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Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

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Ttulo [PT]: Impacto das necessidades psicolgicas bsicas mediadas pelo relacionamento treinador-atleta na experincia esportiva de jovens atletas brasileiros
Ttulo [EN]: The impact of basic psychological needs mediated of coach-atlete relationship in sport experience of youth brazilian athletes
Autor(es): Gislaine Contessoto Pizzo
Palavras-chave [PT]:

Necessidades psicolgicas bsicas. Aspecos psicolgicos no esporte. Motivao. Esporte. Experincia esportiva positiva. Relacionamento treinador-atleta. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Basic needs psychology. Coach-athlete relationship. Sport experience. Brazil.
rea de concentrao: Desempenho Humano e Atividade Fsica
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Lenamar Fiorese Vieira [Orientador] - UEM
Joice Mara Facco Stefanello
Jorge Both
Resumo:
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o impacto das necessidades psicolgicas bsicas mediada pelo relacionamento treinador-atleta na experincia esportiva de jovens atletas brasileiros. Participaram do estudo 355 atletas de ambos os sexos, com mdia de idade de 16,070,82 anos participantes da etapa final Jogos Escolares da Juventude Brasileiro de 2015. Como instrumentos foram utilizados os questionrios de Experincia de Jovens no Esporte (YES-S), Relacionamento Treinador-Atleta (CARTQ) e a Escala de Satisfao das Necessidades Psicolgicas Bsicas (BNSSS). As anlises dos dados foram realizadas no pacote estatstico SPSS verso 20.0, por meio dos testes Kolmogorov Smirnov, U de Mann-Whitney e correlao de Spearman, adotando-se p<0,05. As anlises que envolveram a Anlise Fatorial Confirmatria (AFC) e a Modelagem de Equaes Estruturais (MEE) foram realizadas no software AMOS verso 20.0. Os resultados evidenciaram que os jovens atletas brasileiros apresentaram maiores mdias para a proximidade (RTA), autonomia (NPB) e iniciativa (EE). Quando comparado em funo do tipo de modalidade, atletas de modalidades coletivas apresentaram maior percepo de complementaridade (p=0,032) (RTA), e maiores experincias para habilidades pessoais e sociais (p= 0,017) (EE), enquanto que atletas de modalidades individuais, apresentaram maior satisfao das NPB de competncia (p=0,002). Em funo do sexo, evidenciou-se que atletas do sexo feminino obtiveram nveis maiores para a proximidade (p= 0,001) (RTA), e habilidades cognitivas (p=0,044) (EE), enquanto que atletas do sexo masculino se mostram mais satisfeitos nas NPB de competncia (p=0,002). Quanto correlao entre o RTA, NPB e EE, destaca-se relaes positivas entre comprometimento e relacionamento (r=0,28); relacionamento e habilidades cognitivas (r=0,26); comprometimento com habilidades cognitivas e iniciativa (r=0,25) e proximidade com iniciativa e estabelecimento de metas (r=0,25). Ao analisar o modelo, os resultados evidenciaram relaes significativas entre a satisfao das NPB e o relacionamento treinador atleta (r=25) e o RTA mediou significamente a relao entre a satisfao das NPB e as experincias esportivas (r=0,19). Ainda foi possvel destacar que efeito direto da NPB sobre a EE foi de β= 0,27, e quando inserido o RTA como mediador, esse efeito aumentou em β=0,12 resultando em um efeito total de β=0,39. Conclui-se que no contexto esportivo brasileiro, atletas jovens satisfeitos com suas necessidades psicolgicas bsicas possuem maiores chances de estabelecerem boas relaes com seus treinadores. Ademais, as relaes sociais entre atletas motivados e treinadores possuem impacto significativo nas experincias esportivas dos atletas, contribuindo para um maior engajamento esportivo.

Abstract: The objective of the study was to analyzed the impact of basic psychological needs mediated by the coach-athlete relationship in the sports experience of young Brazilian athletes. Participated 355 athletes, male and female, with a mean age of 16,07 0,82 years, from the final phase of the Brazilian Youth School Games of 2015. As instruments were used the Youth Experience in Sport Scale (YES-S), Coach-Athlete Relationship Questionnaire (CART-Q) and the Basic Needs Satisfaction in Sport Scale (BNSSS). The data analyzes were performed in the statistical package SPSS version 20.0, using the Kolmogorov Smirnov, Mann-Whitney test and Spearman correlation, adopting p<0,05. Analyzes involving Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Structural Equation Modeling (SEM) were performed in AMOS software version 20.0. The results showed that the Brazilian young athletes showed higher averages for closeness (CAR), autonomy (BPN) and initiative (SE). When compared according to the type of the sport, athletes of group sports presented higher perception of complementarity (p=0,032) (CAR), and greater experiences for personal and social skills (p=0,017) (SE), whereas athletes of individual sports, presented higher satisfaction of the competence (BPN) (p=0,002). Based on gender, female athletes obtained higher levels of closeness (p=0,001) (CAR), and cognitive abilities (p=0,044) (SE), while male athletes were more satisfied in the competency (BPN) (p=0,002). Regarding the correlation between CAR, BPN and SE, it highlight positive relationships between commitment and relationship (r=0,28); relationship and cognitive abilities (r=0,26); commitment to cognitive skills and initiative (r=0,25) and closeness to initiative and goal setting (r=0,25). When analyzing the model, the results evidenced significant relations between BPN satisfaction and coach-athlete relationship (r=0,25) and CAR significantly mediated the relation between BPN satisfaction and sports experiences (r=0,19). It was still possible to emphasized that the direct effect of BPN on SE was β=0,27, and when CAR was inserted as mediator, this effect increased in β=0,12 resulting in a total effect of β=0,39. It is concluded that in the Brazilian sport context, young athletes satisfied with their basic psychological needs are more likely to establish good relationships with their coaches. In addition, the social relations between motivated athletes and coaches have a significant impact on athletes sports experiences, contributing to a greater sports engagement.
Data da defesa: 09/12/2016
Cdigo: vtls000225658
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Lenamar Fiorese Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica UEM/UEL, Universidade Estadual de Londrina . Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)
UEM: Departamento de Educao Fsica
UEL: Departamento de Educao Fsica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao VERSO FINAL_Gislaine.pdf
Tamanho: 1353 Kb (1385261 bytes)
Criado: 22-05-2017 19:52
Atualizado: 22-05-2017 19:58
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