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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas - Mestrado Profissional

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Ttulo [PT]: O ciclo intercultural de iniciao acadmica para estudantes indgenas da Universidade Estadual de Londrina
Ttulo [EN]: Intercultural cycle of academic initiation to indigenous students at the State University of Londrina
Autor(es): Roseli Alves
Palavras-chave [PT]:

ndios. Educao (Superior). Polticas pblicas. Programas de ao afirmativa na educao. Comisso Universidade para os ndios (CUIA). Estudantes indgenas. Londrina. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Indigenous peoples. Intercultural cycle. Higher Education. Affirmative Action Public Policy. Londrina. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Elaborao de Polticas Pblicas
Titulao: Mestre em Polticas Pblicas
Banca:
Isabel Cristina Rodrigues [Orientador] - UEM
Wagner Roberto do Amaral - UEL
Marivnia Conceio de Arajo - UEM
Resumo:
Resumo: A partir da implantao da Lei Estadual N 13.134/2001, modificada posteriormente pela lei N 14.995/2006, que estabeleceu a criao das vagas suplementares para os indgenas nas universidades pblicas do Estado do Paran, vrias foram as estratgias da Comisso Universidade para os ndios (CUIA) visando fortalecer o ingresso, a permanncia e a integralizao dos cursos pelos estudantes universitrios indgenas nas Instituies de Ensino Superior do Estado do Paran (IES) beneficiados pela lei. Dentre estas, est a experincia da implantao do Ciclo Intercultural de Iniciao Acadmica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), o qual foi criado em 2013 e implantado em 2014. Ao ser aprovado no Vestibular dos Povos Indgenas, o estudante se matricula passando a frequentar o Ciclo obrigatoriamente por um ano e, sendo aprovado, realiza a matrcula no curso de graduao de sua escolha. Este curso tem como meta fortalecer a permanncia destes estudantes na UEL, diminuindo a evaso e consequentemente elevando o ndice de formandos. Consta no trabalho, primeiramente, as contribuies da CUIA-Estadual a qual figura como principal responsvel e norteadora de polticas de permanncia dentro das IES segue mostrando as demandas da CUIA-UEL e, posteriormente, descreve o Ciclo como instrumento de ao necessrio ao fortalecimento da poltica pblica de ao afirmativa no Paran. Como referencial terico apresenta-se especialmente as contribuies dos pesquisadores de aes afirmativas e da insero dos povos indgenas nas universidades do Estado do Paran, a compreenso sobre as Fronteiras tnicas, por Fredrik Barth (1998), a Teoria de Campo de Bourdieu (1996), as relaes entre agentes colonizadores e colonizados ensinados por Balandier (1969) no campo da Antropologia Poltica, seguindo a orientao metodolgica para o estudo de caso abordado por Yin (2001) e para as entrevistas semiestruturadas utilizou-se da tcnica do gravador de acordo com Queiroz (1991). O estudo teve como metodologia o acompanhamento das reunies e atividades do Ciclo Intercultural e das aes da Comisso Universidade para os ndios (CUIA); realizao de entrevistas abertas semiestruturadas com integrantes da CUIA e com os estudantes e educadores do Ciclo; reviso da literatura sobre o assunto e anlise dos atos normativos de criao e funcionamento do mesmo. Com este trabalho espera-se refletir sobre a possibilidade de ampliao do Ciclo Intercultural para as IES pblicas do Paran.

Abstract: The implementation of the State LawN. 13,134 / 2001, modified later by the Law N. 14,995 / 2006, established the creation of additional places for the indigenous peo-ples in public universities in the state of Paran. Since then several strategies were created by the University Commission for the Indians (CUIA) in order to strengthen the admission, continuity and graduation for indigenous university students from Parans Higher Education Institutions (HEIs) benefited by the law. Among those strategieslies the implementation experience of theLondrina State University (UEL)Intercultural Cycle for Academic Initiation which was created in 2013 and im-plemented early 2014. Upon successful admissionin the Indigenous Peoples Ad-mission Exam, it is mandatoryforenrolled students to attend the Cycle during a year and if approved they can be enrolled in an undergraduate course of their choice. TheCycle program aims to strengthen the permanence of these students at UEL, reducing college dropouts and consequently raising graduationrates. This research goes over, first, CUIA-States contributions which figures as main guiding head for permanence policies within the HEIs then shows CUIA-UELsdemands and sub-sequently describes the cycle as an indispensable action tool for the strengthening of affirmative action public policy in Paran. The theoretical framework presents es-pecially the contributions of researchers from affirmative action and inclusion of in-digenous peoples in the State of Paran universities, the understanding of Ethnic Boundariesby Fredrik Barth (1998), Bourdieu's Field Theory (1996), relations be-tween "colonizers" and "colonized" taught by Balandier (1969) in the field of political anthropology, following methodological guidelines for the case study addressed by Yin (2001) and the semi-structured interview was used recorder technique accord-ing to Queiroz (1991). The study's methodology is based on watching meetings and activities of the Intercultural Cycle and actions by the University Committee for the Indians (CUIA); interviewing (in a semi-structured way) members of the open CUIA, as well as Cyclesstudentsand educators; reviewingliterature about the subject; and analyzing normative acts among Cycles creation and operation. It is expected from this work to reflect over the prospectsof increased coverage of the "Intercultural Cy-cle" in the public universitiesof Paran.
Data da defesa: 09/08/2016
Cdigo: vtls000224578
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Isabel Cristina Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas
Nvel: Dissertao (mestrado em Polticas Pblicas)
UEM: Departamento de Cincias Sociais

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Alves_Roseli_Me_2016.pdf
Tamanho: 1127 Kb (1154123 bytes)
Criado: 26-01-2017 17:20
Atualizado: 26-01-2017 17:37
Visitas: 222
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