Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Cincia na cozinha : o conhecimento cotidiano no processo de significao do conhecimento cientfico
Autor(es): Mariana Peres Maranho
Palavras-chave [PT]:

Conhecimento cientfico. Cincia. Estudo ensino. Projetos. Contextualizao. Ensino de cincias. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Contextualization. Projects. Science education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e a Matemtica
Titulao: Mestre em Ensino de Cincias e Matemtica
Banca:
Neide Maria Michellan Kiouranis [Orientador] - UEM
Leonir Lorenzetti - UFPR
Marcelo Pimentel da Silveira - UEM
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo reconhecer as relaes entre conhecimentos cientficos e conhecimentos cotidianos que tornam o Projeto Cincia na Cozinha, uma proposta significativa no contexto escolar em que est inserido e ainda compreender o processo de significao dos conhecimentos cientficos a partir da valorizao dos conhecimentos cotidianos. Para tanto foi necessria uma imerso no campo pesquisado para identificar por meio de quais instrumentos conseguiramos captar as informaes a fim de atingir estes objetivos. Durante as observaes de campo e reflexes sobre o percurso metodolgico, pautamo-nos nos Trs Momentos Pedaggicos, composto pela problematizao inicial, Organizao do Conhecimento e a Aplicao do Conhecimento. Os instrumentos de coleta de dados foram elaborados a partir destes momentos de ensino, acrescentado de um questionrio inicial e das gravaes de udio das discusses. Os dados foram analisados com base na anlise qualitativa dos dados. Como resultados desta pesquisa, podemos inferir sobre as contribuies no processo de ensino-aprendizagem proporcionadas pela estratgia dos Trs Momentos Pedaggicos ao orientar o trabalho em sala por meio da problematizao dos conhecimentos, que permitiu aos alunos se pronunciarem sobre suas vivncias em relao aos conhecimentos que envolviam o tema discutido, assim como a construo de conceitos cientficos, ao aproximar os conhecimentos prvios dos novos conhecimentos ofertados na etapa de Organizao do Conhecimento. Por fim, a contextualizao dos conhecimentos foi fundamental para a significao dos conceitos cientficos, uma vez que os assuntos trabalhados durante a sequncia didtica tinham relao direta com o contexto em que foram aplicados, podendo indicar que tais conhecimentos ultrapassam os limites escolares e passam a fazer parte do dia a dia dos estudantes.

Abstract: This research aimed to recognize the relationship between scientific knowledge and everyday knowledge that make the science project in the Kitchen, a significant proposal in the school context in which it appears and still understand the significance of the process of scientific knowledge from the appreciation of everyday knowledge. Therefore we took a dip in the field of research to identify through which we could instruments to capture the information in order to achieve these goals. During field observations and reflections on the methodological approach and, for the constitution of pautamo on the data in the Three Pedagogic Moments, composed of the initial questioning, organization of knowledge and application of knowledge. The data collection instruments were made from such teaching moments, added to an initial questionnaire and the discussions audio recordings. The data were analyzed based on qualitative analysis. As a result of this research, we can infer about the contributions in the teaching-learning process provided by the strategy of the Three Pedagogic Moments to guide the work in the classroom through the questioning of knowledge, which allowed the students to comment on their experiences related to knowledge They involved the topic discussed, as well as the construction of scientific concepts, when approaching the previous knowledge of the new knowledge offered in the knowledge Organization step. Finally the contextualization of knowledge was key to the significance of the scientific concepts since the subjects worked during the teaching sequence had direct relation to the context in which it was applied, which may indicate that such knowledge beyond the school boundaries and become part day to day students.
Data da defesa: 19/04/2016
Cdigo: vtls000225825
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Neide Maria Michellan Kiouranis
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e a Matemtica)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e a Matemtica

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Mariana Peres Maranho.pdf
Tamanho: 2090 Kb (2140199 bytes)
Criado: 29-05-2017 17:23
Atualizado: 29-05-2017 17:35
Visitas: 685
Downloads: 12

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.