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Ttulo [PT]: Aprendizagem organizacional sob a perspectiva da teoria da atividade histrico-cultural : uma interveno do laboratrio de mudana na gesto de resduos em um hospital-escola
Autor(es): Maurcio Donavan Rodrigues Paniza
Palavras-chave [PT]:

Estudos organizacionais. Aprendizagem organizacional. Hospital escola. Gesto de resduos. Pesquisa intervencionista. Teoria da atividade histrico-cultural. Aprendizagem expansiva. Laboratrio de mudana. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Interventionist research. Cultural-historical activity theory. Expansive learning. Change laboratory. Waste management. Brazil.
rea de concentrao: Organizaes e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Marcio Pascoal Cassandre [Orientador] - UEM
Marco Antonio Pereira Querol - UFS
Elisa Yoshie Ichikawa - UEM
Priscilla Borgonhoni Chagas - UEM
Resumo:
Resumo: Minha dissertao aborda uma pesquisa intervencionista realizada em um hospital-escola pblico. Historicamente a organizao tem enfrentado dificuldades para realizar a atividade de gesto de resduos, de modo que se construiu um Laboratrio de Mudana - metodologia indita no Brasil - para facilitar um processo de aprendizagem junto aos trabalhadores. A base terica adotada na pesquisa, oriunda da Teoria da Atividade Histrico-Cultural, compreende a aprendizagem em contextos de trabalho como um movimento histrico, a partir da busca de como a atividade de trabalho se apresentava no passado, como hoje, e qual o futuro desejado para ela; e ainda compreende um movimento cultural, a partir da considerao de artefatos mediadores fsicos e simblicos, dos quais os trabalhadores se utilizam para desenvolver a atividade laboral. Assim, aprendizes so estimulados a transformar as atividades de trabalho para um modelo futuro que ao ser criado, primeiro testado em um ambiente pequeno da organizao, denominado de clula germinal, antes de ter a possibilidade de ser estendido ao restante da organizao. Nesse sentido, minha pesquisa aborda como um grupo de vinte (20) trabalhadores do hospital tem construdo tal movimento de aprendizagem. Para conceber a narrativa, realizei uma pesquisa junto a documentos escritos e audiovisuais bem como entrevistei oito trabalhadores que ilustraram o movimento realizado durante a interveno do LM. Por meio dos documentos acessados, descrevi o histrico da interveno realizada no hospital desde o convite da gesto, a etnografia realizada pelo pesquisador intervencionista, as doze sesses do Laboratrio de Mudana, e a primeira sesso de acompanhamento ocorrida em maio de 2016. O desvelamento do movimento de aprendizagem levou em conta as fases do ciclo expansivo, que se iniciou com o questionamento da atividade, depois com a anlise do passado e do presente, a proposta, o exame e a implementao de um novo modelo. Ainda no foram vivenciadas as fases de reflexo e consolidao desse novo modelo. No movimento de aprendizagem que foi construdo, os trabalhadores perceberam que a organizao da atividade de gesto de resduos do passado e do presente eram e continuam sendo insuficientes para atender as demandas da comunidade hospitalar e externa. Atualmente, os trabalhadores esto na fase da implementao do novo modelo. Para o futuro, eles propuseram a criao de um grupo de gesto de resduos piloto, a fim de torn-lo um servio e funcionar em perodo integral, auxiliado por grupos de trabalho constitudos de acordo com as necessidades da gesto de resduos, e multiplicadores para realizar a orientao pontual dos colegas de trabalho nos setores. A implementao do modelo em forma de teste vem sofrendo resistncias na organizao, e tambm gerando conflitos. Apesar disso, por meio da escuta realizada nas entrevistas, os trabalhadores perceberam que a aprendizagem construda no Laboratrio foi uma iniciativa importante para a conscientizao sobre a responsabilidade decorrente da gesto de resduos. Um resultado concreto reconhecido pelos trabalhadores foi a obteno de um gestor ambiental com dedicao exclusiva para atender a atividade. Por isso, pesquisas futuras sero necessrias para acompanhar a concretizao desse movimento de aprendizagem, e debater as implicaes tericas e prticas da metodologia do LM. Dentre as questes que podero ser pesquisadas, cito primeiramente a transposio de uma metodologia criada na Finlndia para o contexto brasileiro, a compreendendo as adaptaes que foram necessrias para implementar o Laboratrio no hospital, e ainda menciono a finalidade do conhecimento produzido pelo LM, considerando os contrastes entre as necessidades de uma gesto financeiramente eficiente e as carncias dos trabalhadores. Para isso, sugiro a ampliao do espao de escuta realizado nas entrevistas, de forma que todos os trabalhadores que participaram do LM sejam ouvidos.

Abstract: My dissertation is about an interventionist research conducted at a public hospital-school. Historically the organization has faced difficulties to carry out the activity of waste management, so that a Change Laboratory (CL) was built - an unprecedented methodology in Brazil - to facilitate a process of learning with the workers. The theoretical basis adopted in the research, derived from the Historical-Cultural Activity Theory (CHAT) understands learning in work contexts as a historical movement, from the search of how the work activity presented itself in the past, as it is today, and what the desired future for it, and still understands a cultural movement, from the consideration of physical and symbolic mediating artifacts, from which the workers are used to develop the work activity. Thus, learners are encouraged to turn work activities into a future model that, when created, is first tested in a small organization environment called the germ cell, before being able to be extended to the rest of the organization. In this sense, my research addresses how a group of twenty (20) hospital workers have built such a learning movement. In order to conceive the narrative, I carried out a research with written and audiovisual documents as well as interviewed eight workers who illustrated the movement during the CL intervention. Through the accesed documents I described the history of the intervention performed at the hospital since the invitation of the management, the ethnography performed by the interventionist researcher, the twelve sessions of the CL, and the first follow-up session in May 2016. The unveiling of the learning movement took into account the phases of the expansive cycle, which began with the questioning of the activity, then with the analysis of the past and the present, the proposal, the examination and the implementation of a new model. The phases of reflection and consolidation of this new model have not yet been experienced. In the learning movement that was built, the workers realized that the organization of waste management activity of the past and present were and still are insufficient to meet the demands of the hospital and external community. Currently, workers are in the implementation of the new model phase. For the future, they proposed the creation of a pilot waste management group to make it a full-time service, supported by work groups set up according to the waste management needs, and multipliers in order to perform the peer orientation of co-workers in the sectors. The implementation of the model in a test form has been suffering resistance in the organization, and also generating conflicts. Nevertheless, through the conducted interviews, the workers realized that the learning built in the Laboratory was an important initiative to raise awareness about the responsibility of waste management. One concrete result recognized by the workers was the obtaining of an environmental manager with exclusive dedication to attend the activity. Therefore, future research will be necessary to follow the realization of this learning movement, and discuss the theoretical and practical implications of the CL methodology. Among the questions that can be researched, I first mention the transposition of a methodology created in Finland for the brazilian context, including the adaptations that were necessary to implement the Laboratory in the hospital, and I also mention the purpose of the knowledge produced by the LM, considering the contrasts between the needs of financially efficient management and the needs of workers. For this, I suggest expanding the listening space in the interviews, so that all the workers who participated in the CL are heard.
Data da defesa: 07/12/2016
Cdigo: vtls000224972
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Marcio Pascoal Cassandre
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Aplicadas
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 069. Maurcio Donavan Rodrigues Paniza.pdf
Tamanho: 1948 Kb (1994982 bytes)
Criado: 22-03-2017 15:46
Atualizado: 22-03-2017 15:53
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