Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM
Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Física > Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM
Título [PT]: Mecânica quântica para o ensino médio : explorando a utilização de recursos didáticos diversos
Título [EN]: Quantum mechanics for high school: exploring the use of diverse teaching resources
Autor(es): Eduardo Alexandrino Ávila
Palavras-chave [PT]:
Física. Ensino médio. Mecânica quântica. Recursos didáticos. Ensino de Física. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Physics teaching. Quantum mechanics. Didactic resources. Brazil. |
Titulação: Mestre em Ensino de Física
Banca:
Luciano Gonsalves Costa [Orientador] - UEM
Adriana da Silva Fontes - UTFPR
Hercília Alves Pereira - UFPR |
Resumo:
Resumo: A escola, além do papel de transmissão dos saberes historicamente construídos, é um lugar para a reflexão e criação de novas interpretações, onde deve se estimular a capacidade inerente da criatividade. As mudanças da concepção de escola e as novas alternativas sobre a sua construção devem ser analisadas sob a perspectiva da cultura que o aluno traz da sua convivência social, sua experiência com o conhecimento fora da sala de aula e a cultura oferecida no ambiente escolar. A Educação Básica, que busca a universalização de seu acesso, exige a reflexão sobre os saberes transmitidos. A relevância do ensino de Física para a formação básica encontra obstáculos, não apenas nos conteúdos tradicionais, mas especificamente na Física Moderna e Contemporânea. Nesse sentido, investigamos os desafios e propomos estratégias para o seu enfrentamento. O ensino não deve apenas se traduzir em conceitos abstratos fora de contextualização, por isso também investigamos o apoio de materiais didáticos disponíveis para Ensino Médio para a elaboração desse curso, concretizando-o com a prática em sala de aula. Por meio de uma revisão bibliográfica de livros de ensino de Física na Educação Básica, elaboramos apresentações em slides e aplicamos um curso-piloto em sala de aula, oferecendo, assim, uma experiência no ensino de Mecânica Quântica. Com a finalidade de aplicar um curso-piloto de Mecânica Quântica em situações reais de uma escola da rede estadual de ensino do Paraná, nos preocupamos em adaptar às condições de infraestrutura, carga horária e pré-requisitos dos alunos. Visamos que os conteúdos ensinados despertem interesse dos alunos, e apresentamos um conteúdo que faça sentido na vida do aluno e na possibilidade de aplicação no que é estudado.
Abstract: Besides the role of transmitting the knowledge historically constructed to the students, the school is a place to the reflection and creation of new interpretations, where it must be stimulated the capacity inherent of creativity. The changes from the conception of school and the new alternatives about its construction must be analyzed by the perspective of the culture which the student brings from his or her social living, his or her experience with the knowledge outside the classroom and the culture offered in the scholar environment. The basic education, which seeks the universalization of its access, demands the reflection about the transmitted knowledge. The relevance of the physics teaching to the basic formation comes across obstacles, not only on the traditional content, but also specifically on the Modern and Contemporary Physics. In this regard, we will investigate the challenges and suggest strategies to its confrontation. The education must not translate itself only into abstract concepts away from contextualization, this way we will also investigate the support of the didactic material available for high school in order to elaborate this course and achieve the practice into the classroom. By doing a bibliographic review of Physics teaching books in the basic education, we will develop presentations in slide and apply a pilot course into the classroom. Offering this way, an experience in the Quantum Mechanics teaching. By aiming the application of a pilot course of Quantum Mechanics in real situations from a state school at Paraná, we will be careful about adapting to the infrastructure conditions, workload and prerequisites of the student. Seeking for awakening the interest of the students about the taught contents, we will present the subject that makes sense in the student's life and in the possibility of applying what is studied. |
Data da defesa: 12/2016
Código: vtls000224955
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas . Programa Pós-Graduação em Ensino de Física
Nível: Dissertação (mestrado em Ensino de Física)
UEM: Departamento de Física |
Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 011_Eduardo Alexandrino Ávila _ MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 4291 Kb (4393981 bytes)
Criado: 20-03-2017 16:01
Atualizado: 20-03-2017 16:07
Visitas: 866
Downloads: 4
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|