Resumo: O consumo de produtos e serviços, além de suprir necessidades físicas e biológicas, desempenha funções simbólicas aos consumidores, sendo esse conhecimento uma importante ferramenta dos profissionais de marketing na elaboração de suas estratégias. Esta dissertação teve como objetivo compreender e comparar o consumo e os significados da corrida de rua como modalidade esportiva amadora praticada individualmente e em grupo. A sustentação teórica baseou-se na literatura de comportamento do consumidor que trata dos significados de consumo. Para o desenvolvimento deste estudo foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa, motivada principalmente pela necessidade de uma investigação em profundidade, com finalidade descritiva e corte temporal transversal. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de observação não-participante e de entrevistas, realizadas com 22 corredores de rua amadores residentes na cidade de Maringá-PR. A análise dos dados foi feita por análise de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti. Com relação aos principais significados que os participantes atribuem à corrida de rua, são eles: Superação; Bem-estar; Socialização; Desafio; Liberdade; Paixão; Vício e Prazer. Além disso, foi possível constatar uma maior identificação dos corredores individuais com os significados atrelados a Liberdade, Bem-estar e Desafio, e dos corredores em grupo uma maior valorização da Superação e da Socialização. Tomando como base os resultados obtidos, conclui-se que são cinco as categorias que envolvem os produtos e serviços consumidos pelos corredores: alimentos e suplementos; vestuário; acessórios; itens de cuidados pessoais e serviços. O estudo traz como contribuição teórica os significados de consumo atribuídos à corrida de rua e os explora a influência que as categorias de significados culturais exercem no comportamento de consumo de corredores amadores com relação à corrida. Como contribuição gerencial sugere-se maior investimento em comunicação dos produtos e serviços direcionados aos corredores, visto que são pouco conhecidos e consumidos pelos praticantes, explorando os significados levantados. As principais limitações do estudo consistiram em aprofundar entrevistas com alguns dos entrevistados do gênero masculino e de encontrar entrevistados pertencentes á faixa etária acima de 55 anos. Para futuras pesquisas, sugere-se a investigação de diferentes agentes atuantes no mercado da corrida de rua, como criadores e desenvolvedores de produtos, distribuidores e varejistas.
Abstract: The consumption of products and services, besides providing physical and biological needs, also concern symbolic functions for the consumers, both representing important tools to marketing professionals formulate their strategies. This dissertation aimed to understand and compare the consumption and the meanings of running as an amateur sport modality practiced individually and in group. The theoretical background was based on consumer behavior research that embraces the meanings of consumption. In order to develop this study, a qualitative and descriptive study with a sectional cut was carried out, guided by the necessity to make an in depth investigation. Data collection was performed through nonparticipant observation and interviews with 22 amateur runners current living in Maringá-PR. Data analysis was performed through content analysis involving the Atlas.ti software. With respect to the main meanings attributed to running, they are: Overcoming; Well-being; Socialization; Challenge; Freedom; Passion; Addiction and Pleasure. Furthermore, it was possible to notice a higher identification of individual runners to the meanings related to Freedom, Well-being and Challenge, and for group runners a higher valorization of Overcoming and Socialization. The results showed five categories of products and services consumed by amateur runners: food and supplements; clothing; accessories; personal care and services. This study contributes theoretically to the meanings attributed to running and explores the influence of the categories of cultural meanings in the consumer behavior of individual and group runners. As managerial contributions, it is suggested higher investments in communicating the products and services to runners, whereas they are little known and consumed, exploring the meanings raised by this study. The main limitations of the study were deepening a few interviews with male participants, and the lack of interviewees above 55 years old. For future research, it is suggested the investigation of different agents that operate in the runners market, such as creators and developers of products, distributors and retailers. |