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Ttulo [PT]: Anlise da morbimortalidade de jovens vtimas de acidentes de trnsito
Ttulo [EN]: Morbimortality analysis among young victims of traffic accident
Autor(es): Willian Augusto de Melo
Palavras-chave [PT]:

Acidente de trnsito. Mortabilidade. Morbidade. Jovem. Anlise de regresso. Epidemiologia. Causas externas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Traffic accident. Mortality. Morbidity. Young. Regression analysis. Epidemiology. External causes. Brazil.
rea de concentrao: Sade Humana
Titulao: Doutor em Cincias da Sade
Banca:
Maria Dalva de Barros Carvalho [Orientador] - UNESPAR
Carlos Alexandre Molena Fernandes - UEM
Nelson Luis Batista de Oliveira - UEM
Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera - UEM
Sandra Marisa Pelloso - UEM
Resumo:
Resumo: Essa tese foi constituda por dois artigos. O primeiro artigo teve objetivo de analisar a tendncia da mortalidade de jovens vtimas de acidentes de trnsito no Estado do Paran. Realizou-se um estudo analtico, ecolgico e de srie temporal sobre os bitos ocorridos por acidente de transporte terrestre entre jovens (15 a 24 anos) no perodo de 1996 a 2013. Os dados foram provenientes do Sistema de Informao sobre Mortalidade (SIM), disponibilizados pelo Departamento de Informtica do Sistema nico de Sade (DATASUS). Calcularam-se os coeficientes de mortalidade e realizada anlise de tendncia por meio de modelos de regresso polinomial. Dos 11.167 bitos ocorridos por acidentes de transporte 82,0% eram homens. Houve tendncia crescente e significativa para os coeficientes de mortalidade por acidentes para ambos os sexos ocorridos com motociclistas, ocupantes de automveis e caminhonete. O coeficiente mdio de mortalidade de acidentes envolvendo motociclistas foi de 10,0 bitos por 100 mil residentes, com aumento de 1,94 ao ano para homens e de 0,31 para mulheres (r=0,94). Ocupantes de automveis mostraram tendncia crescente com aumento anual de 0,57 para homens e 0,27 para mulheres (r2=0,90). Pedestres apresentaram tendncia decrescente de mortalidade com decrscimo mdio anual de 0,32 para homens e 0,09 para mulheres. O segundo artigo teve como objetivo analisar a morbidade por meio dos fatores associados ocorrncia de acidentes de trnsito no fatais em relao idade. Tratou-se de um estudo do tipo retrospectivo, transversal e analtico realizado no municpio de Maring-PR, com dados provenientes dos Boletins de Ocorrncia de Acidente de Trnsito (BOAT) da Polcia Militar do Estado do Paran. Por amostragem probabilstica, foram analisados os aspectos sociodemogrficos, logsticos, ambientais e condies do momento da ocorrncia de 418 casos de acidentes. A idade das vtimas motoristas foi considerada a varivel dependente. Os dados foram analisados pelas estatsticas descritiva, bivariada, multivariada e anlise de varincia, considerando intervalo de confiana de 95% e nvel de significncia de 5% (p <0,05). Evidenciou que os jovens (15-29 anos) apresentaram o dobro de chances para serem hospitalizados por acidentes de trnsito devido a leses graves. Jovens motociclistas tiveram 2,5 mais chances de sofrerem acidentes (p=<0,001), porm o uso de outros veculos como carro, bicicleta, nibus e caminho representaram fator de proteo para este grupo (p=<0,05). A regresso logstica mltipla revelou que os principais preditores para a ocorrncia de acidentes foram ser solteiro, ter acima de oito anos de escolaridade, ter licena de motorista h menos de trs anos, rodovia com baixa luminosidade e dirigir noite. Com relao mortalidade por acidentes de trnsito, houve tendncia significativamente crescente para os acidentes fatais de ambos os sexos principalmente entre o grupo dos motociclistas seguido dos ocupantes de automveis, sendo mais grave no primeiro grupo. Apesar de haver decrscimo na tendncia de mortalidade entre os pedestres possvel justificar este fenmeno pela transferncia da causa de morte para os demais grupos, pois esto deixando de ser pedestres e se tornando usurios de veculos automotores. Quanto morbidade os fatores demogrficos, ambientais e logsticos estiveram associados morbidade por acidente de trnsito, sendo os jovens, o grupo mais vulnervel. Estes resultados desafiam a sociedade e seus gestores para criarem estratgias mais efetivas capazes de minimizar este grave problema de sade pblica.

Abstract: This thesis consisted of two articles. The first article was aimed to analyze the trend of mortality of young victims of traffic accidents in the State of Paran. We conducted an analytical study, ecological and temporal series on deaths by terrestrial transport accidents among young people (15-24 years) in the 1996-2013 periods. The data from the Mortality Information System (SIM), provided by the Department of Health System Information (DATASUS). Were calculated mortality rates and trend analysis conducted using polynomial regression models. Of the 11,167 deaths from traffic accidents 82.0% were males. There was significant and growing trend for accidents mortality rates for both sexes occurred with riders, car occupants and truck. The average mortality rate of accidents involving motorcyclists was 10.0 deaths per 100,000 residents, an increase of 1.94 per year for men and 0.31 for women (r=0,94). Car occupants obtained increasing trend with an annual increase of 0.57 for men and 0.27 for women (r2 = 0.90). Pedestrians showed downward trend in mortality with an average annual decrease of 0.32 for men and 0.09 for women. The second article was to analyze morbidity by factors associated with the occurrence of non-fatal traffic accidents in relation to age. This was a study of a retrospective, cross-sectional analytical type carried out in Maring-PR, with data from the Traffic Accident Occurrence Reports (BOAT) of Paran State Military Police. By probabilistic sampling, the sociodemographic aspects, logistics, and environmental conditions at the time of occurrence of 418 cases of accidents were analyzed. The age of drivers victims was considered the dependent variable. Data were analyzed by descriptive, bivariate, multivariate statistics and analysis of variance, considering a confidence interval of 95% and a significance level of 5% (p <0.05).It showed that young people (15-29 years) were twice as likely to be hospitalized for traffic accidents due to serious injuries. Young bikers have 2.5 more chances of getting injured (p = <0.001), but the use of other vehicles such as car, bicycle, bus and truck represented a protective factor for this group (p = <0.05). Multiple logistic regression revealed that the main predictors for the occurrence of accidents were being single, have over eight years of schooling, have driver's license for less than three years, highway with low light and night driving. With regard to mortality from traffic accidents, there was significant increasing trend for fatalities of both sexes especially among the group of motorcyclists followed by car occupants, being more serious in the first group. Although there decrease in the trend of mortality among pedestrians it is possible to explain this phenomenon by the transfer of the cause of death for the other groups, as they are no longer being pedestrians and becoming users of motor vehicles. As for morbidity demographic, environmental and logistical factors were associated with morbidity due to traffic accidents, and young people, the most vulnerable group. These results challenge the society and their managers to create more effective strategies to minimize this serious public health problem.
Data da defesa: 27/09/2016
Cdigo: vtls000225832
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2016
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Dalva de Barros Carvalho
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias da Sade
Nvel: Tese (doutorado em Cincias da Sade)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Cincias da Sade

Responsavel: edson
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Tese_Willian Augusto de Melo.pdf
Tamanho: 356 Kb (364147 bytes)
Criado: 29-05-2017 19:47
Atualizado: 29-05-2017 19:51
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