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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Configuraes e relaes estabelecidas no estgio curricular supervisionado na formao inicial de professores de educao fsica
Ttulo [EN]: Configurations and relations established in the supervised internship in the initial formation of Physical Education teachers
Autor(es): Arestides Pereira da Silva Jnior
Palavras-chave [PT]:

Estgio curricular supervisionado. Educao fsica. Formao de professores. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Supervised curricular internship. Physical education. Formation of teachers. Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira [Orientador] - UEM
Dagmar Aparecida Cynthia Frana Hunger - UNESP
Elisandro Chultz Wittizorecki - UFRS
Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Jorge Both - UEL
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar, sob a luz da teoria de Norbert Elias, como as configuraes e as relaes estabelecidas na realizao do Estgio Curricular Supervisionado (ECS) na formao inicial de professores de Educao Fsica (EF) produzem impacto na autonomia da atuao e na prtica pedaggica dos acadmicos em estgio. O contexto da pesquisa envolveu o curso de EF - Licenciatura, da Universidade Estadual de Maring (UEM). A pesquisa foi estruturada e apresentada no "Modelo Escandinavo", compondo-se de cinco artigos. O primeiro, uma reviso sistemtica, teve por objetivo analisar nos peridicos nacionais a produo do conhecimento sobre o ECS na formao de professores de EF, a partir de uma reviso sistemtica. Constatou-se que houve aumento na produo do conhecimento sobre essa temtica nos ltimos anos, sobretudo a partir do ano de 2010. No segundo artigo, os objetivos foram de apresentar e discutir as principais leis que sustentam e subsidiam o ECS na formao de professores de EF no Brasil. Constataram-se avanos importantes em favorecimento da organizao e estruturao do ECS na formao dos futuros professores de EF. O terceiro artigo, caracterizado como um ensaio crtico e exploratrio, teve por objetivo apresentar e discutir as possibilidades do ECS na formao inicial de professores de EF e suas aproximaes com a Teoria das relaes entre estabelecidos-outsiders de Norbert Elias. Constatou-se que a escola vista como uma teia complexa de relaes interdependentes e de poder, destacando que o ECS na formao inicial de professores de EF deve constituir-se como um espao de relaes mais prximas. No quarto artigo, buscou-se analisar as configuraes existentes e as relaes estabelecidas entre os estagirios de EF e os agentes da escola no desenvolvimento do ECS, bem como essa ao a partir dos diferentes nveis de ensino da Educao Bsica. A participao de 90 acadmicos do curso de EF da UEM e 63 professores de EF da Educao Bsica se deu a partir de resposta a um questionrio, a partir do qual constataram-se inter-relaes e interdependncias entre a caracterizao dos participantes, os aspectos avaliados, as relaes estabelecidas e a configurao do ECS nos nveis de ensino. O quinto artigo teve como propsito investigar como se apresentam as configuraes do ECS e como se estabelecem as relaes entre os estagirios de EF (outsiders) e os agentes da escola (estabelecidos), assim como buscou identificar os impactos no desenvolvimento do estgio. Participaram dos grupos focais 61 pessoas vinculadas realizao do ECS, sendo 33 acadmicos do curso de EF da UEM e 23 professores de EF da Educao Bsica. Tambm foram entrevistados cinco professores coordenadores de turma de ECS. Conclui-se que a configurao de ECS apresentada tem fortalecido a fronteira de distanciamento entre estagirios e agentes escolares. Como desfecho geral, com base nas evidncias encontradas nas cinco pesquisas, de forma a confirmar a tese elaborada, constatou-se que as configuraes e as relaes estabelecidas no contexto do ECS na formao inicial de professores de EF, seja na IES ou na escola, exercem influncia na atuao dos acadmicos durante a realizao do estgio.

Abstract: The purpose of this research was to analyze, in the light of Norbert Elias's theory, how the configurations and relationships established in the Supervised Curricular Internship (SCI) in the initial formation of Physical Education (PE) teachers have an impact on the autonomy of Performance and in the pedagogical practice of the academics in training. The context of the research involved the PE course - graduation, from the Universidade Estadual de Maring (UEM). The research was structured and presented in the "Scandinavian Model", composed of five articles. The first, a systematic review, aimed to analyze in the national periodicals the production of the knowledge about the SCI in the formation of PE teachers, from a systematic review. It was verified that there was an increase in the production of knowledge on this subject in the last years, especially from the year 2010. In the second article, the objectives were to present and discuss the main laws that sustain and subsidize SCI in the training of teachers of PE in Brazil. Significant advances were made in favor of the organization and structuring of SCI in the training of future PE teachers. The third article, characterized as a critical and exploratory essay, aimed to present and discuss the possibilities of SCI in the initial formation of PE teachers and their approximations with Norbert Eliass theory of relations between established-outsiders. It was observed that the school is seen as a complex web of interdependent relations and power, emphasizing that the SCI in the initial formation of PE teachers should be constituted as a space of closer relations. In the fourth article, we tried to analyze the existing configurations and the relationships established between the PE trainees and the school agents in the development of the SCI, as well as this action from the different levels of education of Basic Education. The participation of 90 undergraduates from the UEM PE course and 63 PE teachers from Basic Education came from a response to a questionnaire, from which interrelations and interdependencies between the characterization of the participants, the aspects evaluated , The relationships established and the configuration of SCI at the levels of education. The purpose of the fifth article was to investigate how SCI configurations are presented and how the relationships between PE trainees (outsiders) and established school agents are established, as well as to identify the impacts on the development of the traineeship. The focus groups included 61 people linked to the implementation of the SCI, of which 33 were undergraduate students of the UEM course and 23 were teachers of Basic Education. Five SCI class coordinating teachers were also interviewed. It is concluded that the configuration of SCI presented has strengthened the distance border between trainees and school agents. As a general conclusion, based on the evidence found in the five surveys, in order to confirm the elaborated thesis, it was verified that the configurations and the relations established in the context of the SCI in the initial formation of PE teachers, either in the university or in the school, Influence the performance of the students during the internship.
Data da defesa: 02/12/2016
Cdigo: vtls000225220
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese Doutorado - Arestides Pereira da Silva Jnior.pdf
Tamanho: 3786 Kb (3876567 bytes)
Criado: 10-04-2017 17:34
Atualizado: 10-04-2017 17:42
Visitas: 788
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