Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Avaliao da aprendizagem na educao fsica escolar : caracterizao e habitus de professores do Paran
Ttulo [EN]: School physical education evaluation: theoretical indicative, scientific production and professional habitus
Autor(es): Evandra Hein Mendes
Palavras-chave [PT]:

Educao fsica. Aprendizagem. Ensino. Avaliao. Estudo e ensino. Professores. Habitus profissional. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Learning. Evaluation. Physical Education. Professional habitus. Paran (State). Brazil.
rea de concentrao: Prticas Sociais em Educao Fsica
Titulao: Doutor em Educao Fsica
Banca:
Ieda Parra Barbosa Rinaldi [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento
Gelcemar Oliveira Farias
Jorge Both
Amauri Aparecido Bssoli de Oliveira
Resumo:
Resumo: As disposies objetivas e subjetivas do campo educacional, como as teorias de aprendizagem, as metodologias de ensino, as normativas do sistema escolar, as condies dos alunos e o contexto escolar, determinam a configurao do habitus avaliativo. Sendo assim, este estudo analisou as caractersticas da avaliao da aprendizagem e o habitus avaliativo de professores de Educao Fsica escolar da rede de ensino bsico do Paran. Para tanto, a trajetria investigativa envolveu estudos sobre a produo cientfica, os indicativos tericos, as caractersticas do processo desenvolvido na prtica pedaggica, o habitus avaliativo e as transformaes ocorridas. De maneira geral, foi possvel identificar que as transformaes no panorama educativo, as mudanas conceituais e paradigmticas relacionadas avaliao, os debates e discusses desenvolvidos nas reunies pedaggicas, nos cursos e na formao continuada, e as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar relacionadas s condies fsicas e falta de motivao dos estudantes, geraram a necessidade de adaptaes e reestruturaes da prtica pedaggica e do habitus avaliativo dos professores de Educao Fsica escolar. Se, ao incio da carreira docente, a avaliao desenvolvida na Educao Fsica reproduzia o modelo vivenciado ao longo da vida, com foco no desempenho fsico e na performance tcnica, por meio da utilizao de provas prticas, ao longo da atuao profissional foram estabelecidos critrios mais relacionados participao e anlise da evoluo dos alunos, ao mesmo tempo que as estratgias avaliativas se modificaram para a utilizao de observaes dirias, provas tericas e trabalhos. Da mesma forma que as disposies objetivas do campo educacional determinavam o estabelecimento das rotinas avaliativas, tambm geraram a necessidade de modificar o habitus avaliativo para atender s exigncias das tratativas legais, que indicam a realizao de avaliaes mais contnuas, diagnsticas, processuais, com critrios mais flexveis e propsitos formativos. Por outro lado, as disposies subjetivas, que refletem as percepes sobre o contexto escolar, nesse caso, relacionadas necessidade de manter a motivao dos alunos com as aulas e adequar os nveis de exigncia da avaliao s reais condies de aptido fsica dos estudantes, tambm influenciaram para que as transformaes ocorressem. Considerando o panorama revelado mediante esta pesquisa, sugere-se a realizao de estudos longitudinais para acompanhar os efeitos das mudanas no habitus avaliativo dos professores de Educao Fsica escolar na prtica pedaggica.

Abstract: The objective and subjective dispositions of the educational field, such as learning theories, teaching methodologies, school system norms, student conditions and the school context, determine the configuration of the evaluative habitus. Therefore, this study analyzed the characteristics of the evaluation of learning and the evaluation habitus of Physical Education teachers of the Paran basic education network. For that, the research trajectory involved studies on scientific production, the theoretical indicatives, the characteristics of the process developed in the pedagogical practice, the evaluative habitus and the transformations that occurred. In general, it was possible to identify that the transformations in the educational panorama, the conceptual and paradigmatic changes related to the evaluation, the debates and discussions developed in the pedagogical meetings, courses and in the continuous formation, and the difficulties faced in the school routine related to the physical conditions And the lack of motivation of the students, generated the need for adaptations and restructurings of the pedagogical practice and the evaluation habitus of the teachers of Physical Education in the school. If at the beginning of the teaching career the evaluation developed in Physical Education reproduced the lifelong model, focusing on physical performance and technical performance, through the use of practical tests, along the professional activity, more related criteria were established To the participation and analysis of student evolution, at the same time that the evaluation strategies were modified for the use of daily observations, theoretical tests and works. Likewise, that the objective dispositions of the educational field determined the establishment of evaluative routines, they also generated the need to modify the evaluative habitus to meet the requirements of legal negotiations, which indicate more continuous, diagnostic and procedural evaluations with criteria More flexible and formative purposes. On the other hand, the subjective dispositions, reflecting the perceptions about the school context, in this case, related to the need to keep students' motivation with the classes and to adjust the assessment levels to the actual physical fitness conditions of the students also influenced For the transformations to take place. Considering the revealed panorama, it is suggested to carry out longitudinal studies to follow the effects of changes in the evaluative habitus of the teachers of Physical Education in the pedagogical practice.
Data da defesa: 22/08/2016
Cdigo: vtls000225288
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ieda Parra Barbosa Rinaldi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL
Nvel: Tese (doutorado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: TESE EVANDRA HEIN MENDES.pdf
Tamanho: 3007 Kb (3078828 bytes)
Criado: 20-04-2017 15:35
Atualizado: 20-04-2017 15:45
Visitas: 93
Downloads: 7

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.