Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática
Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática
Título [PT]: Educação em sexualidades crítica : formação continuada de professoras (es) com fundamentos na pedagogia histórico-crítica
Título [EN]: Education in critical sexuality: continuous teacher training on the basis of historical-critical pedagogy
Autor(es): Mateus Luiz Biancon
Palavras-chave [PT]:
Educação sexual. Formação de professores. Sexualidade. Materialismo histórico. Dialético. Pedagogia histórico-crítica. Pedagogia crítica. Educação em sexualidades crítica. Formação continuada de professoras(es). Método materialismo histórico-dialético. Escola pública. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Historical-critical pedagogy. Critical sexualities education. Teacher training. Historical dialectical materialist method. Public school. Brazil. |
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Doutor em Ensino de Ciências e Matemática
Banca:
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira [Orientador] - UEM
Jorge Sobral da Silva Maia - UENP
José Roberto da Silva Brêtas - UNIFESP
Álvaro Lorencini Júnior - UEL
Maria Júlia Corazza - UEM |
Resumo:
Resumo: A partir de uma matriz teórica que entende a educação como elemento de transformação social, esta pesquisa visa a possibilidade de enfrentar a compreensão normativa, ahistórica, acrítica e homonegativa em um exercício dialético por meio da ação formativa em Educação em Sexualidades Crítica. Nesse meio, o objetivo deste estudo, como proposta de um processo formativo, consiste em conhecer os elementos necessários da prática social das(os) participantes desta pesquisa, a fim de provocar mudanças nas questões que envolvem a educação, em específico, as questões de gênero e as sexualidades, nas escolas públicas. Desta forma, nesta pesquisa, de caráter qualitativo descritivo, nos fundamentamos na pedagogia histórico-crítica, cuja base consiste no método materialista histórico-dialético. Buscamos compreender a realidade concreta da(o) educador(a) preocupada(o) com a temática sexualidade, o que resultou em uma análise do trabalho educativo, como práxis investigativa, ressaltando, portanto, a importância do materialismo histórico-dialético para o avanço científico. No desenvolvimento deste estudo, formamos um grupo com 22 docentes do Ensino Fundamental - Séries Finais e do Ensino Médio, que permitiu a organização de um conjunto de estratégias que possibilitaram ações educativas e reflexões críticas, culminando em uma formação continuada em Educação em Sexualidades Crítica, fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, possibilitando aproximação teórica da mesma com a temática sexualidade na educação. Os resultados desse processo educativo revelaram a necessidade de reflexão sobre a realidade das políticas públicas educacionais, o trabalho e a autonomia da(o) professor(a) por meio da apropriação e possibilidade de interpretar a realidade segundo a concepção política socialista e a concepção pedagógica histórico-crítica das formas hegemônicas de conceber o trabalho educativo e a temática gênero e sexualidade na educação. Assim, a partir deste estudo, concluímos que o processo formativo crítico pode elucidar os conflitos presentes na escola, oferecendo uma ação reflexiva transformadora do pensar e agir, em que as(os) participantes do processo formativo, conscientes do seu papel político e emancipatório no combate às dominações e alienações a que estão sujeitos as pessoas, divididas em classes econômica, étnica, de gênero e em suas sexualidades, possam assumir o papel de transformadoras(es) sociais.
Abstract: Based on theoretical matrix that considers education as an element of social transformation, this research seeks the possibility of confronting the normative, non-historical, non-critical and homonegative understanding in a dialectical exercise through formative action in Critical Sexualities Education. In this context, the aim of this study, as a proposal of a formative process was to know the required elements of social practice of the participants of this research in order to promote changes in matters related to education, more specifically, gender issues and sexuality in public schools. Thus, this qualitative descriptive research grounded on the foundations of historical-critical pedagogy, whose basis consists of the historical dialectical materialist method. We seek to understand the concrete reality of the educator who deals with sexuality as his/her educational praxis, which resulted in an analysis of the educational work, as an investigative praxis, emphasizing the importance of historical dialectical materialism for scientific advancement. In the development of this study, we formed a group of 22 teachers from Elementary School - final years - and High School, which allowed the structuring of a set of strategies, which enabled educational actions and critical thinking, culminating in a continued training in Critical Sexualities Education, based on the Historical-Critical Pedagogy. The results of this educational process revealed the need to reflect on the reality of public educational policies, the work and autonomy of the teacher through appropriation and ability to interpret reality according to the socialist political conception; also, the historical-critical pedagogical conception of hegemonic ways of conceiving the educational work and the topic of gender and sexuality in education. Likewise, the qualitative research met the methodological issues required for the interpretation of concrete reality. From the results of the present study, we concluded that the critical formative process can elucidate the present conflicts found in schools, providing a reflexive action that transforms the way of thinking and acting. Through such actions, the participants of the formative process can assume the role of social transformers, being aware of their political and emancipatory role in combating domination and alienations that individuals are liable to, being divided into economical, ethnic, gender and sexuality classes. |
Data da defesa: 26/02/2016
Código: vtls000225064
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Exatas
Nível: Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática |
Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: MLB 1504 - versão final.pdf
Tamanho: 1541 Kb (1577524 bytes)
Criado: 30-03-2017 09:41
Atualizado: 30-03-2017 09:52
Visitas: 1092
Downloads: 40
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|