Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: O consumo da corrida de rua e seus significados
Autor(es): Las Ruiz Fuchs Titton
Palavras-chave [PT]:

Marketing. Administrao mercadolgica. Consumidor. Comportamento. Consumo simblico. Significados de consumo. Corrida de rua. Consumo Individual. Consumo em grupo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Meanings of consumption. Running. Individual consumption. Group consumption. Brazil.
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Olga Maria Coutinho Ppece [Orientador] - UEM
Ana Paula Celso de Miranda - UFPE
Francisco Giovanni David Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: O consumo de produtos e servios, alm de suprir necessidades fsicas e biolgicas, desempenha funes simblicas aos consumidores, sendo esse conhecimento uma importante ferramenta dos profissionais de marketing na elaborao de suas estratgias. Esta dissertao teve como objetivo compreender e comparar o consumo e os significados da corrida de rua como modalidade esportiva amadora praticada individualmente e em grupo. A sustentao terica baseou-se na literatura de comportamento do consumidor que trata dos significados de consumo. Para o desenvolvimento deste estudo foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa, motivada principalmente pela necessidade de uma investigao em profundidade, com finalidade descritiva e corte temporal transversal. Para a coleta de dados foram utilizadas as tcnicas de observao no-participante e de entrevistas, realizadas com 22 corredores de rua amadores residentes na cidade de Maring-PR. A anlise dos dados foi feita por anlise de contedo, com o auxlio do software Atlas.ti. Com relao aos principais significados que os participantes atribuem corrida de rua, so eles: Superao; Bem-estar; Socializao; Desafio; Liberdade; Paixo; Vcio e Prazer. Alm disso, foi possvel constatar uma maior identificao dos corredores individuais com os significados atrelados a Liberdade, Bem-estar e Desafio, e dos corredores em grupo uma maior valorizao da Superao e da Socializao. Tomando como base os resultados obtidos, conclui-se que so cinco as categorias que envolvem os produtos e servios consumidos pelos corredores: alimentos e suplementos; vesturio; acessrios; itens de cuidados pessoais e servios. O estudo traz como contribuio terica os significados de consumo atribudos corrida de rua e os explora a influncia que as categorias de significados culturais exercem no comportamento de consumo de corredores amadores com relao corrida. Como contribuio gerencial sugere-se maior investimento em comunicao dos produtos e servios direcionados aos corredores, visto que so pouco conhecidos e consumidos pelos praticantes, explorando os significados levantados. As principais limitaes do estudo consistiram em aprofundar entrevistas com alguns dos entrevistados do gnero masculino e de encontrar entrevistados pertencentes faixa etria acima de 55 anos. Para futuras pesquisas, sugere-se a investigao de diferentes agentes atuantes no mercado da corrida de rua, como criadores e desenvolvedores de produtos, distribuidores e varejistas.

Abstract: The consumption of products and services, besides providing physical and biological needs, also concern symbolic functions for the consumers, both representing important tools to marketing professionals formulate their strategies. This dissertation aimed to understand and compare the consumption and the meanings of running as an amateur sport modality practiced individually and in group. The theoretical background was based on consumer behavior research that embraces the meanings of consumption. In order to develop this study, a qualitative and descriptive study with a sectional cut was carried out, guided by the necessity to make an in depth investigation. Data collection was performed through nonparticipant observation and interviews with 22 amateur runners current living in Maring-PR. Data analysis was performed through content analysis involving the Atlas.ti software. With respect to the main meanings attributed to running, they are: Overcoming; Well-being; Socialization; Challenge; Freedom; Passion; Addiction and Pleasure. Furthermore, it was possible to notice a higher identification of individual runners to the meanings related to Freedom, Well-being and Challenge, and for group runners a higher valorization of Overcoming and Socialization. The results showed five categories of products and services consumed by amateur runners: food and supplements; clothing; accessories; personal care and services. This study contributes theoretically to the meanings attributed to running and explores the influence of the categories of cultural meanings in the consumer behavior of individual and group runners. As managerial contributions, it is suggested higher investments in communicating the products and services to runners, whereas they are little known and consumed, exploring the meanings raised by this study. The main limitations of the study were deepening a few interviews with male participants, and the lack of interviewees above 55 years old. For future research, it is suggested the investigation of different agents that operate in the runners market, such as creators and developers of products, distributors and retailers.
Data da defesa: 30/03/2017
Cdigo: vtls000225705
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2017
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Olga Maria Coutinho Ppece
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Sociais Aplicadas . Programa de Ps-Graduao em Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Departamento de Administrao

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 078. Las Ruiz Fuchs Titton.pdf
Tamanho: 675 Kb (691543 bytes)
Criado: 23-05-2017 20:36
Atualizado: 23-05-2017 20:45
Visitas: 274
Downloads: 3

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.