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Ttulo [PT]: Especificidade de ativos : estudo das transaes de venda da fcula de mandioca processada por fecularias do estado do Paran
Autor(es): Karen Miniacci
Palavras-chave [PT]:

Especificidades de ativos. Fecularia de Mandioca. Especificidades de ativos. Transaes comerciais de venda. Agroindstria. Aspectos econmicos. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Specificity of the assets. Manioc starch-producing. Sales trading transactions. Paran (State). Brazil.
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Deisy Cristina Corra Igarashi [Orientador] - UEM
Jos Luiz Parr - UEM
Sandra Mara Schiavi Bnkuti - UEM
Resumo:
Resumo: Vinculada com a Nova Economia Institucional (NEI), com vertente micro econmica est a Economia de Custos de Transao (ECT), a qual composta por dois agrupamentos: pressupostos comportamentais (racionalidade limitada e oportunismo) e atributos da transao (frequncia, incerteza e especificidade de ativos). Apesar de os elementos que compem estes agrupamentos serem tratados de modo complementar, Williamson (1985) considera que a especificidade de ativos o atributo mais importante ao se determinar a estrutura de governana mais eficiente para a firma. Neste sentido, pesquisas realizadas junto ao contexto nacional indicam que a vertente terica da ECT se mostra adequada para o estudo na agroindstria de fcula de mandioca no Brasil por haver uma complexa coordenao em torno de toda a sua cadeia produtiva. Alm disso trabalhos anteriores desenvolvidos junto ao segmento sugerem que: H especificidades de ativos vinculada ao amido de mandioca; h adoo de integrao vertical; h poucas transaes efetivadas por meio de contratos formais; e h mercados em que os agentes aceitam pagar at 20% mais pela fcula de mandioca processada. Diante do exposto, esta pesquisa estuda o processador da fcula de mandioca instalado no estado do Paran. A pesquisa se desenvolve sob a tica da Nova Economia Institucional, com foco na Economia dos Custos de Transao. O escopo do estudo a especificidade de ativos, e tem por objetivo compreender como as especificidades de ativos se apresentam nas transaes de venda da fcula de mandioca processada por fecularias do Estado do Paran. A pesquisa se configura como qualitativa e descritiva. Realizou-se a coleta de dados primrios a partir de entrevistas semi estruturas e utilizou-se o mtodo de anlise de contedo para explanar os resultados. Os resultados da pesquisa so descritos a partir da anlise dos dados coletados em 15 entrevistas, realizadas com fecularias situadas no Estado do Paran. Identificou-se que h indcios da presena das seguintes especificidades de ativo: fsico, dedicado e de marca. No ativo fsico observou-se a especificidade na dependncia que todas as fecularias apresentam em investimentos constantes em maquinrios e instrumentos especializados, pois sem tais investimentos a transao de venda com os compradores ativos e frequentes de fcula seria descontinuada. Quanto ao ativo dedicado identificou-se a especificidade de modo aparente nas fecularias: 73% dos entrevistados informou que possui alguma exclusividade de produo. Na pesquisa identificou-se fecularias que so dependentes destas transaes, como por exemplo: fecularia que vende 90% de sua produo para um nico comprador, fecularia que produz mais de um tipo de modificao para compradores especficos, ou ainda, fecularia que est testando modificaes em conjunto com o comprador para atender uma demanda especfica. A especificidade de ativo de marca, vinculado a reputao da marca e do produto perante o mercado consumidor, foi identificada nas transaes de venda realizada pelas fecularias aos seus compradores, a partir dos seguintes indcios: 86% das fecularias afirmam possuir compradores que realizam transaes em funo de sua marca, houve relatos de que 60% das vendas, em mdia, se concretizam em funo da marca e 55% das fecularias afirmam que suas vendas reduziram caso a fecularia abandonasse a marca. Por outro lado, no foi identificada a presena das seguintes especificidades de ativos: Locacional, temporal e humano.

Abstract: Linked to the New Institutional Economics (NIE), Transaction Costs Economics (TCE) introduces a microeconomic strand and this theory is composed of two groups: behavioral assumptions (bounded rationality and opportunism) and transaction attributes (frequency, uncertainty and specificity of active). Despite of the elements that compose these groups were treated in an additional manner, Williamson (1985) believes that the specificity of the assets is the most important attribute in establishing the most efficient governance structure for the firm. In this sense, research conducted along the national context indicates that the theoretical strand of TCE shows itself appropriate for the study at the agro-industry of manioc starch in Brazil, because there is a complex coordination around of its entire production chain. Besides, previous studies developed along the segment suggest: there are asset specificities linked to cassava starch; the adoption of vertical integration; there are few transactions effected through formal contracts; and there are markets in which agents accept to pay up to 20% for processed manioc starch. As discussed until this point, this research studies the manioc starch processor installed in the state of Paran. The research was developed by usage of the perspective based on the New Institutional Economics, focusing on Transaction Costs Economics. The main part of this study is the specificity of assets, and it aims to understand how specificities of assets are presented in transactions connected to the sale of manioc starch processed by farms of Paran State. This is a qualitative and descriptive research, in which primary data were collected from semi-structured interviews and the content analysis method was used to explain the findings. The results of the research are analyzed based on data collected of 15 interviews, carried out with starch-producing located at Paran State. It was found that there are indications of the following asset specificities: physical, dedicated and brand. At the physical asset, it was noticed the specificity in farms dependence on regular investments in machinery and specialized instruments, because without such investments, sales transaction with active and frequent buyers of starch would be discontinued. As for the dedicated asset, the specificity was apparent: 73% of respondents described they have some production exclusivity. In this investigation, it was identified starch-producing which are dependent on these transactions, for example: some sell 90% of their production to a single buyer, others which produce more than one type of modification for specific buyers, or even those testing modifications in a partnership with the buyer in order to meet a specific demand. The specificity of a brand asset, connected to the brand and product reputation on consumer market, was identified in sales transactions carried out by starch-producing to their buyers, based on the following: 86% of the starch-producing claim to have buyers who carry out transactions according to their brand, on average, 60% of sales were reported to be based on brand and 55% of those state that their sales would be reduced in case the brand was abandoned. On the other hand, the following asset specificities were not identified: locational, temporal and human.
Data da defesa: 21/12/2016
Cdigo: vtls000224968
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Deisy Cristina Corra Igarashi
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Sociais Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 072. Karen Miniacci.pdf
Tamanho: 1215 Kb (1243681 bytes)
Criado: 22-03-2017 12:47
Atualizado: 22-03-2017 13:04
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