploring a didactic tool different from the ones that they were used to.
Data da defesa: 11/2016
Código: vtls000224574
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Hatsumi Mukai
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas . Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física
Nível: Dissertação (mestrado em Ensino de Física)
UEM: Departamento de Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertação Marcos Paulo Baliscei MNPEF.pdf
Tamanho: 9882 Kb (10118825 bytes)
Criado: 23-01-2017 17:27
Atualizado: 23-01-2017 17:46
Visitas: 884
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar