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Ttulo [PT]: O campo do fomento inovao no Paran : os significados que conformam as relaes entre o pblico e o privado
Autor(es): Rodrigo Robinson
Palavras-chave [PT]:

Inovao. Fomento. Teoria dos campos. Significados. Corporativismo. Macroeconomia. Capitalismo. Patrimonialismo. Socialmente imerso (Embeddedness). Fomento inovao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fostering innovation. Theory of fields. Meanings. Corporativism. Brazil.
rea de concentrao: Organizao e Empreendedorismo
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Maurcio Reinert do Nascimento [Orientador] - UEM
Willian Antonio Borges - UEM
Edwin Vladimir Cardoza Galdamez - UEM
Resumo:
Resumo: A presente dissertao busca analisar o campo do fomento inovao no Paran, no apenas de uma perspectiva econmica, instrumental, mas, a partir de seu imbricamento social. Procura compreender, partir da Federao das Indstrias do Estado do Paran-FIEP, como os aspectos histricos, culturais e as relaes sociais produzem significados que orientam as relaes entre os atores no campo, em especial as relaes entre o pblico e o privado. Os processos de inovao pressupem a colaborao entre diversos atores: empresas privadas, o Estado, as universidades, agncias de fomento. Cada um com seus interesses, o que faz do fomento inovao um campo complexo. Os manuais de inovao abordam a cooperao para a inovao do ponto de vista instrumental, muitas vezes sem considerar os aspectos institucionais que favorecem ou dificultam essas relaes colaborativas. A perspectiva econmica, do ator racional autointeressado, limitada em explicar porque esses atores se envolveriam em processos de inovao cooperando na busca de resultados incertos. Por meio da Teoria dos Campos olha-se para o fomento inovao como um campo de disputas, onde os atores competem por uma posio que lhes traga vantagens. Nesse sentido evidencia-se pela pesquisa emprica que o Estado brasileiro ocupa uma posio de dominante (incumbent). O Estado brasileiro tem oferecido significados que orientam as aes de empresrios e centros de pesquisa ao redor dos processos de inovao. A construo de um frame terico que compreende as relaes entre o Estado e o mercado de uma perspectiva social e historicamente localizada, permite essa leitura. Dessa maneira a compreenso de que vivemos no Brasil um capitalismo dependente com caractersticas patrimonialistas aponta para a presena 'forte' do Estado na economia. As relaes histricas de dependncia entre a indstria e o governo no Brasil deixaram marcas profundas. Empreendedores corporativistas esperam do Estado at mesmo a motivao para inovar. O que contrasta com a premissa do empresrio empreendedor como indutor de inovaes que impulsionam a economia. Os principais significados que circundam o campo so: a dependncia do Estado, a desconfiana nas relaes, o protecionismo corporativista do sindicalismo patronal, o descrdito no sistema educacional. Esses significados esto estruturados em dois discursos principais que podem ser lidos a partir da FIEP. O discurso da Inovao como uma estratgia de desenvolvimento e o discurso da Inovao servio do corporativismo. Por fim, acredita-se que os processos inovativos so uma oportunidade para a mudana social. Para que isso acontea, esse trabalho aponta para a necessidade de assimilar esse contexto, afim de que atores habilidosos socialmente sejam capazes de ressignificar as relaes e promover as mudanas que precisamos como nao.

Abstract: This master thesis seeks to analyze the field of innovation promotion in Paran, not only from an economic, instrumental perspective, but from its social embeddedness. It tries to understand, from the Federation of Industries of the State of Paran-FIEP, how the historical, cultural and social aspects produce meanings that guide relations among the actors in the field, especially the relations between the public and the private. Innovation processes presuppose collaboration among several actors: private companies, the State, universities, development agencies. Each one with its own interests, which makes the innovation promotion a complex field. Innovation manuals approach the cooperation to reach innovation from the instrumental point of view, often without considering the institutional aspects that promote or obstruct these collaborative relationships. The economic perspective of the rational self-interested actor is limited on explaining why those actors would be involved in innovation processes by cooperating in the search of uncertain results. By using the Theory of Fields the promotion of innovation is taken as a field of disputes, in which the actors compete for a position that brings them advantages. In this direction, it is shown by empirical research that the Brazilian State takes up a dominant position (incumbent). The Brazilian State has provided meanings that guide the actions of businessmen and research centers around innovation processes. The construction of a theoretical framework that understands the relations between the State and the market, from a social and historically localized approach, enables this reading. That way, the understanding that what we live in Brazil is dependent capitalism with patrimonial characteristics points to the "strong" presence of the state in the economy. The historical relations of dependence between industry and Brazilian government have left deep marks. Corporative entrepreneurs expect of the state even the motivation for innovation. This stands in contrast with the entrepreneur businessmen assumption as an inductor of innovations that drive forward the economy. The main meanings surrounding the field are: state dependence, mistrust in relations, corporatist protectionism of employers' trade unionism, disbelief on the educational system. These meanings are structured in two main speeches that can be read from FIEP. The discourse of Innovation as a development strategy and the discourse of Innovation at the service of corporativism. Finally, it is believed that innovative processes are an opportunity for social change. To make that happen, this study suggests the need to assimilate this context, for the purpose of socially skilled actors are able to re-signify relationships and support the changes we need as a nation.
Data da defesa: 17/03/2017
Cdigo: vtls000225701
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurcio Reinert do Nascimento
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM:

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 074. Rodrigo Robinson.pdf
Tamanho: 1996 Kb (2044378 bytes)
Criado: 23-05-2017 19:45
Atualizado: 23-05-2017 19:57
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