Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A divulgao cientfica na formao inicial de professores de qumica
Ttulo [EN]: Science dissemination in the initial education of chemistry teachers
Autor(es): Diane Ferreira da Silva Dapieve
Palavras-chave [PT]:

Cincia. Divulgao cientfica. Recurso didtico. Qumica. Formao de professores. Ensino e aprendizagem. Texto de divulgao cientfica. Ensino de Qumica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science dissemination. Didactic resource. Teacher education. Chemistry teaching. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues - [Orientador] - UEM
Mrcia Borin da Cunha - UNIOESTE
Neide Maria Michellan Kioranis - UEM
Resumo:
Resumo: Vrios autores tm discutido a importncia de utilizar a divulgao cientfica para o ensino de Cincias, destacando as contribuies desse recurso didtico no processo de ensino e aprendizagem e como facilitador na construo de conhecimentos cientficos. No entanto, tem-se observado que esse recurso didtico ainda pouco utilizado nas aulas de Cincias e, em especial, no ensino de Qumica. Neste contexto, destacamos a importncia de promover momentos de debate sobre tais recursos didticos, bem como o desenvolvimento destes em situaes de ensino durante a formao inicial. Esta pesquisa investigou como um grupo de licenciandos em Qumica compreende a divulgao cientfica e a sua contribuio como recurso didtico no ensino de Qumica. Assim, participaram desta pesquisa treze (13) estudantes de um curso de licenciatura em Qumica de uma universidade estadual localizada na regio oeste do estado do Paran, que responderam a questionrios, sendo que, desses treze (13), quatro (04) responderam tambm a uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados de acordo com os pressupostos da anlise de contedo de Bardin e confrontados com o referencial terico que embasou a pesquisa. Como resultados, destacamos algumas das categorias que emergiram das respostas dos participantes: compreenso acerca da divulgao cientfica, meios de divulgao cientfica na formao inicial, possibilidades e vantagens da divulgao cientfica na prtica docente e contribuio dos meios da DC para a formao docente. Quanto compreenso sobre a DC, foi possvel constatar que os licenciandos compreendem a DC como divulgao do conhecimento para um pblico em geral, percebendo tambm a sua importncia para expandir os conhecimentos da sociedade sobre pesquisas e avanos cientficos e tecnolgicos. Evidenciamos que os licenciandos vivenciaram, durante o curso, o uso de materiais de DC como recurso didtico em algumas disciplinas, sendo que as disciplinas pedaggicas foram as que mais contemplaram meios de DC em situaes de ensino. Como possibilidades e vantagens na prtica docente, os licenciandos argumentaram que os meios da DC podem favorecer o interesse dos estudantes pelas aulas, a prtica da leitura e o rompimento de uma viso linear de Cincia. Podemos inferir que a DC foi desenvolvida de maneira significativa na formao inicial dos licenciandos, tanto que vrios deles utilizaram meios de DC como recursos didticos em seus estgios supervisionados.

Abstract: Various authors have discussed the importance of using science dissemination (SD) to teach sciences, and have emphasized the contributions of this didactic resource in teaching and learning processes and in the construction of scientific knowledge. However, this resource is not used very often to teach sciences, especially chemistry. Thus, we highlight the importance of promoting debate about the resource, as well as its development in teaching situations during initial education. This study investigated how a group of university chemistry students understood SD and its contribution as a didactic resource to chemistry teaching. Thirteen (13) chemistry students from a public university located in western Paran state (Brazil) participated. All responded to questionnaires and four (4) took part in a semi-structured interview. The data was analyzed in accordance with Bardin content analysis and compared to the theoretical reference on which the research was based. Regarding the results, we highlight some of the categories that emerged from the responses of the participants: understanding of SD, SD methods in initial education, possibilities and advantages of SD in teaching, and contribution of SD methods to teacher education. In respect of understanding about SD, the students understood SD as the dissemination of knowledge to the general public, and realized its importance in the expansion of societal knowledge about research and scientific and technological advances. We show that the students used SD as a didactic resource in some disciplines, with the pedagogical disciplines using SD the most in teaching situations. Used as possibilities and advantages, the students argued that SD can favor interest in lessons, reading, and a break with a linear view of science. We can infer that SD was developed significantly in the initial education of the students, so much so that several of them used SD as a didactic resource in their internships.
Data da defesa: 12/12/2016
Cdigo: vtls000225048
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Diane - Dissetao - A Divulgao Cientfica na Formao Inicial de Professores em Qumica.pdf
Tamanho: 1327 Kb (1359047 bytes)
Criado: 28-03-2017 14:59
Atualizado: 28-03-2017 15:12
Visitas: 302
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.