Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Exatas e da Terra > Fsica > Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica (MNPEF) - Polo UEM

Ttulo [PT]: Problemas de Fermi nas aulas de fsica : estratgias para resoluo de problemas de estimativas
Ttulo [EN]: Fermi's problems in physics classes: strategies for resolving problems of estimates
Autor(es): Renato Rodrigues dos Santos
Palavras-chave [PT]:

Estimativa de Fermi. Aprendizagem significativa. Ensino de fsica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physics education. Fermi estimates. Meaningful learning. Brazil.
Titulao: Mestre em Ensino de Fsica
Banca:
Breno Ferraz de Oliveira [Orientador] - UEM
Roseli Constantino Schwerz - UTFPR
Hatsumi Mukai - UEM
Resumo:
Resumo: Pretende-se com esta pesquisa, produzir, aplicar e avaliar uma sequncia didtica, com o objetivo de trabalhar estimativas numricas na resoluo de problemas de Fermi. A pesquisa tem carter qualitativo e desenvolveu-se no formato de um minicurso, aplicado em uma turma de estudantes do primeiro ano do Ensino Mdio do IFPR Campus Paranava. A reviso de literatura elencou elementos sobre: Estimativas de Fermi, sequncias didticas e a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, que foi utilizada para nortear a preparao das atividades desenvolvidas, bem como avaliar os resultados obtidos. Os resultados evidenciados nesta pesquisa indicam que os estudantes desenvolveram diferentes estratgias para resolver os problemas com xito, e com isso, esse tipo de problema pode ser til, pois permite ao educando refletir sobre sua resoluo, no se preocupando apenas em chegar a uma soluo nica. Os resultados foram satisfatrios, apesar de parte dos estudantes no terem atingido os objetivos foi possvel identificar as suas dificuldades e assim, propor intervenes para a readequao da sequncia didtica.

Abstract: The aim of this research is to produce, apply and evaluate a didactic sequence, with the purpose of working numerical estimates in solving Fermi problems. The research has a qualitative character and was developed in a minicourse format, applied in a first-year High School class at IFPR Campus Paranava. The literature review listed elements about: Fermi's estimates, didactic sequences and David Ausubel's theory of meaningful learning. All these elements was used to guide the preparation of the activities developed, as well as to evaluate the results obtained. The results evidenced in this research indicate that students have developed different strategies to solve problems successfully. So, we considered that this type of problem can be useful as it allows students to reflect on their resolution, not only worrying about reaching a unique solution. The results were satisfactory because, although part of the students did not reach the objectives, it was possible to identify their difficulties and, thus, to propose interventions for the re-adaptation of the didactic sequence.
Data da defesa: 01/2017
Cdigo: vtls000224960
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas . Programa de Ps-Graduao do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Ensino de Fsica)
UEM: Departamento de Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 014 Renato Rodrigues dos Santos MNPEF UEM.pdf
Tamanho: 3239 Kb (3316675 bytes)
Criado: 21-03-2017 12:25
Atualizado: 21-03-2017 12:29
Visitas: 280
Downloads: 1

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.