Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: As analogias utilizadas por professores de biologia como elementos da transposição didática
Título [EN]: The analogies used by Biology teachers as elements of didatic transposition
Autor(es): Hederson Aparecido de Almeida
Palavras-chave [PT]:

Ciências. Ensino. Ensino com analogias. Transposição didática. Analogia. Biologia. Didática. Ensino de ciências. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Science teaching. Teaching with analogies. Didactic transposition. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática
Banca:
Álvaro Lorencini Júnior [Orientador] - UEL
Fernanda Cátia Bozelli - UNESP
André Luis de Oliveira - UEM
Resumo:
Resumo: Esta investigação tem como principal objetivo compreender o processo didático no qual as analogias servem de ferramentas para converter o saber sábio a saber a ser ensinado. O estudo dessas conversões de saberes baseou-se na Teoria da Transposição Didática de Chevallard. Os sujeitos da pesquisa foram dois professores de Biologia da rede de ensino público do município de Maringá, Paraná, Brasil. A metodologia adotada foi alicerçada na pesquisa qualitativa e na observação participante. Os dados para análise emergiram com base nas observações diretas das aulas dos docentes, de gravações em áudio e por meio de uma entrevista semiestruturada. Os fragmentos dos discursos dos docentes que continham as analogias foram denominados Episódios de Ensino com Analogias e as analogias foram classificadas segundo seu nível de organização. Analisamos, ainda, a eficácia dessas analogias utilizando Glynn e os passos do modelo TWA- teaching with analogies. Os resultados mostraram que o emprego de analogias pelos professores ocorre de modo frequente e que na maioria das vezes o fazem sem planejamento. Os tipos de analogias são muito escassos comprometendo a qualidade das mesmas. No entanto, não há uma relação direta entre o tipo de analogia ou a quantidade de passos contemplados do modelo TWA com a eficácia dessa analogia, mas há um perfil docente com habilidades didáticas mais ajustadas para o uso das mesmas. Indícios sugerem que as analogias servem como ferramentas de transposição de saberes ao cumprirem sua função de ponte entre o conhecimento cotidiano e o científico.

Abstract: The main aim of this research is to understand the educational process in which analogies work as tools to convert the knowledge wise to the knowledge to be taught. The study of these conversions knowledge was based on the Didactic Transposition Theory of Chevallard. The research subjects were two biology teachers of public schools in the city of Maringa, Parana, Brazil. The methodology adopted was founded on the qualitative research and participant observation. The data for analysis emerged based on direct observations of the classes of teachers, audio recordings and through a semi-structured interview. Parts of the teachers' discourse containing the analogies were called Teaching Episodes with Analogies and the analogies were classified according to their level of organization. Also, it was analyzed the effectiveness of these analogies using Glynn and TWA- teaching with analogies model steps. The results showed that the use of analogies by teachers occurs so frequently and most of teachers often do so without planning. The types of analogies are very sparce compromising their quality. Nonetheless, there is a direct relationship between the type of analogy or the amount of steps contemplated TWA- teaching with analogies model with the effectiveness of this analogy, but there is a teacher profile with adjusted teaching skills for using them. Evidence suggests that analogies work as knowledge of transposition tools to fulfill their bridging function between the everyday knowledge and scientific knowledge.
Data da defesa: 23/02/2016
Código: vtls000225076
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2016
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática )
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Hederson Aparecido de Almeida - 23-02-2016.pdf
Tamanho: 1170 Kb (1198568 bytes)
Criado: 30-03-2017 14:00
Atualizado: 30-03-2017 14:07
Visitas: 897
Downloads: 11

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.