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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Humanas > Filosofia > Programa de Ps-Graduao em Filosofia

Ttulo [PT]: Objetividade e imparcialidade : uma anlise filosfica
Autor(es): Lgia Maria Coutes
Palavras-chave [PT]:

Filosofia da cincia. Objetividade cientfica. Cincia. Filosofia. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Objectivity. Impartiality. Philosophy of science. Brazil.
Titulao: Mestre em Filosofia
Banca:
Max Rogrio Vicentini [Orientador] - UEM
Amlia de Jesus Oliveira - FAJOPA
Vladimir Chaves dos Santos - UEM
Resumo:
Resumo: A noo de objetividade cientfica se tornou um dos pilares do paradigma moderno de cincia, sendo concebida como uma das principais virtudes do conhecimento cientfico. No entanto, poucos so os trabalhos que se dedicam a apresentar uma definio minuciosa do conceito, tratando-o como algo pacfico na literatura acadmica. A objetividade cientfica discutida de formas variadas e em domnios distintos, de modo que se encontram diversas definies e debates em torno deste conceito, que motivam diversas crticas. Diante desse cenrio, o escopo desta dissertao realizar uma anlise filosfica do conceito de objetividade cientfica em geral, e da noo de imparcialidade em particular, buscando reconstruir o caminho que este conceito percorreu, para tentar compreender como ele adquiriu tanta relevncia no mbito cientfico. Para tanto, inicialmente remonta-se a origem da ideia de objetividade distino entre fato e valor estabelecida no sculo XVII e corroborada pela teoria dos dolos de Bacon, primeiro filsofo a esboar ideias que depois foram reunidas sob o nome objetividade. Feito isso, caracterizamos a concepo tradicional de objetividade, bem como suas teses subjacentes: imparcialidade, neutralidade e autonomia, enfatizando a tese da imparcialidade. Tentamos mostrar que a ideia de objetividade pode ser interpretada de forma radical segundo dois polos. De um lado, defende-se a objetividade cientfica como um dos critrios epistemolgicos que sustentam o paradigma moderno de cincia. De outro, concebe-se a objetividade como um ideal inalcanvel da prtica cientfica que deve ser abandonado. Diante disso, a questo que fica se h apenas posies radicais sobre a objetividade cientfica. Defendemos neste trabalho que possvel seguir um caminho alternativo, em um tom moderado, com base no Senso-Comum Crtico de Susan Haack, e elaboramos uma definio de objetividade alternativa que pode se mostrar frutfera para o debate filosfico.

Abstract: The notion of scientific objectivity, conceived as one of the central virtues of scientific knowledge, consists in a fundamental concept in the modern scientific paradigm. However, there is a scarce literature dedicated to explore the definition of this notion, which has often made it be taken for granted. Scientific objectivity is discussed in different ways across different domains, such that one can find different definitions and discussions relating to this concept, which have sparkled different criticisms. Faced with this, the aim of this dissertation is to provide an analysis of the notion of scientific objectivity, and particularly of the notion of impartiality, aiming to reconstruct the historical development of this concept to understand how it became such an important notion in science. We start by tracing back the notion of scientific objectivity to the distinction between facts and values established in the seventeenth century. We discuss how this distinction was illustrated in Francis Bacons theory of Idols. We show that Bacon was one of the first philosophers to sketch the ideas associated with the notion of objectivity. We then proceed to characterize the traditional notion of objectivity and its related theses: impartiality, neutrality, and autonomy, giving emphasis to the impartiality thesis. Moreover, we try to show that there are two radical interpretations of objectivity stemming from two distinct perspectives. On the one hand, scientific objectivity is seen as one central epistemological notion that supports the modern paradigm of science. On the other hand, objectivity is seen as an ideal notion of scientific practice that cannot be satisfied, thus giving us motivation to abandon it. The question that arises is whether these two radical views are the only plausible ones to understand the notion of scientific objectivity. In this dissertation, we hold that an alternative view is possible, and this view, which can be characterized as moderate, is illustrated by Susan Haacks Critical Common-Sensism. We thus conclude by providing an alternative definition of objectivity which can be fruitful in philosophy.
Data da defesa: 10/03/2017
Cdigo: vtls000225616
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Max Rogrio Vicentini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes . Programa de Ps-Graduao em Filosofia
Nvel: Dissertao (mestrado em Filosofia)/
UEM: Departamento de Filosofia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertacao_ligia_completo.pdf
Tamanho: 1058 Kb (1083009 bytes)
Criado: 18-05-2017 18:37
Atualizado: 18-05-2017 19:07
Visitas: 253
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