Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Histria da cincia em sala de aula : uma proposta para a abordagem do desenvolvimento dos conceitos de peso do ar e presso atmosfrica
Ttulo [EN]: History of science in the classroom: A proposal to approach the development of the concepts of air weight and atmospheric pressure
Autor(es): Dayson de Mello Silva
Palavras-chave [PT]:

Histria da cincia. Histria e epistemologia da cincia. Presso atmosfrica. Ensino de fsica. Anlise histrica. Peso do ar. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science history. Atmospheric pression. Air weight. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Jusmar Valentin Bellini [Orientador] - UEM
Fabio Rogerio Longen - UTFPR
Luciano Gonsalves Costa - UEM
Resumo:
Resumo: O presente trabalho prope a utilizao da histria da cincia em sala de aula como ferramenta facilitadora na construo do conhecimento por parte dos alunos. Comentamos a atual situao do ensino de Fsica e da passamos importncia de um ensino de fsica contextualizado em sua histria. O trabalho faz tambm uma relao entre a utilizao da histria da cincia com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para aplicao da metodologia histrica foi criado um produto educacional, que se trata de uma apostila contendo o recorte histrico referente ao estabelecimento do peso do ar e de presso atmosfrica. A apostila fornece material histrico referente a transio do pensamento Aristotlico do horror ao vazio em favor de uma teoria fundada em experimentos e processo de medida. Para tanto, foi feito o acompanhamento das contribuies de quatro grandes cientistas: Evangelista Torricelli, Blaise Pascal, Otto Von Guericke e Robert Boyle. O material histrico foi aplicado aos alunos em sala de aula fazendo-se uso de slides, vdeos e de um aplicativo que simula a dependncia da presso em funo do volume ocupado por um gs. Todo esse contedo se encontra disponibilizado em um blog, criado para facilitar o acesso ao produto gerado. Os resultados da metodologia aplicada foram bastante satisfatrios, sendo que a grande maioria dos alunos obteve um crescimento bastante considervel.

Abstract: The present work proposes the use of science history in the classroom as a tool facilitating the construction of knowledge by students. We comment on the current situation of Physics teaching and then we move to the importance of a physics education contextualized in its history. The work also makes a link between the use of science history with the theory of meaningful learning of Ausubel. For the application of this historical methodology, an educational product was created, that consists in an apostille containing the historical period related to the establishment of the air weight and atmospheric pressure. The apostille provides historical material concerning the transition from Aristotelian thought the horror of emptiness in favor of a theory founded on experiments and measurement process. To that end, it made the monitoring of contributions from four major scientists: Evangelista Torricelli, Blaise Pascal, Otto von Guericke and Robert Boyle. The historical material was applied to the students in the classroom by making use of slides, videos and an application that simulates the dependence of the pressure and volume occupied by a gas. All this content is available on a blog, created to facilitate access to the generated product. The results of the methodology applied were quite satisfactory, and the vast majority of students obtained a considerable growth.
Data da defesa: 12/2016
Cdigo: vtls000224958
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Jusmar Valentin Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa Ps-Graduao em Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 010_ Dayson de Mello Silva MNPEF_UEM.pdf
Tamanho: 21382 Kb (21894910 bytes)
Criado: 21-03-2017 10:25
Atualizado: 21-03-2017 11:04
Visitas: 262
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.