Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Uma sequncia didtica alternativa : conceitos de eletricidade e o efeito fotoeltrico utilizando simulaes computacionais
Ttulo [EN]: An alternative instructional sequence: eletricity and the photoeletric effect concepts using computational simulations
Autor(es): Marcos Paulo Baliscei
Palavras-chave [PT]:

Eletrodinmica. Efeito fotoeltrico. Simuladores computacionais. Ensino de jovens e adultos (EJA). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Electrodynamics. Photoelectric effect. Computational simulations. Youth and Adult Education. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Hatsumi Mukai [Orientador] - UEM
Paulo Ricardo Garcia Fernandes - UEM
Ana Maria Osorio Araya - UNESP
Resumo:
Resumo: Uma das dificuldades enfrentadas no ensino de Fsica no nvel Mdio na rede pblica de educao a de cumprir o contedo programtico proposto na ementa pedaggica deste componente curricular, frente a carga horria disponvel para o mesmo. O foco dos contedos ministrados geralmente concentrado na parte da Mecnica e pouco se v sobre a teoria Eletromagntica e muito menos sobre o Efeito Fotoeltrico. Assim, faz-se necessrio buscar novas abordagens que permitam que a prtica de ensino-aprendizagem seja efetiva. Neste trabalho, proposta uma abordagem alternativa que o uso de simuladores virtuais disponveis gratuitamente na "internet", para abranger tpicos da Eletrodinmica e o Efeito Fotoeltrico. A vantagem desta proposta a de contornar a falta de tempo e equipamentos para aulas experimentais e ainda proporcionar aos alunos, alm do contedo, uma aula mais centrada nos mesmos. O produto educacional gerado uma apostila que foi elaborada visando aplicao aos alunos da Educao de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino cujo pblico alvo so pessoas que no concluram os estudos na idade apropriada e que apresenta caractersticas singulares em relao ao ensino regular, e o mesmo aplicado em duas turmas de categorias diferentes. Para a verificao de aprendizagem foi aplicado um questionrio pr e ps o uso do Produto Educacional, cujas respostas obtidas foram analisadas baseando-se na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e na pedagogia de Paulo Freire. Observou-se um indicativo de aprendizagem significativa, com evoluo conceitual nas respostas dos alunos que, antes da aplicao do produto educacional, responderam com o conhecimento adquirido no cotidiano, e aps a aplicao do produto responderam usando o conhecimento cientfico. Foi tambm observada de maneira positiva uma aprendizagem afetiva, cuja manifestao sempre acompanha a aprendizagem significativa, com os alunos se mostrando interessados e animados ao explorar uma ferramenta didtica diferente das que eles estavam acostumados.

Abstract: One of the difficulties faced in Physics teaching at public high school is to fulfill the programmatic content proposed in the pedagogical planning of this curricular component, given the available timetable. The focus of the contents taught is usually concentrated at Mechanics and little is seen about the Electromagnetic theory, much less on the Photoelectric Effect. Thus, it is necessary to seek new approaches that allow the teaching-learning practice to be effective. In this work, an alternative approach is proposed that is the use of virtual simulators freely available on the "internet", in order to cover topics of Electrodynamics and the Photoelectric Effect. The advantage of this proposal is to work around the lack of time and equipment for experimental classes and provide the students, besides the content, better focused classes. The educational product generated is a handout that has been elaborated directed to the students of the Education of Young and Adults (EJA), modality of education whose target audience are people who did not finish the studies at the appropriate age and that presents singular characteristics compared to the regular education. It was implemented in two classes of different categories. For the learning verification a questionnaire was applied before and after the use of the Educational Product, whose answers were analyzed based on David Ausubel's theory of significant learning and Paulo Freire's pedagogy. Indicatives of significant learning was observed, with conceptual evolution in the students' answers that, before the application of the educational product, answered with the knowledge acquired in the daily life, and after the application of the product they were able to answer using scientific knowledge. It was also observed in a positive way an affective learning, which manifestation always follow the significant learning, with the students being interested and excited when exploring a didactic tool different from the ones that they were used to.
Data da defesa: 11/2016
Cdigo: vtls000224574
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Hatsumi Mukai
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao Marcos Paulo Baliscei MNPEF.pdf
Tamanho: 9882 Kb (10118825 bytes)
Criado: 23-01-2017 17:27
Atualizado: 23-01-2017 17:46
Visitas: 274
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.