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Título [PT]: Liberdade e determinismo na arte trágica em Schelling
Autor(es): Thaís Bravin Carmello
Palavras-chave [PT]:

Filosofia alemã. Arte. Filosofia. Liberdade (Filosofia). Necessidade (Filosofia). Razão. Vontade. Fatalidade. Necessidade. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fate. Necessity. Reason. Will. Brazil.
Titulação: Mestre em Filosofia
Banca:
Patrícia Coradim Sita [Presidente] - UEM
Giorgia Cecchinato - UFMG
Márcio Pires - IFSP
Resumo:
Resumo: O filósofo alemão Friedrich Schelling, seguindo a tendência de seus contemporâneos do idealismo alemão, a partir da premissa que o conhecimento do objeto pertence ao sujeito, monta um sistema filosófico onde ambos, em tese, devam igualar-se para que se tenha uma unidade absoluta. Esta unidade, um diferencial de Schelling em relação a Kant, é sua solução para o que diz serem lacunas deixadas pelo autor da Crítica da Razão Pura e também serve como base para o problema das três obras que estudamos para este trabalho: as Cartas sobre o dogmatismo e o criticismo, o Sistema do Idealismo Transcendental e a Filosofia da Arte. Nessas três obras, enquanto demonstra a equalização do subjetivo com o objetivo, o filósofo inclui a estética como ciência necessária para que seja possível o conhecimento do sujeito que, segundo ele, só existe diante da liberdade, sendo essa em sua mais pura forma somente praticável na obra de arte.

Abstract: The German philosopher Friedrich Schelling follows other German Idealists’ tendency at his time and, from the premise the knowledge of the object belongs to the subjective, makes a philosophical system where in theory both subjective and objective shall equalize each other in order to create an absolute unity. This unity raises as a differential from Kant, also the solution for his lacunes, as well as the basis to the problem of the three works to be treated in this paper: Letters about dogmatism and criticism, System of Transcendental Idealism and Philosophy of Art. These works besides of demonstrating the equalization of subjectivism and objectivism, also includes the aesthetics as the fundamental science for the subject’s knowledge, which for Schelling only exists before freedom – this, in its pure form, only practicable in the work of art.
Data da defesa: 24/02/2017
Código: vtls000225618
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Wagner Dalla Costa Félix
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes . Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Nível: Dissertação (mestrado em Filosofia)
UEM: Departamento de Filosofia

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertação final.pdf
Tamanho: 711 Kb (728161 bytes)
Criado: 18-05-2017 20:02
Atualizado: 18-05-2017 20:09
Visitas: 877
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