Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Início > Dissertações e Teses > Ciências Exatas e da Terra > Física > Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo UEM

Título [PT]: Problemas de Fermi nas aulas de física : estratégias para resolução de problemas de estimativas
Título [EN]: Fermi's problems in physics classes: strategies for resolving problems of estimates
Autor(es): Renato Rodrigues dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Estimativa de Fermi. Aprendizagem significativa. Ensino de física. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics education. Fermi estimates. Meaningful learning. Brazil.
Titulação: Mestre em Ensino de Física
Banca:
Breno Ferraz de Oliveira [Orientador] - UEM
Roseli Constantino Schwerz - UTFPR
Hatsumi Mukai - UEM
Resumo:
Resumo: Pretende-se com esta pesquisa, produzir, aplicar e avaliar uma sequência didática, com o objetivo de trabalhar estimativas numéricas na resolução de problemas de Fermi. A pesquisa tem caráter qualitativo e desenvolveu-se no formato de um minicurso, aplicado em uma turma de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do IFPR Campus Paranavaí. A revisão de literatura elencou elementos sobre: Estimativas de Fermi, sequências didáticas e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que foi utilizada para nortear a preparação das atividades desenvolvidas, bem como avaliar os resultados obtidos. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os estudantes desenvolveram diferentes estratégias para resolver os problemas com êxito, e com isso, esse tipo de problema pode ser útil, pois permite ao educando refletir sobre sua resolução, não se preocupando apenas em chegar a uma solução única. Os resultados foram satisfatórios, apesar de parte dos estudantes não terem atingido os objetivos foi possível identificar as suas dificuldades e assim, propor intervenções para a readequação da sequência didática.

Abstract: The aim of this research is to produce, apply and evaluate a didactic sequence, with the purpose of working numerical estimates in solving Fermi problems. The research has a qualitative character and was developed in a minicourse format, applied in a first-year High School class at IFPR Campus Paranavaí. The literature review listed elements about: Fermi's estimates, didactic sequences and David Ausubel's theory of meaningful learning. All these elements was used to guide the preparation of the activities developed, as well as to evaluate the results obtained. The results evidenced in this research indicate that students have developed different strategies to solve problems successfully. So, we considered that this type of problem can be useful as it allows students to reflect on their resolution, not only worrying about reaching a unique solution. The results were satisfactory because, although part of the students did not reach the objectives, it was possible to identify their difficulties and, thus, to propose interventions for the re-adaptation of the didactic sequence.
Data da defesa: 01/2017
Código: vtls000224960
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas . Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Nível: Dissertação (mestrado em Ensino de Física)
UEM: Departamento de Física

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 014 Renato Rodrigues dos Santos MNPEF UEM.pdf
Tamanho: 3239 Kb (3316675 bytes)
Criado: 21-03-2017 12:25
Atualizado: 21-03-2017 12:29
Visitas: 729
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar