Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Mecnica quntica para o ensino mdio : explorando a utilizao de recursos didticos diversos
Ttulo [EN]: Quantum mechanics for high school: exploring the use of diverse teaching resources
Autor(es): Eduardo Alexandrino vila
Palavras-chave [PT]:

Fsica. Ensino mdio. Mecnica quntica. Recursos didticos. Ensino de Fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics teaching. Quantum mechanics. Didactic resources. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Luciano Gonsalves Costa [Orientador] - UEM
Adriana da Silva Fontes - UTFPR
Herclia Alves Pereira - UFPR
Resumo:
Resumo: A escola, alm do papel de transmisso dos saberes historicamente construdos, um lugar para a reflexo e criao de novas interpretaes, onde deve se estimular a capacidade inerente da criatividade. As mudanas da concepo de escola e as novas alternativas sobre a sua construo devem ser analisadas sob a perspectiva da cultura que o aluno traz da sua convivncia social, sua experincia com o conhecimento fora da sala de aula e a cultura oferecida no ambiente escolar. A Educao Bsica, que busca a universalizao de seu acesso, exige a reflexo sobre os saberes transmitidos. A relevncia do ensino de Fsica para a formao bsica encontra obstculos, no apenas nos contedos tradicionais, mas especificamente na Fsica Moderna e Contempornea. Nesse sentido, investigamos os desafios e propomos estratgias para o seu enfrentamento. O ensino no deve apenas se traduzir em conceitos abstratos fora de contextualizao, por isso tambm investigamos o apoio de materiais didticos disponveis para Ensino Mdio para a elaborao desse curso, concretizando-o com a prtica em sala de aula. Por meio de uma reviso bibliogrfica de livros de ensino de Fsica na Educao Bsica, elaboramos apresentaes em slides e aplicamos um curso-piloto em sala de aula, oferecendo, assim, uma experincia no ensino de Mecnica Quntica. Com a finalidade de aplicar um curso-piloto de Mecnica Quntica em situaes reais de uma escola da rede estadual de ensino do Paran, nos preocupamos em adaptar s condies de infraestrutura, carga horria e pr-requisitos dos alunos. Visamos que os contedos ensinados despertem interesse dos alunos, e apresentamos um contedo que faa sentido na vida do aluno e na possibilidade de aplicao no que estudado.

Abstract: Besides the role of transmitting the knowledge historically constructed to the students, the school is a place to the reflection and creation of new interpretations, where it must be stimulated the capacity inherent of creativity. The changes from the conception of school and the new alternatives about its construction must be analyzed by the perspective of the culture which the student brings from his or her social living, his or her experience with the knowledge outside the classroom and the culture offered in the scholar environment. The basic education, which seeks the universalization of its access, demands the reflection about the transmitted knowledge. The relevance of the physics teaching to the basic formation comes across obstacles, not only on the traditional content, but also specifically on the Modern and Contemporary Physics. In this regard, we will investigate the challenges and suggest strategies to its confrontation. The education must not translate itself only into abstract concepts away from contextualization, this way we will also investigate the support of the didactic material available for high school in order to elaborate this course and achieve the practice into the classroom. By doing a bibliographic review of Physics teaching books in the basic education, we will develop presentations in slide and apply a pilot course into the classroom. Offering this way, an experience in the Quantum Mechanics teaching. By aiming the application of a pilot course of Quantum Mechanics in real situations from a state school at Paran, we will be careful about adapting to the infrastructure conditions, workload and prerequisites of the student. Seeking for awakening the interest of the students about the taught contents, we will present the subject that makes sense in the student's life and in the possibility of applying what is studied.
Data da defesa: 12/2016
Cdigo: vtls000224955
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa Ps-Graduao em Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 011_Eduardo Alexandrino vila _ MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 4291 Kb (4393981 bytes)
Criado: 20-03-2017 16:01
Atualizado: 20-03-2017 16:07
Visitas: 312
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.