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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

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Ttulo [PT]: Educao em sexualidades crtica : formao continuada de professoras (es) com fundamentos na pedagogia histrico-crtica
Ttulo [EN]: Education in critical sexuality: continuous teacher training on the basis of historical-critical pedagogy
Autor(es): Mateus Luiz Biancon
Palavras-chave [PT]:

Educao sexual. Formao de professores. Sexualidade. Materialismo histrico. Dialtico. Pedagogia histrico-crtica. Pedagogia crtica. Educao em sexualidades crtica. Formao continuada de professoras(es). Mtodo materialismo histrico-dialtico. Escola pblica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Historical-critical pedagogy. Critical sexualities education. Teacher training. Historical dialectical materialist method. Public school. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Doutor em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Jorge Sobral da Silva Maia - UENP
Jos Roberto da Silva Brtas - UNIFESP
lvaro Lorencini Jnior - UEL
Maria Jlia Corazza - UEM
Resumo:
Resumo: A partir de uma matriz terica que entende a educao como elemento de transformao social, esta pesquisa visa a possibilidade de enfrentar a compreenso normativa, ahistrica, acrtica e homonegativa em um exerccio dialtico por meio da ao formativa em Educao em Sexualidades Crtica. Nesse meio, o objetivo deste estudo, como proposta de um processo formativo, consiste em conhecer os elementos necessrios da prtica social das(os) participantes desta pesquisa, a fim de provocar mudanas nas questes que envolvem a educao, em especfico, as questes de gnero e as sexualidades, nas escolas pblicas. Desta forma, nesta pesquisa, de carter qualitativo descritivo, nos fundamentamos na pedagogia histrico-crtica, cuja base consiste no mtodo materialista histrico-dialtico. Buscamos compreender a realidade concreta da(o) educador(a) preocupada(o) com a temtica sexualidade, o que resultou em uma anlise do trabalho educativo, como prxis investigativa, ressaltando, portanto, a importncia do materialismo histrico-dialtico para o avano cientfico. No desenvolvimento deste estudo, formamos um grupo com 22 docentes do Ensino Fundamental - Sries Finais e do Ensino Mdio, que permitiu a organizao de um conjunto de estratgias que possibilitaram aes educativas e reflexes crticas, culminando em uma formao continuada em Educao em Sexualidades Crtica, fundamentada na Pedagogia Histrico-Crtica, possibilitando aproximao terica da mesma com a temtica sexualidade na educao. Os resultados desse processo educativo revelaram a necessidade de reflexo sobre a realidade das polticas pblicas educacionais, o trabalho e a autonomia da(o) professor(a) por meio da apropriao e possibilidade de interpretar a realidade segundo a concepo poltica socialista e a concepo pedaggica histrico-crtica das formas hegemnicas de conceber o trabalho educativo e a temtica gnero e sexualidade na educao. Assim, a partir deste estudo, conclumos que o processo formativo crtico pode elucidar os conflitos presentes na escola, oferecendo uma ao reflexiva transformadora do pensar e agir, em que as(os) participantes do processo formativo, conscientes do seu papel poltico e emancipatrio no combate s dominaes e alienaes a que esto sujeitos as pessoas, divididas em classes econmica, tnica, de gnero e em suas sexualidades, possam assumir o papel de transformadoras(es) sociais.

Abstract: Based on theoretical matrix that considers education as an element of social transformation, this research seeks the possibility of confronting the normative, non-historical, non-critical and homonegative understanding in a dialectical exercise through formative action in Critical Sexualities Education. In this context, the aim of this study, as a proposal of a formative process was to know the required elements of social practice of the participants of this research in order to promote changes in matters related to education, more specifically, gender issues and sexuality in public schools. Thus, this qualitative descriptive research grounded on the foundations of historical-critical pedagogy, whose basis consists of the historical dialectical materialist method. We seek to understand the concrete reality of the educator who deals with sexuality as his/her educational praxis, which resulted in an analysis of the educational work, as an investigative praxis, emphasizing the importance of historical dialectical materialism for scientific advancement. In the development of this study, we formed a group of 22 teachers from Elementary School - final years - and High School, which allowed the structuring of a set of strategies, which enabled educational actions and critical thinking, culminating in a continued training in Critical Sexualities Education, based on the Historical-Critical Pedagogy. The results of this educational process revealed the need to reflect on the reality of public educational policies, the work and autonomy of the teacher through appropriation and ability to interpret reality according to the socialist political conception; also, the historical-critical pedagogical conception of hegemonic ways of conceiving the educational work and the topic of gender and sexuality in education. Likewise, the qualitative research met the methodological issues required for the interpretation of concrete reality. From the results of the present study, we concluded that the critical formative process can elucidate the present conflicts found in schools, providing a reflexive action that transforms the way of thinking and acting. Through such actions, the participants of the formative process can assume the role of social transformers, being aware of their political and emancipatory role in combating domination and alienations that individuals are liable to, being divided into economical, ethnic, gender and sexuality classes.
Data da defesa: 26/02/2016
Cdigo: vtls000225064
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Tese (doutorado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: MLB 1504 - verso final.pdf
Tamanho: 1541 Kb (1577524 bytes)
Criado: 30-03-2017 09:41
Atualizado: 30-03-2017 09:52
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