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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Contexto motivacional da educao fsica escolar da cidade de Maputo : um olhar luz da teoria bioecolgica
Ttulo [EN]: Motivational Context of Schoolary Physical Education in Maputo City: A Look in the Light of Bioecological Theory
Autor(es): Selso Ananias Sitoe
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Motivao. Escolares. Teoria bioecolgica. Maputo. Moambique. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Physical education. Motivation. Scholars. Bioecological theory. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Marcelo Callegari Zanetti - UNIP
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o contexto motivacional de escolares do ensino secundrio da cidade de Maputo-Moambique para a prtica das aulas de Educao Fsica, sustentado pela Teoria Bioecolgica de Bronfenbrenner (1995). Participaram 789 alunos de ambos os sexos, com idades entre 13 e 18 anos, de trs escolas secundrias da cidade de Maputo e 7 profissionais de Educao Fsica (3 professores e 4 dirigentes). Como instrumentos foram utilizados: ficha de caracterizao, Escala de Satisfao das Necessidades Psicolgicas Bsicas BPNES, Questionrio de Regulao Motivacional do Comportamento na aula de Educao Fsica PLOC e uma entrevista semi-estruturada. Para a anlise dos dados utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney (p≤0,05) e a anlise de contedo do tipo categorial. Os resultados evidenciaram que o contexto sociocultural da Educao Fsica foi marcado por dois perodos histricos, no primeiro (1927 a 1974) ocorreu o estabelecimento das bases para a estruturao da Educao Fsica vigente em Moambique; no segundo (1975 a 2016) foram identificadas quatro fases distintas, nas quais observou-se (1) o desenvolvimento de polticas e programas especficos para a rea de Educao Fsica; (2) o enfraquecimento da estrutura da Educao Fsica e das interaes interculturais dos escolares; (3) a criao da primeira faculdade de Educao Fsica do pas e (4) a valorizao social e escolar da Educao Fsica. Quanto aos atributos pessoais, no geral, evidenciou-se maiores nveis de motivao autodeterminada (Intrnseca e Identificada); os escolares do primeiro ciclo e do sexo masculino apresentaram maior ndice de autodeterminao (p<0,01) e os principais fatores motivacionais foram a identificao com os objetivos da aula e o interesse pela aula. Na interpretao da motivao dos alunos em funo do contexto, verificou-se que o governo de Moambique desenvolveu polticas pblicas, capacitao de professores, implementao de um novo regulamento de avaliao e campeonatos esportivos escolares para fomentar a motivao dos alunos; os professores promoveram palestras sobre a importncia da Educao Fsica e os pais incentivaram os alunos a participar das aulas. Assim, conclui-se que algumas caractersticas (campeonatos esportivos escolares, regulamento de avaliao, palestras dos professores e incentivo dos pais) do contexto sociocultural de Maputo determinaram a motivao dos escolares nas aulas de Educao Fsica.

Abstract: The aim of this study was to analyze the motivational context of secondary school students of the city of Maputo, Mozambique for the practice of Physical Education classes, supported by Bronfenbrenner's Bioecological Theory (1995). Subjects were 789 students from both sexes, aged 13-18, from three secondary schools of Maputo city, along with 07 Physical Education professionals (3 teachers and 4 leaders). The instruments used were: Characterization Profile, Basic Psychological Needs Satisfaction Scale - BPNES, Motivational Regulation of Behaviour Questionnaire in the Physical Education Class - PLOC and a semi-structured interview. Data analysis was performed using the Kolmogorov-Smirnov test, Mann-Whitney's U test (p≤0.05) and content categorical analysis. The results showed that the socio-cultural context of Physical Education was marked by two historical periods, in the first (1927 to 1974) occurred the establishment of the bases for the Physical Education structure valid in Mozambique; in the second (1975 to 2016), four distinct phases were identified, in which (1) the development of specific policies and programs for Physical Education area were observed; (2) The weakening of the Physical Education structure and of the intercultural interactions of the students; (3) The creation of the first Physical Education college in the country and (4) the social and scholarly valorization of Physical Education. As for personal attributes, in general, higher levels of self-determined motivation (Intrinsic and Identified) were evidenced; The first cycle students and the males had a higher rate of self-determination (p<0.01) and the main motivational factors were the identification with the objectives of the class and interest in the class. In the interpretation of the students motivation, according to the context, it was verified that the government of Mozambique developed public policies, capacitation of teachers, implementation of a new regulation of evaluation and sports schoolary championships to foment the motivation of the students; Teachers had promoted lectures on the importance of Physical Education and parents encouraged students to attend classes. Thus, it is concluded that some characteristics (sports schoolary championships, regulation of evaluation, teachers' lectures and parents encouraged) of the socio-cultural context of Maputo determined the motivation of the students in the classes of Physical Education.
Data da defesa: 17/02/2017
Cdigo: vtls000225192
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: CONTEXTO MOTIVACIONAL DA EDUCAO FSICA ESCOLAR..pdf
Tamanho: 2796 Kb (2863473 bytes)
Criado: 07-04-2017 15:39
Atualizado: 07-04-2017 15:49
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