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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Anlise do nvel de resilincia, auto-eficcia e motivao entre bailarinos alunos e profissionais
Ttulo [EN]: Analysis of resilience level, self-efficacy and motivation among dancers beginners and professionals
Autor(es): Tatyanne Roiek Lazier-Leo
Palavras-chave [PT]:

Resilincia (Psicologia). Dana. Bailarinos. Auto-eficcia. Motivao. Psicologia do esporte. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Self-efficacy. Motivation. Dancers. Dance. Psychology. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Jos Luiz Lopes Vieira [Orientador] - UEM
Leonardo Pestilho de Oliveira - UNICESUMAR
Jorge Both - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho apresenta variveis psicolgicas de bailarinos alunos e profissionais. Trata-se de um estudo transversal, correlacional e de carter descritivo. Tm como objetivo geral analisar as variveis psicolgicas, resilincia, auto-eficcia e motivao em bailarinos profissionais e alunos considerando os diferentes grupos. Tambm foram elencados objetivos especficos, sendo eles; Identificar os nveis de resilincia, auto-eficcia e motivao de bailarinos profissionais e alunos; Identificar bailarinos com caractersticas psicolgicas semelhantes, considerando os diferentes grupos; Correlacionar os nveis de resilincia, auto-eficcia, motivao entre bailarinos com caractersticas psicolgicas semelhantes. Fizeram parte deste estudo 112 alunos da Escola de Dana do Teatro Guara, 15 bailarinos profissionais do Bal Teatro Guara e 08 bailarinos profissionais do G2 Cia de Dana, totalizando 135 bailarinos. A avaliao das variveis psicolgicas foi realizada por meio de quatro questionrios, Escala de Resilincia de Wagnild e Young (1993), Escala de Auto-Eficcia Geral Percebida de Schwarzer e Jerusalem (1995), Escala de Auto-Eficcia para Bailarinos de Silva, Luz, Afonso e Arajo (2015), Escala de Motivao para o Esporte II validade por Nascimento Junir et al. (2014). Para a anlise de dados utilizou-se: anlise de frequencia, Kuskall Wallis, Anlise de Clusters hierrquica com o mtodo Ward's method, ANOVA e Mann-Whitney, correlao de Spearmann, e de Pearson, qualidade das correlaes foram mensuradas segundo os critrios de Landis e Koch (1977). Os resultados indicam que Profissionais e Alunos apresentam menor Autoconfiana, capacidade de adaptao a situaes, nvel elevado de auto-eficcia fsica e psicolgica. O grupo de bailarinos alunos que apresentam caractersticas semelhantes, foram divididos em 3 Clusters, "Predominante", "Intermedirio" e "Minoritrio", enquanto que os bailarinos profissionais em dois grupos "Versado" e "Experiente". Os resultados evidenciaram que bailarinos profissionais e alunos apresentam altos valores de resilincia que evidenciam fatores como quanto a amizade, realizao pessoal, satisfao e significado de vida, auto-eficcia fsica e psicolgica. Alm disso,os alunos do grupo "Predominante", apresentaram valores superiores aos demais, tanto nas dimenso j apresentadas como em resilincia. Quanto independncia e determinao, auto-eficcia geral percebida e motivao intrnseca e extrnseca. O grupo "Minoritrio" foi aquele que mais se assemelhou aos demais grupos. E o grupo "Intermedirio" foi o que obteve menores valores na maioria das dimenses avaliadas. Os profissionais se destacaram com altos valores de resilincia quanto a fatores que como independncia e determinao. O grupo "Versado" apresentou baixa auto-eficcia fsica, enquanto que o grupo "Experiente" alcanou altos valores nessa dimenso. A idade dos grupos de bailarinos profissionais merece destaque, pois o grupo "Versado" apresentou uma mediana bem superior ao grupo "Experiente". Foram encontradas um grande nmero de correlaes significativas, tanto positivas como negativas, porm nesse trabalho destacamos aquelas que apresentam correlaes moderadas e fortes. No grupo de alunos resilincia alcanou o maior nmero de correlaes significativas; e no grupo de profissionais foi a motivao. Constatou-se que Alunos e Profissionais da dana apresentam valores altos entre algumas das dimenses das variveis psicolgicas de resilincia, auto-eficcia e motivao. Os resultados tambm permitem afirmar que a dana tem um papel importante na construo de um perfil psicolgico positivo.

Abstract: This work presents psychological variables of students and professional dancers. It is a cross-sectional, correlational and descriptive study. They have as general objective to analyze the psychological variables, resilience, self-efficacy and motivation in professional dancers and students considering the different groups. Specific objectives were also listed, being they; To identify the levels of resilience, self-efficacy and motivation of professional dancers and students; Identify dancers with similar psychological characteristics, considering the different groups; To correlate the levels of resilience, self-efficacy, motivation among dancers with similar psychological characteristics. This study included 112 students from the Dance School of the Guara Theater, 15 professional ballet dancers from the Teatro Guara Ballet and 08 professional dancers from the G2 Cia de Dana, totaling 135 dancers. The evaluation of the psychological variables was performed through four questionnaires, Wagnild and Young's Resilience Scale (1993), Schwarzer and Jerusalem Perceived General Self-Efficacy Scale (1995), Self-Efficacy Scale for Silva Dancers, Luz , Afonso and Arajo (2015), Motivation Scale for Sport II validity by Nascimento Junir et al. (2014). For the data analysis we used: frequency analysis, Kuskall Wallis, Hierarchical Cluster Analysis with Ward's method, ANOVA and Mann-Whitney, Spearmann's correlation, and Pearson's correlation quality were measured according to the criteria of Landis And Koch (1977). The results indicate that Professionals and Students have less Selfconfidence, ability to adapt to situations, high level of physical and psychological selfefficacy. The group of dancers who have similar characteristics are divided into 3 Clusters, "Predominant", "Intermediate" and "Minority", while the group of professional dancers are divided into two groups "Versado" and "Experiente". The results showed that professional dancers and students present high resilience values that show factors such as friendship, personal fulfillment, satisfaction and meaning of life, physical and psychological self-efficacy. In addition, students in the "Predominant" group presented higher values than others, both in the already presented and in resilience dimensions such as independence and determination, perceived general self-efficacy and intrinsic and extrinsic motivation. The "Minority" group was the one that most resembled the other groups. And the group "Intermediate" was the one that obtained smaller values in the majority of the evaluated dimensions. The professionals stood out with high values of resilience as to factors that independence and determination. The "Versado" group presented low physical self-efficacy, while the "Experienced" group reached high values in this dimension. The age of the groups of professional dancers deserves to be highlighted, due to the fact that the "Versado" group had a median well above the "Experienced" group. We found a large number of significant correlations, both positive and negative, in the study we highlight those with moderate and strong correlations. In the group of students resilience reached the highest number of significant correlations, while in the group of professionals was the motivation. It was concluded that students and professionals of the dance present high values among some of the dimensions of the psychological variables of resilience, self-efficacy and motivation. The results also allow us to affirm that dance plays an important role in the construction of a positive psychological profile.
Data da defesa: 16/12/2016
Cdigo: vtls000225650
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Jos Luiz Lopes Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Bailarinos Alunos e Profissionais-PDF.pdf
Tamanho: 1967 Kb (2013835 bytes)
Criado: 22-05-2017 13:49
Atualizado: 23-04-2018 16:31
Visitas: 127
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