Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As analogias utilizadas por professores de biologia como elementos da transposio didtica
Ttulo [EN]: The analogies used by Biology teachers as elements of didatic transposition
Autor(es): Hederson Aparecido de Almeida
Palavras-chave [PT]:

Cincias. Ensino. Ensino com analogias. Transposio didtica. Analogia. Biologia. Didtica. Ensino de cincias. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science teaching. Teaching with analogies. Didactic transposition. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e a Matemtica
Banca:
lvaro Lorencini Jnior [Orientador] - UEL
Fernanda Ctia Bozelli - UNESP
Andr Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Esta investigao tem como principal objetivo compreender o processo didtico no qual as analogias servem de ferramentas para converter o saber sbio a saber a ser ensinado. O estudo dessas converses de saberes baseou-se na Teoria da Transposio Didtica de Chevallard. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores de Biologia da rede de ensino pblico do municpio de Maring, Paran, Brasil. A metodologia adotada foi alicerada na pesquisa qualitativa e na observao participante. Os dados para anlise emergiram com base nas observaes diretas das aulas dos docentes, de gravaes em udio e por meio de uma entrevista semiestruturada. Os fragmentos dos discursos dos docentes que continham as analogias foram denominados Episdios de Ensino com Analogias e as analogias foram classificadas segundo seu nvel de organizao. Analisamos, ainda, a eficcia dessas analogias utilizando Glynn e os passos do modelo TWA- teaching with analogies. Os resultados mostraram que o emprego de analogias pelos professores ocorre de modo frequente e que na maioria das vezes o fazem sem planejamento. Os tipos de analogias so muito escassos comprometendo a qualidade das mesmas. No entanto, no h uma relao direta entre o tipo de analogia ou a quantidade de passos contemplados do modelo TWA com a eficcia dessa analogia, mas h um perfil docente com habilidades didticas mais ajustadas para o uso das mesmas. Indcios sugerem que as analogias servem como ferramentas de transposio de saberes ao cumprirem sua funo de ponte entre o conhecimento cotidiano e o cientfico.

Abstract: The main aim of this research is to understand the educational process in which analogies work as tools to convert the knowledge wise to the knowledge to be taught. The study of these conversions knowledge was based on the Didactic Transposition Theory of Chevallard. The research subjects were two biology teachers of public schools in the city of Maringa, Parana, Brazil. The methodology adopted was founded on the qualitative research and participant observation. The data for analysis emerged based on direct observations of the classes of teachers, audio recordings and through a semi-structured interview. Parts of the teachers' discourse containing the analogies were called Teaching Episodes with Analogies and the analogies were classified according to their level of organization. Also, it was analyzed the effectiveness of these analogies using Glynn and TWA- teaching with analogies model steps. The results showed that the use of analogies by teachers occurs so frequently and most of teachers often do so without planning. The types of analogies are very sparce compromising their quality. Nonetheless, there is a direct relationship between the type of analogy or the amount of steps contemplated TWA- teaching with analogies model with the effectiveness of this analogy, but there is a teacher profile with adjusted teaching skills for using them. Evidence suggests that analogies work as knowledge of transposition tools to fulfill their bridging function between the everyday knowledge and scientific knowledge.
Data da defesa: 23/02/2016
Cdigo: vtls000225076
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. lvaro Lorencini Jnior
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica )
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Hederson Aparecido de Almeida - 23-02-2016.pdf
Tamanho: 1170 Kb (1198568 bytes)
Criado: 30-03-2017 14:00
Atualizado: 30-03-2017 14:07
Visitas: 854
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar