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Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

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Ttulo [PT]: Raios X no ensino mdio via acesso remoto na perspectiva da aprendizagem significativa
Ttulo [EN]: X-rays in high school by remote access in the meaningful learning perspective
Autor(es): Ivanildo Fabricio de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Ensino mdio. Teoria de aprendizagem. Aprendizagem significativa. Raios X. Acesso remoto. Ensino de Fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Modern physics teaching. X-rays. Meaningful learning. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Paulo Ricardo Garcia Fernandes [Orientador] - UEM
Celso Xavier Cardoso - UNESP
Maurcio Antnio Custdio de Melo - UEM
Resumo:
Resumo: Os avanos nas Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), associado ao currculo escolar desatualizado, tem desestimulado a juventude estudantil no interesse pelo conhecimento cientfico. Assim como a falta de estratgias de ensino aprendizagem nas aulas de Fsica Moderna e Contempornea (FMC) que do pouco ou nenhuma nfase ao contedo de Raios X. Sendo assim, o objetivo deste trabalho , alm de aplicar uma sequncia didtica, levar a comunidade escolar a participar de um experimento de Raios X via acesso remoto, para proporcionar conceitos bsicos de FMC na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de D. Ausubel. Para isso, faremos parceria com o Laboratrio de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI UEM) para fazermos uso da utilizao da Robtica Educacional e do aparelho de Raios X para analisar os fenmenos de Difrao e Absoro de ftons provindos dos raios X. Os alunos da Terceira Srie do Ensino Mdio, da rede pblica, efetuaram medidas remotamente em tempo real da difrao de raios X, bem como tambm analisaram os espectros eletromagnticos obtidos por meio de grficos, onde analisaram a amostra slida da rede cristalina de Fluoreto de Ltio (LiF) sem e com filtros metlicos: Cobre (Cu), Estanho (Sn), Nquel (Ni) e Chumbo (Pb). Portanto, este trabalho, justifica-se por verificar a incorporao dos conceitos fsicos e tecnolgicos para facilitar a compreenso da realidade dos educandos, como por exemplo, os Exames de Radiografia, assim, unir saberes acadmicos com o conhecimento experimental.

Abstract: Advances in Information and Communication Technologies (ICTs) associated to outdated curriculum of the high school have led young students to lose their interest in scientific knowledge. In this sense, the lack of strategies teaching in the classes of Modern and Contemporary Physics (MCP), giving little or no emphasis on subjects such as X-rays, also contributes to this disinterest in science. The goal of this work is to apply a didactic sequence in a class of third year students of a public high school about X-rays. The students of the high school have made an X-rays diffraction experiment manipulated by remote access in partnership with Laboratrio de Acesso Remoto Interdisciplinar (LARI) of the Universidade Estadual de Maring associated to LIFE/CAPES project. This theme was chosen because it involves the students with a real experience in the context of modern physics in the perspective of meaningful learning of Ausubel and Novak concept maps. The sample investigated was Lithium Fluoride (LiF) and the filters were Copper (Cu), Tin (Sn), Nickel (Ni) and Plumbum (Pb). In order to analyze the experimental spectrums of the diffraction and absorption of the used materials, the students were instructed to made graphics. In this way, in our view, this work is justified due to verification of the incorporation of physical and technological concepts that facilitated the understanding of the students about subjects such as X-rays by using a real experimental set up.
Data da defesa: 11/2016
Cdigo: vtls000224951
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Garcia Fernandes
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao em Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 012_Ivanildo Fabricio - MNPEF-2016 - UEM.pdf
Tamanho: 3229 Kb (3306237 bytes)
Criado: 20-03-2017 14:03
Atualizado: 20-03-2017 14:14
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