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Título [PT]: O campo do fomento à inovação no Paraná : os significados que conformam as relações entre o público e o privado
Autor(es): Rodrigo Robinson
Palavras-chave [PT]:

Inovação. Fomento. Teoria dos campos. Significados. Corporativismo. Macroeconomia. Capitalismo. Patrimonialismo. Socialmente imerso (Embeddedness). Fomento à inovação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fostering innovation. Theory of fields. Meanings. Corporativism. Brazil.
Área de concentração: Organização e Empreendedorismo
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Maurício Reinert do Nascimento [Orientador] - UEM
Willian Antonio Borges - UEM
Edwin Vladimir Cardoza Galdamez - UEM
Resumo:
Resumo: A presente dissertação busca analisar o campo do fomento à inovação no Paraná, não apenas de uma perspectiva econômica, instrumental, mas, a partir de seu imbricamento social. Procura compreender, à partir da Federação das Indústrias do Estado do Paraná-FIEP, como os aspectos históricos, culturais e as relações sociais produzem significados que orientam as relações entre os atores no campo, em especial as relações entre o público e o privado. Os processos de inovação pressupõem a colaboração entre diversos atores: empresas privadas, o Estado, as universidades, agências de fomento. Cada um com seus interesses, o que faz do fomento à inovação um campo complexo. Os manuais de inovação abordam a cooperação para a inovação do ponto de vista instrumental, muitas vezes sem considerar os aspectos institucionais que favorecem ou dificultam essas relações colaborativas. A perspectiva econômica, do ator racional autointeressado, é limitada em explicar porque esses atores se envolveriam em processos de inovação cooperando na busca de resultados incertos. Por meio da Teoria dos Campos olha-se para o fomento à inovação como um campo de disputas, onde os atores competem por uma posição que lhes traga vantagens. Nesse sentido evidencia-se pela pesquisa empírica que o Estado brasileiro ocupa uma posição de dominante (incumbent). O Estado brasileiro tem oferecido significados que orientam as ações de empresários e centros de pesquisa ao redor dos processos de inovação. A construção de um frame teórico que compreende as relações entre o Estado e o mercado de uma perspectiva social e historicamente localizada, permite essa leitura. Dessa maneira a compreensão de que vivemos no Brasil um capitalismo dependente com características patrimonialistas aponta para a presença 'forte' do Estado na economia. As relações históricas de dependência entre a indústria e o governo no Brasil deixaram marcas profundas. Empreendedores corporativistas esperam do Estado até mesmo a motivação para inovar. O que contrasta com a premissa do empresário empreendedor como indutor de inovações que impulsionam a economia. Os principais significados que circundam o campo são: a dependência do Estado, a desconfiança nas relações, o protecionismo corporativista do sindicalismo patronal, o descrédito no sistema educacional. Esses significados estão estruturados em dois discursos principais que podem ser lidos a partir da FIEP. O discurso da Inovação como uma estratégia de desenvolvimento e o discurso da Inovação à serviço do corporativismo. Por fim, acredita-se que os processos inovativos são uma oportunidade para a mudança social. Para que isso aconteça, esse trabalho aponta para a necessidade de assimilar esse contexto, afim de que atores habilidosos socialmente sejam capazes de ressignificar as relações e promover as mudanças que precisamos como nação.

Abstract: This master thesis seeks to analyze the field of innovation promotion in Paraná, not only from an economic, instrumental perspective, but from its social embeddedness. It tries to understand, from the Federation of Industries of the State of Paraná-FIEP, how the historical, cultural and social aspects produce meanings that guide relations among the actors in the field, especially the relations between the public and the private. Innovation processes presuppose collaboration among several actors: private companies, the State, universities, development agencies. Each one with its own interests, which makes the innovation promotion a complex field. Innovation manuals approach the cooperation to reach innovation from the instrumental point of view, often without considering the institutional aspects that promote or obstruct these collaborative relationships. The economic perspective of the rational self-interested actor is limited on explaining why those actors would be involved in innovation processes by cooperating in the search of uncertain results. By using the Theory of Fields the promotion of innovation is taken as a field of disputes, in which the actors compete for a position that brings them advantages. In this direction, it is shown by empirical research that the Brazilian State takes up a dominant position (incumbent). The Brazilian State has provided meanings that guide the actions of businessmen and research centers around innovation processes. The construction of a theoretical framework that understands the relations between the State and the market, from a social and historically localized approach, enables this reading. That way, the understanding that what we live in Brazil is dependent capitalism with patrimonial characteristics points to the "strong" presence of the state in the economy. The historical relations of dependence between industry and Brazilian government have left deep marks. Corporative entrepreneurs expect of the state even the motivation for innovation. This stands in contrast with the entrepreneur businessmen assumption as an inductor of innovations that drive forward the economy. The main meanings surrounding the field are: state dependence, mistrust in relations, corporatist protectionism of employers' trade unionism, disbelief on the educational system. These meanings are structured in two main speeches that can be read from FIEP. The discourse of Innovation as a development strategy and the discourse of Innovation at the service of corporativism. Finally, it is believed that innovative processes are an opportunity for social change. To make that happen, this study suggests the need to assimilate this context, for the purpose of socially skilled actors are able to re-signify relationships and support the changes we need as a nation.
Data da defesa: 17/03/2017
Código: vtls000225701
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2017
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Maurício Reinert do Nascimento
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Programa de Pós-Graduação em Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)
UEM:

Responsavel: edson
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 074. Rodrigo Robinson.pdf
Tamanho: 1996 Kb (2044378 bytes)
Criado: 23-05-2017 19:45
Atualizado: 23-05-2017 19:57
Visitas: 748
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