Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Concepo de professores das sries iniciais : educao ambiental em espaos naturais em interface com o ensino de cincias
Autor(es): Marcos Paulo Alberto Pereira
Palavras-chave [PT]:

Formao de professores. Educao bsica. Cincias. Professor scio-crtico. Ensino bsico. Educao ambiental. Ensino bsico de cincias. Metodologia colaborativa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teacher formation. Basic education. Social critic teacher. Collaborative methodology. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Vera Lcia Bahl Oliveira - UEL
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: As preocupaes referentes formao de professores que atuam nas sries iniciais da Educao Bsica so os elementos que orientam este trabalho. Considerados como profissionais polivalentes que atuam principalmente na alfabetizao de crianas nas reas de portugus e matemtica, tambm so responsveis por outras reas de conhecimento como a Geografia, a Histria e a Cincias Naturais e desenvolvem vrios trabalhos interdisciplinares. Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de investigar as concepes dos Professores das sries iniciais no municpio de Rosana - SP, sobre a Educao Ambiental nos Espaos Naturais numa interface com o ensino de Cincias Naturais, tendo como foco a compreenso e contribuio para a melhoria de prticas nesta rea de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, balizado nos referenciais tericos da pesquisa colaborativa por meio da combinao de estratgias metodolgicas como: entrevista por meio de um questionrio semiestruturado, encontros para reflexo sobre prticas vivenciadas com base em um plano de ao, narrativas de vida e formao docente. Esses procedimentos foram gravados, filmados e transcritos. Os resultados da entrevista foram submetidos anlise de contedo proposta por Bardin. Portanto, verifica-se que a metodologia colaborativa contribuiu significativamente no s para obteno de dados importantes e satisfatrios, mas, tambm para instrumentalizao dos professores participantes ao perceberem que a prtica social a partir do materialismo histrico-dialtico oferece oportunidade de contextualizar o ensino com a base terica. Neste sentido, fazer a anlise da Educao Ambiental nos Espaos Naturais no se trata de cristalizar ou retroceder a antigas prticas, pelo contrrio, buscou-se com base nas concepes dos professores atuantes - os responsveis em resolver os problemas cotidianos de sala de aula e de aprendizagem - entender, intervir e avanar em prticas interdisciplinares, capazes de atender as necessidades de uma Educao Ambiental mais significativa.

Abstract: Concerns about teacher formation who work at initial years of Basic Education are the elements that guide this work. Considered as polyvalents professionals who work mainly in the children literacy in areas of portuguese and mathematics, are also responsible for other areas of knowledge like Geography, History and Natural Sciences and developing various interdisciplinary works. Thus, this research aim to investigate conceptions of teachers from initial years from Rosana - SP, about Environment Education in Natural Areas in interface with natural science education, focusing on understanding and contributions for improvement of practices in this teaching-learning area. For this, a qualitative research conducted, marked in theoretical frameworks of collaborative research through a combination of methodological strategies such as: semi-structured interview, meetings for reflection of proposal practices experienced based on a plan of action, life narratives and teacher training. These procedures were recorded, videotaped and transcribed. The interview results were subjected to content analysis proposed by Bardin. Therefore, it appears that the collaborative approach has contributed significantly not only to obtain important and satisfactory data, but also to instrumentalization of the participating teachers to realize that the social practice from the historical and dialectical materialism provides opportunity to contextualize teaching with theoretical basis. In this sense, the analysis of environmental education in Natural Areas this is not crystallize or back to old practices. On the contrary, sought to based on the concepts of active teachers, those responsible in solving the everyday problems of class and learning room, understand, intervene and advance interdisciplinary practices, able to meet the needs of a more significant environmental education.
Data da defesa: 02/06/2016
Cdigo: vtls000225059
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: CONCEPO DE PROFESSORES DAS SRIES INICIAIS EDUCAO AMBIENTAL EM ESPAOS NATURAIS EM INTERFACE COM O ENSINO DE CINCIAS-2.pdf
Tamanho: 1689 Kb (1729178 bytes)
Criado: 29-03-2017 15:06
Atualizado: 29-03-2017 15:21
Visitas: 753
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.